Estágio Supervicionado de Pedagogia do Ensino FundamentalI

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Identificação da Instituição de estado 6 2. As atividades que serão desenvolvidas 7 3. OBSERVAÇÃO NA ENTRADA 9 3. Observação e interação em sala de aula 9 3. Observação e interação na aula de artes 10 3. LEGISLAÇÃO 21 1. INTRODUÇÃO O estágio supervisionado o é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.

É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONANDO- ENSINO FUNDAMENTAL l 2. Identificação da Instituição de estado A fase da observação e o estágio foram realizados no colégio do ensino Fundamental, no colégio “E. E. profªmªde Lourdes Bordini”, que é localizado no endereço, Rua: Tito de Carvalho nº: S/N, Bairro: Vila San Martins, CEP: 13069-082 Cidade: Campinas-S/P; Telefone (19)32826030, que será realizado no período da manhã das 07h00min ás 11h15min, com 15 minutos de intervalo, tonalizando uma jornada de estágio de dezesseis (16h) horas semanais. Também é priorizada a interdisciplinaridade entre as disciplinas e proporcionado à reflexão e descoberta através de ações individuais ou conjuntas. Todavia, o planejamento é acessível e adequado às características da turma, mas é necessário um projeto integrado ao planejamento sobre boas maneiras e respeito (no sentido de ter uma educação para com o próximo).

No entanto, a correspondência entre a teoria e a prática é trabalhada durante as aulas. Cotidianamente são enfocados aspectos do conteúdo relacionados a vivencia dos alunos, ou seja, levando o aluno a refletir e praticar ações conjuntas sobre o assunto estudado. Porém, nem sempre as atividades desenvolvidas operacionalizam o que foi planejado, pois como foi citada anteriormente, a indisciplina é um fator contra a boa produtividade da aula, mas nada impede que em outro momento seja trabalhado o planejado, pois como dizem os teóricos do planejamento, o mesmo não deve ser “engessado” e sim flexível. Observação e interação em sala de aula A sala de aula para o ensino fundamentall é bastante adaptável para eles, as crianças na faixa etária de cinco á sete anos no ensino fundamentall.

A sala de aula tem o abecedário em cima da lousa, perto da porta tem o abecedário com animais de cada para identificar a inicial de cada letra, tem uma lista de nomes ao lado do alfabeto de cada nome de cada aluno,nome inteiro quando forem escrever no caderno a cabeça rio os que não sabem, olham na lista de nome e procuram o seu nome nela, na lateral tem os números todo o número tem uma flor com a quantidade do numero para identificar a quantidade dos números, tem um armário com chave para guardar os materiais didáticos dos alunos, para não precisarem levar para casa todos os dias. O planejamento de ensino é flexível e busca a sistematização de conteúdos e a organização de práticas educativas e sociais.

Diariamente são planejadas as aulas, seguindo uma ordem cronológica de conteúdos. Também é priorizada a interdisciplinaridade entre as disciplinas e proporcionado à reflexão e descoberta através de ações individuais ou conjuntas. E. Maria de Lourdes Bordini Nome da Professora: Lucimara de Albuquerque Luz Série/ano: 1ºA 1ºQuais são as suas atribuições? R: Alfabetizar os meus alunos na faixa etária de cinco até sete anos, fazer com que eles aluguem na hipótese alfabedick 2ºComo se Organiza o trabalho didático na escola (formas de Planejamento, definição de procedimentos metodologia e dos conteúdos que serão trabalhados, organizados de projetos. R: Trabalha através de rotina semanal, separando por áreas, 12 de língua portuguesa, oito matemáticas, uma história, uma geografia, duas artes, dois educação física, projeto ler e escrever: brinquedos e brincadeiras.

ºEm que espaços e com qual freqüência são realizadas as formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros? R: A. T. PLANO DE AULA • Disciplina: português • Série: 1º ano • Turma: A • Período: manhã 5. Temas: par lenda. Conteúdo: fonética: rima e produção textual. Objetivo geral: que os alunos aprendam a utilizar rimas para a construção de par lenda em pequenos grupos. Objetivo específico: que os alunos aprendam tipos de par lenda e suas contextualizações. Questionamentos são feitos: Esses textos se parecem com o primeiro? Que temas são tratados? De qual deles vocês mais gostaram? Por quê? Explica a par lenda enquanto gênero textual e explica a definição e de que formas a par lenda são utilizadas.

São rimas infantis, em versos de cinco ou seis sílabas, para divertir, ajudar a memorizar, ou escolher quem fará tal ou qual brinquedo. Dicionário Aurélio)  5. Segunda aula: A professora - estagiária propõe para a turma a construção de uma par lenda em grupos de seis integrantes cada. Explica que cada aluno deve criar frases que tenham terminações parecidas para desta forma criar estrofes que rimem. A prática da regência nos permite algumas mudanças de postura, à medida que comparamos com a teoria. Conforme o que foi visto na aula de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Português, o professor deve organizar todos os momentos da aula, tudo tem que estar esquematizado em sua mente, ser organizado na lousa e falar sobre a importância da aula.

Não podemos perder de vista que a sala de aula pode ser imprevisível, e por isso difícil de ser reproduzido, o ambiente é sempre dinâmico, quase impossível de ser contado em livros ou em relatos de situações vividas. “Na moderna fenomenologia no que se referem à valorização da subjetividade, os sentimentos são envolvidos com a sua compreensão, pois o importante não é que tenhamos o conceito, mas que o tenhamos vivido”. É importante estar atento ao que acontece a nossa volta, se os alunos não brigam enquanto viramos as costas, ou se saem da classe. Dessa forma, juntamente com a professora regente dar um suporte aos pequenos que precisam de apoio e assim sanar as dificuldades dos mesmos. O trabalho com os contos tornou eficiente pelo fato dos alunos gostarem do gênero e ser textos de fácil entendimento e com isso melhorar o desenvolvimento das crianças e conseqüentemente alcançar os nossos objetivos.

Vale resultar que o trabalho com texto bem ilustrados foi de essencial importância, para que os pequenos pudessem ser atraídos pela mensagem a ser transmitida, também perceberem que eram capazes de produzir bons textos, seja através das produções orais com destino escrito ou textos indevidos Executarem a proposta de trabalho para a regência foi algo desafiador, pois exigiu do estagiário ampla compreensão acerca do planejar as aulas visando atender às necessidades da turma para que a aprendizagem pudesse ser significativa. Para que isso ocorresse foi preciso replanejar algumas aulas, inserir atividades da rotina do professor regente. Esta etapa foi a mais difícil de todo o estágio, foi complicado conciliar tudo, participar dos planejamentos, fazer a plana diária, seqüência didática, elaborar as atividades diferenciadas, tudo se torna um tanto quanto complexo.

Por tratar-se de uma profissão permeada por particularidade e condições determinantes, ser professor é muito mais do que se aprende nos bancos das universidades e, o estágio promove a interação do novo profissional com o meio escolar com suas contradições, é nesse espaço que as teorias serão validadas. A escola é lugar da cultura elaborada, lugar das práticas intencionais propostas pelos professores. Espaço e tempo que garanta a formação, a ampliação dos conteúdos e as possibilidades de ser e estar no mundo. A questão da interdisciplinaridade tem sido amplamente defendida como uma forma de dar sentido aos conteúdos, aproximando-os do conhecimento proporcionado por diversas disciplinas assim como a vivência do aluno. Podemos afirmar que aprendemos e ensinamos ao mesmo tempo, e a nós particularmente, foi uma experiência extremamente válida, pois compreendemos que o processo de ensino e aprendizagem exige envolvimento, discussões, reflexões, saber ouvir, respeitar as vivências e contribuições do aluno e sua família.

Folclore brasileiro infantil. São Paulo: Girassol, 2004. ABRAMOWICZ, A. WAJSKOP, G. Educação Infantil Creches - Atividades para Crianças de Zero a seis anos. Estágio e Docência. Ed. São Paulo: Cortez, 2004. Freire, Paulo, 1921-1997 Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos / Paulo Freire. – São Paulo: editora UNESP, 2000. No Ensino Fundamental de nove anos, o objetivo é assegurar a todas as crianças um tempo maiores de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade.   As legislações pertinentes ao tema são: Lei Nº 11274/2006, PL 144/2005, Lei 11. Parecer CNE/CEB Nº 6/2005, Resolução CNE/CEB Nº 3/2005, Parecer CNE/CEB Nº 18/2005. O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, através da RESOLUÇÃO Nº 3, DE 3 DE AGOSTO DE 2005, define normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos.

No seu artigo 2º explicita: Art.   O Currículo, documento sobre concepção curricular, será fruto de atenção especial e composto de textos sobre: Currículo e Desenvolvimento Humano, Identidades e Trajetórias dos Educadores e Currículo, Currículo Conhecimento e Cultura, Currículo e Organização dos tempos e Espaços Escolares, Currículo e os Processo de Aprendizagem, Currículo e Avaliação.   A lei estabelece que Estados, municípios e o Distrito Federal terão prazo até 2010 para se adequar à mudança. Atualmente, mais de mil municípios em 12 Estados já adotam o ensino fundamental de nove anos, atendendo um total de 8,1 milhões de alunos segundo dados preliminares do Censo Escolar 2005. Durante esse período os sistemas de ensino terão prazo para adaptar-se ao novo modelo de pré-escolas, que agora passarão a atender crianças de 4 e 5 anos de idade.

O Ministério de Educação recomenda que jogos, danças, contos e brincadeiras espontâneas sejam usados como instrumentos pedagógicos, respeitando o desenvolvimento cognitivo da criança.

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