A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA ALCANÇAR OBJETIVOS E METAS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Ao analisar o grau de insatisfação em relação á motivação dos colaboradores, foi desenvolvido o método de reconhecimento, para que as pessoas trabalhem com dedicação, esforço e energia, assim se sentido satisfeito e alcançando metas e objetivos propostos. Infelizmente não obtivemos ótimos resultados, porem 21% das funcionarias sentiu se motivadas com método aplicado. Palavras Chaves: Estrutura organizacional, método aplicado e sucesso. INTRODUÇÃO “Motivação é ter um motivo para fazer determinada tarefa, agir com algum propósito ou razão. Ser feliz ou estar feliz no período de execução da tarefa, auxiliado por fatores externos, mas principalmente pelos internos. Existe um consenso generalizado entre os autores quanto à dinâmica desses fatores psicológicos ou do processo, em qualquer atividade humana. Eles levam a uma escolha, instigam, fazem iniciar um comportamento direcionado a um objetivo.

” (Bzuneck, 2004, p. “Motivação é um termo como aprendizagem no sentido de que tem sido usado de numerosas maneiras, com vários graus de precisão. Não nos preocuparemos com seu sentido exato, principalmente porque não tem sido usado de maneira precisa neste contexto. Assim também os funcionários contribuem para a evolução da estrutura organizacional da empresa. A teoria de Skinner baseia-se em um conjunto de noções específicas ou pressupostos, cujo conhecimento se torna essencial para a compreensão do que leva o ser humano a determinado comportamento. A primeira destas noções é a de que comportamento humano é aprendido através de condicionamento respondente ou através de fortalecimento operante. Skinner da ênfase as respostas que são aprendidas através do fortalecimento operante. O condicionamento operante ocorre através do mecanismo da Lei do Efeito, que são as conseqüências agradáveis ou não, de certo comportamento que irão determinar se ele ocorrerá ou não no futuro.

Na pratica para utilizar a teoria e preciso examinar as pessoas de sua equipe, ou os seus colegas para determinar quais das três necessidades motivadoras dominam em cada uma das pessoas. Pode fazê-lo analisando a personalidade, os comportamentos e ações demonstrados no passado. Depois de ter compreendido quais as necessidades motivadoras dominantes em cada membro de sua equipe. torna-se mais fácil estruturar qual o estilo de liderança mais apropriado, bem como a quem devem ser atribuídos certos projetos atividades. Desta forma consegue assegurar-se que as pessoas se sentem motivadas, envolvidas e felizes com o trabalho que estão a realizar. Isso acaba contribuindo a ambiente de trabalho desagradável, gerando a perca de interesse e podendo afetar o desempenho da equipe de trabalho. Essa distinção permite criar estratégias motivacionais para assim alcançar a satisfação dos colaboradores.

Segundo Frederick Herzberg, criador da teoria de dois fatores: “Os fatores envolvidos na produção da satisfação (e motivação) no trabalho são separados e distintos dos fatores que levam a insatisfação no trabalho. Já que é necessário considerar fatores separados, dependo do fato de estarmos examinando a satisfação no trabalho, segue-se que esses dois sentimentos não são antagônicos. O oposto de satisfação no trabalho não e a insatisfação no trabalho, mas sim ausência da satisfação; e da mesma forma o oposto de insatisfação no trabalho não e satisfação no trabalho, mas sim ausência de satisfação. Mas não obtivemos grandes resultados durantes estes meses, pois as funcionárias preferem dinheiro a um reconhecimento e uma folga.

GRÁFICO FINAL: Conclusão Através desse trabalho, concluímos que a motivação dos colaboradores é determinante para que a empresa alcance seus objetivos e metas. Após aplicarmos o método de reconhecimento na empresa Bioresult, analisamos que 21% das funcionárias demonstraram estar motivadas, e sendo assim gerando para as funcionárias satisfação, e para a empresa um ambiente de trabalho mais agradável. O nosso trabalho foi realizado com sucesso, pois o objetivo proposto foi cumprido, não houve remuneração em dinheiro, e conseguimos motivar as funcionárias, através do reconhecimento. Acreditamos também que o elogio está ligado ao reconhecimento e trás conseqüências positivas, como o engajamento da equipe e conseqüentemente, eleva os índices de qualidade e produtividade. scielo. br/scielo.

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