Relatório de Estágio Supervisionado 2020 - Educação Infantil

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

No entanto, o estágio buscou cumprir os objetivos de observar o campo e atuação profissional da Escolinha Luz do Saber; reconhecer as semelhanças e diferenças entre as turmas da Educação Infantil observada (Grupo 3, Grupo 4 e Grupo 5); analisar criticamente o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Dessa maneira, o estágio possibilitou uma preparação para o futuro trabalho docente, bem como conhecer a realidade escolar e compreender como acontece fora das teorias estudas na Graduação. O presente Estágio corresponde a carga horária total de 150 horas, divido em atividades que devem ser realizadas e relatada ao decorrer desse relatório. No entanto, o estágio foi realizado no período do dia 17 de fevereiro à 31 de março, contando com as atividades de elaboração de relato de observação, regência e do relatório todo.

Contudo, o estágio possibilitou ampliar meu conhecimento no campo da Educação Infantil e trouxe a reflexão nas práticas pedagógicas como educadora. Essas relações educativas e pedagógicas vão além da dimensão cognitiva, enfatizando as dimensões expressivas, lúdicas, criativa, afetiva, nutricional, médica e sexual. Assim que o planejamento pedagógico deve estar situado, em destaques das dimensões e relações da criança com o meio. Dessa maneira, a autora destaca que o professor não deve ensinar e sim limitar-se a acompanhar, favorecer, estimular o desenvolvimento infantil. Seguindo a perspectiva de Vigotski, apresenta a abordagem do processo de desenvolvimento, apresentando o papel da cultura e da relação social no desenvolvimento psíquicos da criança. Para o pensador o desenvolvimento constitui entre duas linhas genética: biológico e cultural.

Na Educação Infantil é necessário ensinar a criança e garantir a brincadeira, caracterizando as atividades onde o professor revele a criança a sua realidade e como ela pode conhecer o mundo. Tendo em vista os objetos e o fenômeno da cultura na qual são apropriados pela criança. Entende-se que o professor não deve ser aquele que apenas estimula e acompanha as crianças, e sim, aquela que transmite os resultados do desenvolvimento histórico da criança, promovendo o desenvolvimento psíquico. Compreende-se que o desenvolvimento é um processo espontâneo e natural, e o ensino como fonte de desenvolvimento que comprove sua essência nas condições de vida e da educação. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) A escola analisada nesse documento é Escolinha Luz do Saber, localizada na Rua São Paulo, n°18, bairro São Cristóvão em Salvador, estado da Bahia, tem em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) o respaldo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96.

Metodologicamente o seguimento e o desenvolvimento da ação interdisciplinar e coletiva voltada para a descoberta de questões fundamentais que sejam prioridades, desenvolvimento da interação proporcionando o retorno do que se trabalha na instituição escolar. O PPP rege, como ação coletiva, consciente e organizada com vistas à configuração da singularidade e da particularidade da instituição educativa, desse modo o referido PPP supera a visão burocrática de documento programático, e os diferentes segmentos da instituição educativa são desafiados a problematizar e compreender as questões postas pela prática pedagógica. Notei o cuidado na descrição do PPP, por parte da escola, em manter a comunidade envolvida com a escola na participação e discussão de ideias, de modo que exista a interação sociedade e escola, pois o trabalho sendo unificado entre o coletivo da escola e a família, a chance da obtenção do sucesso é maior.

É proposto uma reunião pedagógica uma vez por mês para tratar sobre assuntos pedagógicos, dúvidas, novidades, ideias, planos, projetos entre outros. A instituição propõe e apoia qualquer tipo de formação continuada aos professores, cursos, especializações, palestras, eventos de pesquisas para aprimorar sua prática pedagógica. Há um campo no plano para que a professora realize suas anotações, caracterizando como foi desenvolvido seu trabalho, e quais atitudes das crianças diante as atividades, os aspectos negativos e positivos e algumas ideias que surgirem para melhoria. O desenvolvimento da linguagem, motricidade, afetividade, relação com a aprendizagem e interação estão organizados por meio da fala e da audição, nos cuidados dos recursos materiais e na identificação dos pontos negativos que surgirem durante a aula.

Seguindo esses aspectos, foi apresentado para a professora os planos de aulas na qual será realizado a regência. Buscou-se cumprir todas as normas e regras que foram citados na observação do plano docente, conforme os requisitos apontados, objetivos propostos, conteúdos, metodologia, atividades e os critérios avaliativos. Os planos de aulas solicitado pela professora, visa a alimentação, pois, de acordo com ela, os seus alunos estão com dificuldades de alimentar e precisam de uma conscientização sobre uma alimentação saudável. São entusiasmadas na utilização dos recursos para a interação das crianças. Toda semana existe momento de leituras e dinâmicas, voltada para temática do projeto ou planejamento decidido da semana, com diversas atividades livres tais como massinha de modelar, atividades com tinta guache, fantoches, entre outros.

Dessa maneira, a escola do recurso é considerada pelas professoras o grau de interesse e as necessidades dos alunos, as habilidades que querem desenvolver, simplicidade no recurso e qualidade na atração, a maneira que o recurso irá mobilizar o aluno para desenvolver atividades. Vale ressaltar que as professoras que dão o significado ao recurso, compreendendo que não é apenas passar para a criança e deixa-la desenvolver a atividade sozinha. É necessário mediação e intervenção necessária que o desenvolvimento ocorra. A instituição repensa a maneira que irá trabalhar, com temas contemporâneos transversais que fazem parte do cotidiano, tais como meio ambiente, diversidade, cultura, entre outros. Na escola Luz do Saber o foco enquanto estive lá, foi a questão ambiental, a importância de não utilizar canudos de plástico pela demora que levam no meio ambiente para se decompor, e com isso amontoa lixo podendo ir aos rios e mares, e animais morrem pois acham que é comida, na região é comum ver tartarugas marinhas mortas de afogamento com um canudo na boca.

Entender que os conteúdos seguem a partir das orientações dos documentos oficiais para o professor ampliar a abordagem de conteúdo transversais, tais como: meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo, ciência e tecnologia. Dessa maneira, a escola através de seus usos de materiais didáticos visa trabalhar junto com o auxílio da equipe pedagógica para decidir quais ações pedagógicas que irão seguir para atender os objetivos propostos. Acontece diálogos, opiniões, ideias, conforme está definido no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com temas de cidadania e civismo, saúde, multiculturalismo, meio ambiente, economia e tecnologia. A visão de educação, a professora ressalta que os alunos de hoje estão com problemas psicológicos e indisciplinares, entretanto, aponta que a educação precisa enfatizar nos problemas sociais da comunidade para solucionar.

Para uma educação efetiva, cabe a participação da família, ou responsável para incentivar e motivar para resgatar o respeito do ensino. Percebe-se que a mesma possui uma visão do ensino ainda meio utópico ao meu ver, para o local da escola, pois o novo sempre assusta, mas a mesma diz que tudo que faz ou pensa fazer de mudanças não age sozinha, conta com sua equipe para discutir e tomarem juntos as decisões. A entrada dos alunos são das 7h:45min à 13h, na qual no acolhimento, inicia com uma música matinal, juntamente fazem um juramento com Deus, para iniciar o dia. Logo depois, é realizado conversa com as crianças, interagindo, mobilizando a falar de si ou algo importante sobre sua família.

Acredita-se que o aluno precisa compreender o meio que vive para buscar novos conhecimentos. Isto é, partindo com o que ele sabe, para transformar em conhecimentos científicos ampliando sua concepção de realidade e desenvolvendo sua aprendizagem 7 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA Diante a reunião pedagógica, ocorre-se uma vez ao mês. A instituição reúne todos os professores da modalidade da Educação Infantil, para proporcionar um momento de aprendizagem, troca de experiências e trata-se sobre ideias de proporcionar uma educação de qualidade. Fora de horário escolar, era sábado dia 29 de fevereiro de 2020, na qual a diretora se organizou em pauta o que será tratado na reunião. No primeiro momento, as professoras contaram como foi a fase de adaptação da criança, e aponta a necessidade de propostas pedagógicas que visa uma adaptação melhor das crianças no meio escolar.

Foi ressaltada na presente reunião que as crianças precisam de um ambiente agradável e seguro e que os profissionais da instituição devem buscar promover o cuidado para propor uma adaptação infantil efetiva e positiva. Apontam que mesmo com esses cuidados a adaptação pode ser longa e difícil, exigindo paciência e muita luz nesse momento. Assim, discutiram estratégias que visa a participação da família, para que a transição aconteça de maneira positiva. A escola se preparou para acolher os pequenos e oferente a atenção especial durante esses primeiros dias. Assim, os professores precisam orientar os pais sobre essas estratégias para preparar melhor seus filhos quando forem na escola. A diretora apresentou como conheceu o material didático e como pensa em trabalhar com ele.

Pois, a instituição não recebe nenhum material, pois a compra do material visa atender as necessidades dos alunos e dos professores com ideias e projetos contemporâneos que desenvolva a aprendizagem proporcionando a qualidade de ensino. A diretora ressaltou que não trabalha só com o material didático, exige que os professores procurem outras fontes, outras bases e ideias de ações educativas para experiência ser rica de aprendizagem. Dessa maneira ela avalia, analise e reflete os materiais que serão utilizados com suas crianças. Visa o desenvolvimento com temas transversais contemporâneo com o objetivo de enfatizar nos problemas sociais e solucionar de maneira organizada e sistematizada. Ela conhecer as diretrizes e especificidades. Segundo a diretora, quando pegou o documento em mãos leu diversas vezes, procurou compreender o que ele tenta passar para os professores.

É notável a necessidade de uma inovação na educação que proporcione momentos que concretize melhor a aprendizagem. A formação dos professores foi por meio de cursos, palestras, busca de auxilio profissionais que estavam mais informados sobre o documento. A diretora busca garantir a aprendizagem das professoras para que as mesmas aprimorem suas práticas e sempre busca informações e pesquisa, que visa a reflexão e compreensão do que acontece no nosso mundo pedagógico. Pois, há momentos de tensões sobre como avaliar e o que avaliar. No entanto a mesma destacou que avalição é discutido com cuidado, sem que seja classificatória ou rotulação. Assim cabe estratégias para realizar as avaliações dos alunos. Nesse sentido, ela foi orientada sobre os instrumentos mais adequados sobre os caminhos que deve ser seguido para a promoção do desenvolvimento integral do aluno da Educação Infantil.

Sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, a professora faz observações e anotações de cunho crítico, com registro de possibilidade de conhecer e compreender a criança. Na brincadeira ela avalia como a criança está interagindo e seu envolvimento com os outros. Na leitura, é realizado perguntas sobre a história assim, percebe como a criança prestou atenção e como ela entendeu a história contada. Nas atividades percebe-se como a criança está desenvolvendo. Isto é, em geral é necessário compreender as necessidades das crianças. Sendo assim, a diretora se responsabiliza para contribuir para construção de políticas de atendimento da criança da Educação Infantil. Assim, há uma conversa para auxiliar com as necessidades de a prática do professor acompanhar como está sendo a disciplina.

Assim, a mesma demonstra satisfação com as profissionais que ali atuam, pois, a parceira é presente, nos projetos, planos, com motivações de ser efetiva para aprendizagem dos alunos. Assim é discutido nas reuniões mensais, promovendo a participação de todas, apresentando os pontos que devem ser melhorados e apresentado sugestões para trabalhar nas disciplinas da modalidade da Educação Infantil. Assim determina-se disciplinas que envolvem a linguagem oral, noções matemáticos, natureza e sociedade, musicalização, artes, educação física e movimento, teatro, orientação alimentar, entre outros. No entanto, foi presenciado nas observações das aulas com as professoras, direcionando momentos de experiência, observação nos momentos que estão sendo articulado a aprendizagem, com música, brincadeiras livres, brincadeiras dirigidas, atividades com pintura, desenho, entre outros.

A professora realizou o acolhimento com música e oração de juramento a Deus. Logo após foram lavar as mãos par tomar o café da manhã. A professora fez uma roda de história, contou a história “Meu amigo dinossauro” de Ruth Rocha. Os alunos adoraram, e participaram da roda de conversa. Após a contação de história, a professora trabalhou a noção de cores, questionando as cores resgatando de uma aula anterior. Após as crianças colocarem, ela solicitou que todos chacoalhassem e atenção no barulho que as garrafas faziam. Depois disso, sentaram em roda em um tapete e solicitou que adivinhassem o que estava dentro da garrafa. A maioria conseguiu acertar o da pedra, já os outros materiais sentiram dificuldades.

Depois eles foram ao parque para brincadeira livre. Assim que apitou o horário de almoço, lavaram as mãos e foram comer, logo após higienizaram e foram tirar a hora do soninho. Todos assistiram, prestaram atenção e depois a professora distribuiu um desenho da Mônica para colorirem com giz de cera. Depois foram ao pátio para brincadeiras livres e quando foi o momento do almoço foram lavar as mãos. Após o almoço fizeram a higienização. Em geral as professoras foram receptivas e mantem a organização com seus alunos, utiliza os recursos adequados e respeitam a rotina determinada pela instituição. Aparentemente são felizes com o que faz, e amam a profissão, e considera-se um ponto imprescindível para uma boa prática pedagógica.

Disponível em:< https://br. pinterest. com/pin/301037556323415859/ > Acesso em: 14 de mar. de 2019. Plano de Aula 2 Identificação Escola: Escola Luz do Saber Professor Regente: Jaqueline Dia da Silva Amorim Professor Estagiário: Eloene Dias Santos Cardoso Turma: Grupo 4 Período Matutino Conteúdos Traços, Cores e formas Objetivos Objetivo Geral: Compreender a importância das frutas à saúde Objetivos Específicos Explorar a expressividade da linguagem artística Desenvolver a coordenação motora Estimular o conhecimento sobre a cor amarela Metodologia 1). Realização da leitura da poesia, em roda de conversa questionar o que mais gostaram da poesia. Fazer musicalização por meio da poesia, solicitar que os alunos cantem a poesia. Após a musicalização, questionar qual alimento que a criança mais gosta. Enquanto os alunos forem falando, desenhar em um painel junto com a poesia.

Distribuição de um desenho para os alunos colorirem (uma cesta com várias frutas) com giz de cera Recurso Papel Kraft Canetinha preta Atividade Impressa Giz de Cera Avaliação A avalição será de forma contínua, observa e analisar se os alunos participaram e atingiram o objetivo proposto. Referências BELINKY, Tatiana. A cesta da Dona Maricota. Editora Paulina. f. Plano de Aula 5 Identificação Escola: Escola Luz do Saber Professor Regente: Jaqueline Dia da Silva Amorim Professor Estagiário: Eloene Dias Santos Cardoso Turma: Grupo 4 Período Matutino Conteúdos Corpo, gesto e movimento; Traço, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Objetivos Objetivo Geral: Concientizara importância da higiene antes da alimentação Objetivos Específicos Explorar a linguagem corporal Incentivar as crianças lavar as mãos Estimular noções de cores Metodologia 1) Acolhimento 2) Reprodução da música a “A hora da refeição” do Patati e Patata.

html > Acesso em. de mar. De 2020. Plano de Aula 6 Identificação Escola: Escola Luz do Saber Professor Regente: Jaqueline Dia da Silva Amorim Professor Estagiário: Eloene Dias Santos Cardoso Turma: Grupo 4 Período Matutino Conteúdos Traços, Cores e formas Objetivos Objetivo Geral: Desenvolver a cognição integral da criança Objetivos Específicos Explorar a linguagem verbal e a criatividade Desenvolver diferentes gostos e sabores Estimular noção de cores Metodologia 1) Acolhimento 2) Questionamento se o aluno gosta de gelatina 3) No refeitório: roda de conversa: explicação e apresentação de ingredientes e como fazer gelatina. Questionamento sobre cores, quantidade e sabor da gelatina. Como havia conversado, a escola dos dias da regência, a mesma solicitou que elaborasse plano de aulas voltadas para a temática alimentação.

Ela explicou que os alunos estavam com problemas nas refeições, negando comer as comidas saudáveis. Assim, ela mobilizou com recados para família, explicou a situação e demarcou a importância de conscientizar os pequenos comerem de maneira saudáveis para evitar algum tipo de problema de saúde futuramente. Assim, apresentei meus planos e a mesma demonstrou grande satisfação com minha ideia, pois de acordo com ela, o plano apresentava pontos importantes para ser trabalhada de maneira interdisciplinar e os recursos materiais são de fácil acesso, para solicitar aos pais ou até mesmo eu buscar promover para os alunos. São pequenas coisas, atitudes que fazem grande diferença. Reflexão sobre a aula Quando me apresentei demonstrei uma certa insegurança, porém conforme foi acontecendo consegui me adequar aos alunos e assim consegui criar já um vínculo com os pequenos.

Aos poucos do momento da regências, os alunos participaram e correspondiam mais em minhas atitudes. Relato da regência 2 Identificação da aula Escola Luz do Saber Turno Matutino Turma Grupo 4 Número de alunos 12 Conteúdos Traços, Cores e Formas Professor Regente Jaqueline Dias da Silva Amorim Descrição da aula Apresentei a banana para eles e foi um diálogo bom, alguns alunos contaram sobre fazendas, sítios que visitou recentemente que havia visto a fruta que eu estava segurando. Os alunos foram bem participativos nas atividades, até queriam mais, e questionaram qual fruta iríamos aprender no dia seguinte. Reflexão sobre a aula Estive mais segura para o domínio da sala, todos os alunos me respeitaram e foram atenciosos enquanto minha fala. Reflexão sobre a aula Os alunos foram participativos, na atividade da descoberta da fruta, todos participaram e acertaram a fruta que era do rótulo.

Pois, se confundiram um pouco nas cores. Maioria foi certeira e todos participaram das atividades. Interagiram bem e compreenderam na realização da atividade Relato da regência 6 Identificação da aula Escola Luz do Saber Turno Matutino Turma Grupo 4 Número de alunos 12 Conteúdos Traços, cores e formas Professor Regente Jaqueline Dias da Silva Amorim Descrição da aula Fomos ao refeitório, pois a professora solicitou que fizesse pelo menos um plano fora das salas de aula, pelo fato dos planejamentos da instituição utilizar todos os espaços que o compõe. Assim, fizemos a gelatina, todas as crianças participaram e com atenção e cuidado com a agua quente tivemos ao aplicar na água. No que se referem à turma estagiada, as crianças e a equipe escolar, foram acolhedoras, me receberam bem e assim possibilitaram o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no ambiente escolar.

Desse modo, contribuiu para minha formação enquanto educadora e docente da Pedagogia. Busquei cumprir meu papel em todos os aspectos e momento desse processo de estágio, me dediquei, esforcei e venci barreiras. Nos dias de hoje exige-se muito esforço para vencer esse desafio, pois, existem as dificuldades de um docente que possui um emprego fora da vida acadêmica e família para sustentar. Conclui-se que o estágio possibilitou ampliar meu conhecimento no campo da Educação Infantil e trouxe a reflexão nas práticas pedagógicas como educadora. C. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. Editora Unesp. Scielo Books. P.

200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download