A IMPORTÂNCIA DO PRODUCT DISCOVERY E SUA DIFÍCIL APLICABILIDADE NO MERCADO ORGANIZACIONAL DO BRASIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

O objetivo geral do presente trabalho é mostrar a importância que os dados de Product Discovery possuem para uma organização e forma correta de usar os mesmos, visto que sua aplicabilidade não pode ser considerada uma tarefa fácil nesse meio. A metodologia utilizada para o presente artigo é descritiva e qualitativa, caracterizando um estudo de caso. A conclusão apresentada neste estudo indica que apesar da considerável evolução no mercado brasileiro, ainda existe uma parcela muito grande de empresas que estão presas às metodologias de ação tradicionais e são prejudicadas por isso. Os dados e o desenvolvimento de ações relacionadas ao Product Discovery podem trazer uma série de benefícios para a organização, sendo eles diretos ou indiretos. Palavras-Chave: Product Discovery; Customer Discovery; Mercado Nacional.

O objetivo geral do presente trabalho é analisar a forma como as novas Startups realizam a sua conexão com o cliente resultando na facilitação da captação e fidelização de clientes. Os objetivos específicos consistem na definição dos termos Customer Discovery e Product Discovery e sua aplicabilidade correta nas organizações, pontuando as dificuldades encontradas nesse processo. STARTUPS: DEFINIÇÕES INICIAIS Em um primeiro momento, é preciso que se estabeleça o verdadeiro significado de Startups, visto que muitas vertentes do empreendedorismo possuem diferentes ideias sobre. Para Ries (2012), se propaga a ideia de que toda empresa pequena é, muitas vezes, considerada uma Startups e essa ideia é erronia e incompleta. Porém, em termos mais específicos e para o meio investidor, uma Startups é uma empresa que possui custos extremamente baixos, possuem uma ideia inovadora e que conseguem estabelecer uma relação com seus clientes resultando em um crescimento estratosférico em um curto período de tempo, como por exemplo: Uber, Ifood, dentre outros (RIES, 2011).

Outra questão apresentada pelo autor Feld (2012) é a padronização da customização atingida pelo modelo de Startups mais influentes da atualidade. Ou seja, a empresa se lança no mercado com a proposta de prestar um atendimento personalizado para cada um de seus clientes, porém, após acumular e formar uma base de dados consistente que consiga nortear o comportamento de consumo desses clientes se torna possível padronizar essa customização e é através disso que essas Startups conseguem evoluir no mercado. Ou seja, as Startups representam uma grande inovação no mercado corporativo, não apenas para as demais empresas tradicionais ou para os clientes, mas sim porque é capaz de alterar a ideias fixas que se consolidam nesse meio e acompanham as alterações de comportamento de consumo dos potenciais e antigos clientes.

Para que haja uma séria compreensão dos motivos que levaram as Startups se tornarem, em muitos casos, um sucesso absoluto é preciso observar as alterações no comportamento de consumo e a forma como a juventude, no sentido mais amplo da palavra, influenciou nesse novo modelo de negócio que tende a estar sempre aliado a tecnologia e buscar a fidelização de clientes. Customer Discovery e Product Discovery no mercado nacional Entender o comportamento do consumidor é algo que todas as instituições almejam alcançar. Ainda assim se torna necessário que o produto passe por uma série de testes e simulações antes que possa ser considerado, de fato, apto para um lançamento. Como já supracitado, o meio corporativo se encontra em uma de suas fases mais competitivas, tornando-se um espaço que não admite erros.

Além disso, mesmo que haja o desenvolvimento correto de um projeto estruturado de lançamento e que haja a redução de todos os riscos encontrados, a organização ainda precisa lidam com os riscos que não foram encontrados, pois ainda não existem de forma efetiva. Sendo assim, a realização de uma simulação de lançamento e produção pode ser colocada, acima de tudo, como mais uma fonte confiável para a coleta de dados relacionada ao comportamento do produto e sua rentabilidade. Bem como, pode ser utilizada também para analisar os pontos fortes e fracos do projeto, a fim de fazer com que o mesmo esteja em sua melhor versão quando for efetivado. F. BLACKWELL, R. D. MINIARD, P. W. KOTLER, Philip.

Administração de marketing. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. p. RIES, Eric. A startup enxuta: como os empreendedores de hoje usam a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos. Livros da Coroa, 2011. SHETH, Jagdish N; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor.

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