Gestão de Pessoas; Um item importante para o arsenal de uma empresa

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- Este trabalho busca discutir a importância da gestão de pessoas para as empresas. É um fato indiscutível que os funcionários são a base de uma organização, afinal, sem eles não há produção e sobrevivência comercial ou de qualquer tipo de serviço, logo, geri-los de maneira competente deve se mostrar uma das principais tarefas. Foi justamente buscando demonstrar como um setor competente de gestão pessoal pode auxiliar uma empresa que este texto foi produzido. Assim, serão apresentadas as maneiras como este setor contribui para a obtenção de melhores resultados, bem como alguns aspectos básicos que devem ser fornecidos para o desenvolvimento de uma gestão pessoal de qualidade dentro de uma organização.

É a partir dessas demandas que surge o conceito de Gestão de Pessoas. Tendo em vista esse cenário, este artigo tem por objetivo discutir a importância da implementação da Gestão de Pessoas nos setores público e privado. Assim, o trabalho buscará demonstrar como o desenvolvimento de um setor de gestão pessoal competente pode melhorar os resultados de uma empresa, além de apresentar suas características e algumas formas de aplicalo em organizações. GESTÃO DE PESSOAS: UMA PEÇA ESSENCIAL PARA AS EMPRESAS Ao realizar-se uma conceituação ampla, Gestão de Pessoas refere-se a um arcabouço de estratégias e técnicas administrativas, utilizadas pelas mais diferentes instituições, sejam elas de cunho privado ou público, tendo em vista o desenvolvimento de seu capital humano.

Os componentes da organização deixam a alcunha de “funcionário” e passam a ser considerados colaboradores (SÓLIO, 2011). O primeiro e amplamente discutido, é o “modelo de liderança” adotado pelo gestor. É um elemento “crítico” da GP, uma vez que os demais elementos citados anteriormente variam de acordo com a postura adotada pela gestão vigente. Já a Estrutura corresponde ao formato geral da organização, com suas cadeias de departamentos, em sentido horizontal e vertical. Tendo em vista este campo, Fernanda Sovienski e Robson Stigar (2008) enfatizam que faz parte das responsabilidades da Gestão de Pessoas a formação do profissional desejável para a organização. Essa abordagem visa um “duplo” crescimento, isto é, institucional e individual. Seriam estes: a Comunicação, a Motivação, o Trabalho em equipe, o Treinamento e desenvolvimento, e por fim a Competência.

Dispõe-se brevemente cada um desses aspectos. Uma vez que o mundo se encontra imerso num momento histórico de intensas evoluções no campo da comunicação, é evidente que esse fator repercutiria amplamente no âmbito administrativo. Considerando o objetivo de estabelecer um desempenho uniforme das atividades organizacionais, a Comunicação é um elemento apontado como um dos mais desafiadores de se aplicar junto aos colaboradores, em seus diferentes departamentos e atribuições. Cabe a Gestão de Pessoas formular mecanismos que facilitem a interação interna e externa, a exemplo da utilização de softwares de comunicação, ou a promoção de reuniões de estratégia e feedback. Em suma, um dos patamares de maior importância do GP é o gerenciamento das capacidades técnicas do capital humano. Uma gestão do conhecimento que saiba planejar e desempenhar com eficiência suas funções, faz com que a organização tome conhecimento do que há de melhor em cada colaborador, para que possa ser revertido num bom desempenho organizacional.

Algumas das ações que podem ser adotadas neste campo são as avaliações de desempenho e reuniões entre gestores e colaboradores Em linhas gerais, a área de Gestão de Pessoas insere-se em todo um projeto institucional. A manutenção do bem-estar e da eficiência são itens primordiais para o ambiente de trabalho. A GP deve fomentar, dentro da organização, princípios humanistas, com a valorização do potencial do indivíduo nos âmbitos internos e externos, sendo está a base para o sucesso de todos, e consequentemente, da instituição. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este artigo teve por objetivo discutir a importância da gestão de pessoas para uma empresa. No decorrer do trabalho, apontou-se que a Gestão de Pessoas se refere a um arcabouço de estratégias e técnicas administrativas, utilizadas pelas mais diferentes instituições, sejam elas de cunho privado ou público, tendo em vista o desenvolvimento de seu capital humano.

Para além disto, também foram discutidos e demonstrados aspectos necessários ao desenvolvimento de um setor de gestão pessoal eficiente para uma empresa, tais como elementos básicos, aspectos primordiais e papel do líder, ou gestor. É principalmente ao investir no colaborador que a gestão de pessoas age na melhora da empresa. Afinal, como discutido aqui, ao deixar seus colaboradores satisfeitos e fazê-los perceber que estão se desenvolvendo, a organização potencializa muito suas chances de produzir melhor, afinal, os trabalhadores são as sua base. p. il. Cadernos, 45). CARVALHO, Antônio Vieira de. Administração de Recursos Humanos. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração.

ª ed. Indaial: Asselvi, 2009. DAVIS, Keith; NEWSTROM, John W. Comportamento humano no trabalho – Uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 1992. DUTRA, Joel Souza. RH. com. br, 23 set. RAMOS, Cristina Graziele; ZORATO, Marli Aparecida; CAVALLARO, Miriam de L. Rosolen. S. ALVES, C. S. R. A contribuição do escritório de gestão de projetos – egp na gestão estratégica de uma universidade comunitária. SÓLIO, M. B. Colaborador: Conceito e Preconceito. Anais do V ABRAPCORP: Redes sociais, comunicação, organização. SOVIENSKI, F; STIGAR, R.

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