PROJETO INTERDISCIPLINAR DA ADMINISTRAÇÃO I

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

REFERENCIAL TEORICO. Fundamentos da Administração. Contabilidade. Teoria Geral da Administração. Contabilidade gerencial. Portanto o administrador precisa ter enfoque sistêmico e contingencial, e desta forma, se considera o sentido mais amplo das circunstancias especificas, as ênfases e as interrelações entre os fatores avaliados, pois em um mundo cada vez mais complexo, com mudanças mais rápidas e maior número de especializações também exige uma mente mais sistêmica do gestor. A administração é um fenômeno em construção, já que ações de pessoas transformam as organizações de acordo com o contexto histórico, cultural, político e econômico. Nessas ações, o próprio homem se transforma, uma evolução mais profunda do ser humano precisa de aprendizado mediado pela cultura.

Atualmente vivemos um momento de aceleração de informações, tecnologia e estilo de vida dentro de um contexto de inovação permanente , na qual torna escopo da preocupação do administrador já que há necessidade de se aliar a ética e valores aos projetos , contrariando a ideia da externalidade das organizações, sendo assim de forma mais ampla e densa, fazendo do gestor um relevante papel como criador de valores para a convivência humana. REFERENCIAL TEORICO 2. Na atualidade, o administrador atua no campo repleto de condutas complexas e incitações, ao qual se mantém metas e objetivos para o alcance de sucessos do negócio, pois segundo Chiavenato (2006) coloca o desempenho e as atribuições ao administrador, usa métodos e estratégias, efetua analises de situações, dimensiona recursos, calcula e planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade.

Diante disso constata-se que a atual conjuntura de mercado traz consigo a chamada administração de incertezas, segundo a qual a tarefa crucial do gestor é de monitorar a todo instante os novos acontecimentos, adaptar-se às novas exigências e buscar criar novas necessidades para seus clientes, ofertando diferenciados produtos ou serviços visando maior competitividade e, consequentemente, gradual desenvolvimento da organização. O processo da administração adequadamente executado envolve ampla variedade de atividades que incluem planejar, organizar, liderar e controlar, que será descrita a seguir: Planejar: é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos, as atividades de planejamento incluem a análise da situação atual, antecipação do futuro, a determinação de objetivos, a decisão sobre que tipo de atividade a organização devera se engajar.

Organizar: é reunir e coordenar os recursos humanos financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atingimento dos objetivos, as atividades incluem atrair pessoas para a organização especificar responsabilidades por tarefas, agrupar tarefas em unidades de trabalho, ordenar e alocar recursos e criar condições tais que as pessoas e as coisas trabalhem juntas para alcançar o máximo sucesso. Liderar: é estimular as pessoas a serem grandes executores, é dirigir, motivar e comunica-se, com os funcionários, individualmente ou em grupo, portanto liderar 8 envolve o contato diário e próximo com as pessoas ajudando a guia-las e a inspiralas em direção ao atingimento dos objetivos de equipe e organizacionais. De acordo com Viceconti (2017) Contabilidade é uma ciência que desenvolveu uma metodologia própria com a finalidade de: a) Controlar Patrimônio da organização; 9 b) Apurar o resultado das atividades da organização; c) Prestar informações as pessoas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial do desempenho das entidades.

Não podemos confundir contabilidade com ciências matemática porque é uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio , em face das ações humanas. O processo contábil se inicia com a coleta de todos os dados econômicos , continua mensurando -os monetariamente , registrando-os e sumarizando em forma de relatórios que auxiliarão os usuários da contabilidade na tomada de decisão. Sendo um administrador um dos usuários da contabilidade, é importante para ele a informação contida nos relatórios para auxilialo na administração eficiente da empresa. MARION,2011). Todas elas são válidas e atuais, embora cada qual valorize diferentes variáveis. Cada teoria administrativa surgiu como resposta aos problemas empresariais relevantes de sua época e todas foram bem-sucedidas nas soluções específicas para tais problemas.

Assim, todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais, e o administrador precisa conhecêlas para ter à sua disposição um naipe de alternativas para situação. CHIAVENATO, 2006). De acordo com Stodgill citado por Caravantes as Teorias da Administração prescrevem o que fazer para chegar a um determinado resultado ou para evitar que uma determinada condição indesejável venha a ocorrer. Essa perspectiva histórica é dividida em duas seções principais: abordagem clássica e abordagens contemporâneas, várias dessas abordagens foram desenvolvidas simultaneamente e muitas vezes tiveram impacto significativo umas nas outras. Algumas abordagens constituíram reações diretas as deficiências percebidas de abordagens anteriores. Outras se desenvolveram a medida que necessidades e questões que confrontam os administradores se modificaram com o passar dos anos, portanto todas as abordagens tentaram explicar questões reais enfrentadas pelos administradores problemas futuros.

e fornecer-lhes ferramentas para resolver 12 2. Contabilidade gerencial Historiadores demostram que informas contábeis tem sido preparada há milhares de anos. • Conexão com os objetivos da entidade de maneira explícita, pode ser descrita como: [. auxiliam os gestores a atingir objetivos organizacionais. HORNGREN et al. p. apud FREZATTI et al, 2007). Esses mecanismos tratam de detectar o que está ocorrendo, comparar os fatos com um padrão ou expectativa e realizar alterações de ação para que o resultado seja esperado atreves de uma rede de informações. ECONOMIA 14 Embora a maioria das pessoas estejam acostumada a pensar em termos da economia nacional, o ambiente econômico é composto de interconexões complexas entre economias de diferentes países, portando o ambiente econômico afeta intensamente a habilidade de as empresas operarem eficazmente e influencia suas escolhas estratégicas.

Segundo Mankiw (2006), não há nada de misterioso sobre o que vem a ser uma economia. Em qualquer parte do mundo, o termo refere-se a um grupo de pessoas que interagem entre si e, dessa forma, vão levando a vida. Diante disso, podemos imaginar que a primeira coisa que precisamos entender, quando se quer compreender uma economia, é saber como são tomadas as decisões. Esta interação ocorre no mercado. Por isto que Chang (2010, p. diz que o mercado livre não existe. Para ele, “[. todo e qualquer mercado opera segundo determinadas regras e limitações, que restringem a liberdade de escolha. Apresentação da Empresa • Nome da empresa: Magazine Luiza • Ramo: Varejo • Política de Qualidade: “Satisfazer nossos clientes, objetivando a melhoria contínua dos processos, aprimorando a eficiência no atendimento e a pontualidade na entrega.

Abaixo será demonstrado as principais ações das empresas, no decorrer dos anos. Desde a fundação, até as que causaram impactos determinantes para os negócios organizacionais. • 1957- O casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato compram uma pequena loja na cidade de Franca, interior de São Paulo, chamada “A Cristaleira”, e a inauguram no dia 16 de novembro. Tem início o que seria uma das maiores redes de varejo do País, o Magazine Luiza. Totalmente automatizado, o CD é um grande passo para consolidar o crescimento da rede, por meio de uma logística ágil e inteligente. Criada a Holding LTD, para preparar o grupo para a expansão dos negócios. Logo a seguir, uma nova liderança assume o comando da rede, com Luiza Helena Trajano à frente.

Uma grande transformação no modelo de gestão é iniciada, com objetivo de fortalecer a empresa para os novos desafios que surgem. • 1991- Criada a Holding LTD, para preparar o grupo para a expansão dos negócios. O objeto da pesquisa foi a motivação dos funcionários da empresa Magazine Luiza. Em pesquisa realizada junto aos colaboradores do Magazine Luiza foi observado que a prática de reconhecimento e recompensa se sobressaem pelo 18 talento e pelo desempenho. Campanhas internas, o Funcionário Destaque, Outdoors, o Prêmio Luiza Helena, entre outros, são programas que valorizam publicamente os colaboradores. As lideranças são responsáveis por reconhecer e recompensar, com outras práticas criativas e motivadoras, outras pessoas que mereçam ser destacadas. Já a comunicação é um dos pilares que sustentam um dos valores mais importantes da empresa: a transparência.

O compromisso-com-asociedade atual da companhia é o “Vem ser feliz” - slogan que posiciona as ações de marketing da companhia e expressa, de forma concisa, o jeito de ser e de pensar da empresa, que não quer apenas vender produtos, mas realizar os sonhos de seus clientes. Na chamada internamente de política portas abertas as paredes foram derrubadas, em 1991, quando Luiza Helena Trajano assumiu a superintendência da companhia (hoje Luiza Helena é a Presidente). Não é preciso agendar horários para falar com os diretores e todos estão disponíveis e facilitam o acesso. Esta prática, incomum no meio corporativo na época em que foi instituída, possibilitou a 19 contribuição permanente dos colaboradores para a melhoria do Clima e dos processos operacionais e estratégicos da empresa.

O Magazine Luiza diferencia-se das grandes empresas, em especial no segmento de varejo, principalmente pelas principais características que formam sua cultura empreendedora: o pioneirismo, a inovação, a velocidade no fazer acontecer e o foco no cliente. A alta liderança, que comunga desses ideais, também pratica esses preceitos no dia a dia A Missão da organização que esta explicita em toda a organização é de ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum, já a visão do Magazine Luiza é ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Dificilmente, a empresa que não dispensar o devido cuidado às dimensões essenciais que afetam aspectos comportamentais de seus colaboradores, terá pleno êxito no atendimento das metas propostas em termos de qualidade, produtividade e competitividade. Essencial para o sucesso é o estado de espirito e uma filosofia concreta calcada em determinados aspectos comportamentais, caracterizados de modo especial por uma liderança forte na vontade implantação dos programas de Qualidade, e uma preocupação efetiva, com a adesão de todo o pessoal. REFERÊNCIAS ANTHONY,R. N. Sistemas de Controle Gerencial. Porto Alegre: AMGH, 2011. CARAVENTES, G. USP, São Paulo, n 44 p-9 a 22 , 2007. GIAMBIAGI, Fábio; ALÉM, Ana Claudia. Finanças Públicas: teoria e prática no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2008. GUERREIRO, R. Gregory.

Introdução à Economia. Rio de Janeiro: Campus, 2006. NETO, P. R Qualidade de vida no trabalho voltado a saúde. VICECONTI,P. Contabilidade Basica, São Paulo: Editora Saraiva,2017. ANEXO 1 DISCIPLINA Fundamentos de Administração QUESTÃO 1 PERGUNTA 1. Qual a visão e valores da empresa? 2. As práticas de gestão de pessoas na empresa são eficientes? Contabilidade 2 1. O presidente da empresa pode ser considerado um bom administrador? Contabilidade Gerencial 4 1. A empresa possui um banco de dados no qual possa mensurar seus resultados? 2. Quais os mecanismos da contabilidade junto aos bancos de dados dentro da empresa? Economia 5 1. A organização oferece programas de qualidade de vida no A capacidade da empresa de gerar dados que podem ser utilizados para o processo decisório depende do enfoque de “ controle” , o que é definido por Antony e Govidarajan(2011) como um conjunto de mecanismos que devem estar em perfeito funcionamento em conjunto para garantir que os planos estratégicos sejam executados.

Esses mecanismos tratam de detectar o que está ocorrendo, comparar os fatos com um padrão ou expectativa e realizar alterações de ação para que o resultado seja esperado atreves de uma rede de informações.

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