A EXPERIÊNCIA DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TURMA DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Para fundamentar os dados obtidos através do questionário, foi realizada uma pesquisa nos bancos de dados eletrônicos como Scielo e Google acadêmico a fim de pautar o trabalho com base cientifica em autores que abordam a temática deste trabalho. Palavras- chave: Estágio Supervisionado, Pós Graduação, Atividade Docente, Pedagogia. INTRODUÇÃO Dentre as questões envolvidas na formação para a docência no ensino superior, esta pesquisa  destaca a importância do Estágio Supervisionado realizado em  Curso de Pós-Graduação. Acredita-se que o estágio como disciplina viabiliza experiências do trabalho docente em situação reais e assim a aprendizagem vai além das teorias, mas por meio das vivências práticas. De acordo com Pimenta (2014) o estágio é: Um campo de conhecimento que envolve estudos, análise, problematização, reflexão e proposição de soluções para o ensinar e o aprender, e que compreende a reflexão sobre as práticas pedagógicas, o trabalho docente e as práticas institucionais, situados em contextos sociais, históricos e culturais (PIMENTA, 2014, p.

o estágio supervisionado “se traduz na possibilidade de os estagiários desenvolverem posturas e habilidades de pesquisador a partir das situações de estágio, elaborando projetos que lhes permitam ao mesmo tempo compreender e problematizar as situações que observam”, portanto, o estágio serve de alicerce para explorar acerca do objeto e pôr em prática suas pesquisas. Para a produção de dados desta pesquisa a técnica utilizada foi o questionário, estruturado com questões abertas e fechada. As argumentações apontadas no decorrer deste trabalho tiveram o aporte teórico embasado nas conjecturas de autores que realizaram pesquisas relacionadas aos elementos que fazem parte do Estágio Supervisionado, dentre os mais diversos autores, destacam-se nesta pesquisa, Freire (1998), Pimenta e Lima (1995; 2004; 2012; 2014) e Portela (2007). METODOLOGIA O Estágio Supervisionado se desenvolveu em uma disciplina de Introdução a Pedagogia na UnB.

Ao todo estavam matriculados na disciplina 40 alunos, dos quais 11 participaram da pesquisa. Dentro deste contexto, Pimenta e Lima (2012), diz que o professor supervisor avalia e examina o fato à luz das teorias, juntamente com seus alunos. o estágio é o lócus onde a identidade profissional é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativa e sistematicamente com essa finalidade. PIMENTA; LIMA 2012, p. A supervisão se torna significativa enquanto processo de orientação de todos os processos constituintes do ato de educar. O supervisor é o sensibilizador para que o estagiário perceba a importancia deste componente curricular para sua formação e enriqueça e fortaleça sua prática diante de todos os desafios que virão.

p. Destarte, tanto quanto compreender o ofício docente quanto dar continuidade a sua formação permanentemente é fundamental, estar sempre se qualificando e se atualizando, são práticas que devem fazer parte do dia-a-dia do professor. Pimenta e Lima (2012, p. dizem que, “o modo de aprender a profissão, conforme a perspectiva da imitação será a partir da observação, imitação, reprodução e, às vezes, reelaboração dos modelos existentes na prática consagrados como bons. ” A partir deste momento, apresentamos e analisamos as respostas dos que participaram deste estudo e contribuíram preenchendo ao questionário. assinalaram que as estagiárias colaboraram nas atividades teóricas e práticas, bem como na orientação individual e coletiva das atividades. afirmaram que houve contribuição na orientação tanto individual quanto coletiva.

assinalaram que houve apoio nas atividades práticas. Esta vivencia é importante para construir a identidade docente, como salienta Pimenta e Lima (2012, p. “O estágio como campo de conhecimentos e eixo curricular central nos cursos de formação de professores possibilita que sejam trabalhados aspectos indispensáveis à construção da identidade, dos saberes e das posturas específicas ao exercício profissional docente”. Quadro 4 4. O que você achou da utilização da plataforma virtual de aprendizagem (AVA-Moodle) para o desenvolvimento dos trabalhos, avaliações e comunicações de resultados durante a disciplina cursada? 66,7% muito satisfatória, recomendo para outras disciplinas, facilita a interação para a aprendizagem. Tive muitos problemas com o envio de atividades, não sabia aonde entrar para procurar determinada coisa ou enviar alguma atividade 16,7% Não foi relevante.

Elaborado pela autora Em relação ao uso da plataforma virtual de aprendizagem na disciplina de Introdução a Pedagogia, 66,7% considera uma ferramenta satisfatória por facilitar a interação no desenvolvimento da aprendizagem e indicam que deveria se estender a outras disciplinas. assinalaram ter dificuldade em utilizar a plataforma e que não sabiam desenvolver suas atividades com esta ferramenta. O que sugere para enriquecer a experiência do estágio da pós-graduação na colaboração para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Licenciatura em Pedagogia. A1 - Apresentação com aulas mais dinâmicas A2 - Debates e aulas expositivas. A3 - Senti um pouco de timidez nas estagiárias, sugiro um pouco mais de confiança e firmeza nas falas. No mais, perfeito.

A4 - Acho que apenas algumas aulas passaram a sensação de pouco produtivas, talvez se a dinâmica tivesse sido diferente nem isso eu teria a dizer. Conhecer e utilizar ferramenta como a plataforma AVA - Moodle possibilita o desenvolvimento dos trabalhos, viabiliza um novo campo de aprendizado para todos os envolvidos neste contexto. Essa etapa proporciona ao docente a atualização no seu currículo e integração com o professor supervisor e os alunos da graduação. Portanto o estágio supervisionado é uma experiência rica que contribui de forma efetiva e eficaz na formação continuada do professor. Nessa etapa, o estágio é instrumento de novos aprendizados e de novas experiencias para o profissional adquirir diferentes métodos de trabalho a partir de uma analise individual e reflexiva das suas práticas.

Deste modo, concluímos que o estágio supervisionado proporciona a oportunidade do docente reavaliar seus conhecimentos e aprimorá-los a partir de uma análise critica e reflexiva sobre os saberes alcançados, promove a convivência com a realidade acadêmica, para que possa por em pratica seus conhecimentos. São Paulo: Paz e Terra, 1998. MAZIERO, Andreza da Rosa; CARVALHO, Dalmo Gomes de. A contribuição do supervisor de estágio na formação dos estagiários. Acta Scientiae. V. Uberlândia: EDUFU, 2012 OLIVEIRA, Francisco Carlos de Mattos Brito; NASCIMENTO, Marcos Dionísio Ribeiro do. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Secretaria de Educação a Distancia (SEAD/UECE), Fortaleza, RDS, 2011. p. PIMENTA, Selma Garrido. – São Paulo: Cortez, 2014. PORTELA, Keyla Christina Almeida. Estágio supervisionado: teoria prática. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Editora Viena, 2007.

SANTOS, Oliveira dos Santos; ARAÚJO, Maristela Midlej Silva de Araújo. Disponível em: http://revistaunar. com. br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pr. Acesso em: 25 Set.

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