EMPREENDEDORISMO VERDE Estudo de Caso: Green Trash

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Administração

Documento 1

DESAFIO 3 – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 12 2. DESAFIO 4 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 13 3 CONCLUSÃO 17 REFERÊNCIAS 18 1 INTRODUÇÃO Para execução dessa produção textual levaremos em consideração o caso de “Empreendedorismo Verde na empresa Green Trash”. Contaremos com essa proposta para que ocorra a fixação do conteúdo ministrado no semestre. Buscaremos compreender e aplicar conceitos pertinentes aos fundamentos de Empreendedorismo; Ética, Política e Sociedade; Homem, Cultura e Sociedade; Sistemas de Informação Gerencial. A situação a ser estudada é o caso do empreendedor que, orientado por sua genuína preocupação com o bem-estar das pessoas e do planeta, decidiu constituir uma recente empresa, a Green Trash, especializada em produzir bens a partir de lixo, como o plástico, vidro e outros resíduos descartados. DAL’BÓ, 2008).

O empreendedorismo verde busca inovações que propõe melhorias, em prol da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade da humanidade, ou seja; está firmado no reconhecimento de que, o respeito, a sustentabilidade e a consciência ambiental, são fatores predominantes para a qualidade de vida da sociedade. É possibilitar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica. As pequenas e médias empresas formam a espinha dorsal da maioria das economias, proporcionando altos níveis de emprego e contribuindo extensivamente para o crescimento do PIB. As empresas de sucesso são impulsionadas por empreendedores apaixonados e comprometidos que reconhecem, criam e aproveitam oportunidades para capitalizá-las através de um negócio.

Isso ocorre porque eles ajudam os empresários a enxergar o cenário mais amplo, planejar com antecedência, tomar decisões importantes e melhorar a probabilidade geral de sucesso. Um plano de negócios bem escrito é uma ferramenta importante porque oferece aos empreendedores a capacidade de definir seus objetivos e acompanhar seu progresso à medida que seus negócios começam a crescer. Formular um plano de negócios deve ser a primeira coisa a ser feita ao iniciar um novo negócio. Os planos de negócios também são importantes para atrair investidores, para que possam determinar se sua empresa está no caminho certo e vale a pena investir dinheiro. Os planos de negócios normalmente incluem informações detalhadas que podem ajudar a melhorar as chances de sucesso da empresa, como análise de mercado, análise competitiva, segmentação de clientes, marketing, planos de logística e operações, projeção de fluxo de caixa e um caminho geral para o crescimento a longo prazo.

Sendo assim, conhecer as características de cada área será fundamental para a implementação dos tipos de inovação mais adequados, uma vez que, em toda companhia, existem alguns setores mais conservadores e outros mais revolucionários. Intraempreendedorismo é a modalidade de empreendedorismo que consiste na prática dos funcionários possuírem a capacidade de atuar como donos do negócio, ajudando sobretudo a movimentar a criação de ideias dentro das organizações, mesmo que indiretamente. O empreendedor corporativo é aquele que está sempre atento a riscos e oportunidades. Eventualmente, ele vai notar possibilidades que até mesmo os gestores da empresa deixaram passar. Além disso, por natureza, ele tem uma tendência a realizar, ou seja; a transformar sua ideia em realidade. Essas duas definições de individualismo são contrárias e não podem estar ambas corretas.

A ideia do homem como centro do universo, que usufrui de autonomia do espírito, liberdade da razão e exercício da vontade, é central na passagem do mundo medieval ao mundo moderno - cujo marco é a Revolução Francesa - e torna possível a afirmação do indivíduo como princípio e como valor. O liberalismo é uma teoria política, econômica e social embasada nos ideais de liberdade individual e mercantil, em que toda a população deve ter direitos humanos iguais para garantir a livre concorrência no mercado, e a busca pelo lucro. Dessa forma, uma das bases fundamentais do modelo é o individualismo, tendo em vista a sua prioridade em frente ao coletivo. Em outras palavras, ao não considerar a hierarquia social, cada ser humano se torna livre e igual perante o Estado e, portanto, vive em função das suas próprias necessidades.

O socialismo não mercadológico envolve a substituição de mercados e fatores monetários por critérios técnicos e de engenharia baseados em cálculos realizados em espécie, produzindo assim um mecanismo econômico que funciona de acordo com leis econômicas diferentes das do capitalismo. O debate do cálculo socialista, originado pelo problema do cálculo econômico, diz respeito à viabilidade e aos métodos de alocação de recursos para um sistema socialista planejado. Por outro lado, o socialismo de mercado mantém o uso de preços monetários, fatores de mercado e, em alguns casos, a motivação do lucro, no que diz respeito à operação de empresas de propriedade social e à alocação de bens de capital entre elas. Os lucros gerados por essas empresas seriam controlados diretamente pela força de trabalho de cada empresa ou acumulariam para a sociedade em geral na forma de dividendo social.

A política socialista tem orientação internacionalista e nacionalista; organizados por partidos políticos e opostos à política partidária; às vezes se sobrepõe aos sindicatos e, outras vezes, independente e crítica deles; e presente em nações industrializadas e em desenvolvimento. Como no caso do socialismo evolucionário, ou o estabelecimento e apoio de um estado de bem-estar social. Suas origens residem na década de 1860 como um socialismo revolucionário associado ao marxismo ortodoxo. A partir da década de 1890, houve uma disputa entre social-democratas revolucionários comprometidos, como Rosa Luxemburgo, e social-democratas reformistas, bem como revisionistas marxistas como Eduard Bernstein, que apoiaram uma abordagem mais gradual baseada na democracia liberal, com Karl Kautsky representando uma posição centrista. Na década de 1920, a social-democracia se tornou a tendência política dominante, juntamente com o comunismo dentro do movimento socialista internacional.

Uma economia solidária é outro método para nomear e conceituar os vários tipos de qualidades, práticas e fundações monetárias transformadoras existentes nos EUA e em qualquer lugar do mundo. Uma organização que se vê como parte da economia solidária geralmente vai além do alcance de objetivos puramente sociais: visa corrigir uma injustiça ao expressar solidariedade. Por exemplo, um clube esportivo local tem um objetivo social e, portanto, pode ser considerado parte da economia social, mas normalmente não seria considerado parte da economia solidária, exceto em circunstâncias especiais. DESAFIO 3 – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE Sabemos que a degradação ambiental do planeta tem sua origem na atividade humana, basicamente, na atividade econômica do capitalismo global. Neste contexto, entende-se que é através do desenvolvimento sustentável, que se pode mudar este quadro contraditório, garantindo assim a preservação da vida.

O desenvolvimento sustentável, é um modelo capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. As principais desvantagens são: dificuldade para estabelecer um bom relacionamento; necessidade de organizar o setor de logística; exigência de estratégias de SEO que exigem conhecimentos específicos. No caso estudado da Green Trash, o tipo de Ecommerce adequado é o modelo B2C – Business to Consumer; onde a relação é estabelecida entre uma empresa e o consumidor. Ou seja, é o tipo de comércio eletrônico onde as empresas interagem diretamente com o cliente final. Esse modelo corresponde também ao setor varejista do Ecommerce. Ecommerce e Loja Virtual são dois nomes usados como sinônimos. Considerando que o Online Shopping se limita apenas à transação de produtos que estão disponíveis exclusivamente online em troca de dinheiro.

Já a palavra “marketplace” é o resultado da união de duas palavras: market (mercado) e place (local). Representa um tipo específico de modelo de negócios de plataforma que se concentra em facilitar as trocas entre compradores e vendedores. Exemplos de plataformas de câmbio incluem mercados como Uber, Airbnb, eBay, e Amazon Marketplace. Pode se referir a um espaço aberto ou praça em uma cidade onde as pessoas compram e vendem coisas, ou seja, um mercado de rua. Entre as customizáveis, as mais utilizadas atualmente são WooCommerce baseada na plataforma WordPress, e sua concorrente PrestaShop. Ambas permitem total customização e são adaptáveis a qualquer segmento de atuação. Por outro lado, existem as plataformas prontas de comércio eletrônico que são desenvolvidas especialmente para esta finalidade, sem necessidade de contratar um profissional da área para administrar.

Estas ferramentas além de práticas, são escalonáveis, permitindo assim acompanhar o crescimento do negócio; e oferecem integrações prontas para os principais Marketplaces. Outras ferramentas primordiais para o destacar seu negócio, são as ferramentas de divulgação, como é o caso do Google Ads, onde a empresa poderá entrar numa espécie de leilão de palavras chaves, permitindo que conquistar clientes que buscar exatamente aquele tipo de produto nos mecanismos de pesquisas. Conhecemos as possibilidades de ações relacionadas ao planejamento de novos empreendimentos para ser capaz de contribuir com estratégias em busca de produtividade e competitividade em organizações promotoras do desenvolvimento, emprego e renda. Teorias que explicam o homem, a vida em sociedade e sua relação com o ambiente, bem como as possibilidades deste cenário ser modificado para continuidade da vida.

E no caso especifico da Green Trash, determinamos como podemos inserir a empresa em um novo modelo de negócio e mercado, aplicando as tecnologias de informação existentes de comércio eletrônico, como meio de expansão de vendas de seus produtos. REFERÊNCIAS AEVO.  Intraempreendedorismo: como e porque estimular na empresa. br/o-que-e-economia-solidaria/>. Acesso em: 14 fev. CRUZ, Luciene. Vantagens e Desvantagens do E-commerce. Disponível em: <https://administradores. DAL’BÓ, Reginaldo. As características e o perfil do empreendedor. Disponível em: <https://administradores. com. br/artigos/as-caracteristcas-e-o-perfil-do-empreendedor>. Disponível em: <https://ecommercedesucesso. com. br/diferenca-entre-ecommerce-e-loja-virtual/>. Acesso em: 14 fev. MATTOS, Alessandro Nicoli de. com. br/biologia/o-que-desenvolvimento-sustentavel-economia-verde. htm. Acesso em 11 de fevereiro de 2020. OILIVEIRA, Bruno. pdf>. Acesso em: 14 fev. SOUZA, Christopher.  Empreendedorismo verde. Disponível em: <https:///empreendedorismo-verde/>. br/artigos/5-beneficios-do-crm-para-sua-empresa-com-relacao-ao-tempo-e-dinheiro>. Acesso em: 14 fev.

Vargas Llosa, Álvaro; Montaner, Carlos A. Mendoza, Plínio A. A Volta do Idiota.

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