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Didática e psicologia na contemporaneidade e o papel do professor
Elaborar de maneira concisa os aspectos essenciais à educação na contemporaneidade, bem como dar ênfase aos conceitos aprimorados na didática desde o impacto na área educacional no início do século XX, onde o movimento Escola Nova de Maria Montessori (1870-1952) e Celestin Freinet (1896-1966), resultou em grandes mudanças no ponto de vista do educador.
Jean Piaget foi um idealizador educacional muito influente; relembraremos seus estudos que, por sua vez, confirmam o tema proposto. A seguir, veremos através dos estudos de Regina Célia C. Haydt fundamentos importantes para o nosso assunto.
Este tema foi escolhido em virtude de seu vigente impacto na educação a partir do início do século XX, e, até hoje, este conceito tem se mostrado útil nos principais centros de pesquisa e difusão teórica educacional. Trata-se de um instrumento para a compreensão e da utilização de metodologias favoráveis para o educador e o educando no processo ensino e aprendizagem.
É imprescindível que toda criança possa ser atendida na escola conhecendo-se a sua capacidade básica intelectual, considerando que, pelas suas diferentes fases, ela possa obter maior êxito em seu desenvolvimento. Partindo deste ponto de vista, dá-se a importância de se conhecer os conceitos basilares no processo ensino e aprendizagem bem como as definições psicológicas hodiernas mais conhecidas. Por esse
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HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 6. Ed. São Paulo: Ática, 2006. P. 29-32.
PIAGET, Jean. A notícia de Jean Amos Comenius: Prefácio. Em: Jean Amos Comenius, 1592-1670: Páginas selecionadas. Paris. UNESCO, 1957. p. 11-33.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 3. Ed. Rio de Janeiro, Forense, 1969.
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