PROJETO ESTAGIO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Outro

Documento 1

PALAVRAS-CHAVE BRINCADEIRAS, FALA, LINGUAGEM 2. VIGÊNCIA FEVEREIRO DE 2020 À JUNHO DE 2020 2. LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLA MUNICIPAL XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 2. INTRODUÇÃO Segundo PIAGET(1962), é por meio da linguagem que a criança justifica suas ações, afirmações e negações; e é ainda por meio dela que se podem verificar a existência de reciprocidade entre ação e pensamento, e consequentemente o estágio do desenvolvimento cognitivo da criança. Portanto podemos perceber que a aquisição da linguagem e sua evolução vão além de uma da capacidade e necessidade de formar palavras e compreender toda sua estrutura gramatical. Objetivo Geral Promover a estimulação da linguagem oral infantil através de atividades lúdicas. Objetivos Específicos: • Estimular a linguagem infantil através de jogos e brincadeiras.

• Promover a socialização das crianças no contexto escolar, a fim de fortalecer a troca de experiências e vivências oferecidas neste ambiente. METODOLOGIA Trata-se de um projeto que será realizado em uma escola do ensino fundamental na cidade de Várzea Grande, com intuito de estimular a linguagem infantil de crianças de 4 a 8 anos de idade, através de atividades lúdicas. As crianças serão divididas em 3 equipes: amarela, verde e vermelha. Materiais Utilizados: Serão utilizados TNT amarelo, vermelho e verde para diferenciar cada equipe, rádio portátil para a brincadeira de qual é a música, apito para determinar o tempo das brincadeiras. As atividades serão realizadas no pátio da própria escola. Todas as equipes serão premiadas, tendo o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Essa brincadeira tem como objetivo estimular à narrativa, ofertando à criança a oportunidade de expressar a sua interpretação da história. As atividades terão duração de 3 horas, no horário que a escola disponibilizar para a execução do projeto. CONCLUSÃO Tendo em vista todos os aspectos observados durante a execução do projeto e do meio em que essas crianças convivem, é importante ressaltar que o acompanhamento de um fonoaudiólogo no âmbito escolar é de extrema importância para o desenvolvimento linguístico das crianças bem como uma maior estimulação da linguagem uma vez que muito se sabe da importância que o meio desempenha no processo de aprendizagem das crianças. A estimulação da linguagem é feita pelos professores dentro do espaço, porém também deve ser reforçada pela família e quando está não está sendo suficiente deve-se buscar o auxilio de um profissional fonoaudiólogo este que atua diretamente no tratamento e estimulação da linguagem e seus aspectos objetivando uma melhor e mais efetiva comunicação, estando apto a identificar e tratar as causas que levam a essa dificuldade, estas que podem ser de origem multifatorial como aspectos cognitivos ou sensoriais, como por exemplo as perdas auditivas, que após identificadas deverão ser corrigidas e tratadas melhorando a aprendizagem, o desempenho escolar e a qualidade de vida do individuo.

BIBLIOGRAFIA SIM, SIM, I. Avaliação da linguagem oral: Um contributo para o conhecimento do Desenvolvimento lingüístico das crianças portuguesas.  Lisboa: Fundação Calouste Gulbenki PIAGET, Jean. V. A 2 19,00 T. N. T 3 11. PARECER ( )– APROVADO ( ) -REPROVADO ( )- REFORMULAR RECONSIDERAÇÕES (Apontaras reconsideraçõesnecessáriaspara reformulações) Data: / / Assinaturadoprofessor Assinaturado professor Curso de Graduação em Fonoaudiologia do UNIVAG.

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