Resenha-Resumo: PROFESSORES: ENTRE SABERES E PRÁTICAS
Tipo de documento:Projeto de Pesquisa
Área de estudo:Pedagogia
C. Professores entre saberes e práticas. Educação e Sociedade. A autora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, professora de didática e prática de ensino de história da faculdade de educação da universidade federal do Rio de Janeiro e doutora em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, inicia sua pesquisa lembrando que a relação dos professores com os saberes que ensinam que é um constituinte importante da atividade docente e fundamental para caracterização do profissional, tem tido pouca atenção por parte dos pesquisadores em educação que voltam, geralmente sua atenção para outros aspectos também importantes da atividade como, aspectos culturais, sociais e políticos. MONTEIRO (2001) cita até mesmo autores americanos que apontam a inexistência de pesquisas sobre os conteúdos ensinados, que é a forma como o conhecimento do professor se transforma em conteudo de instrução.
A autora trabalha o necessário reconhecimento do conceito de conhecimento escolar, como uma proposta de avanço na compreensão dos processos educativos.
360 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download