Resenha-Resumo: Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. -FORQUIN, Jean Claude.

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Teoria e Educação. A problemática ao qual FORQUIN (1992), tem como partida é a questão da escolha dos conteúdos de ensino e as implicações da sua incorporação nos programas escolares e como estes são constituídos e influenciados pela sociedade que circunda o âmbito escolar tem sido um, ponto cego nos dizeres do autor, pois esta não teve a atenção necessária até então e não foi estudado pela sociologia da educação, através de pesquisas nos anos 60 é que a sociologia da educação transformou- se em ramo de pesquisa, e por meio de estudos e descrições minuciosas, da micros sociedade neste caso é o ambiente interno da escola , que este ramo de pesquisa se desenvolveu. Uma abordagem mais explicita e direta nos leva a entender a especificidade das instituições de ensino, entende FORQUIN (1992) que ela não é um local apenas de fluxos humano com interações sociais e relações de poder mas também de gestão e de transmissão de saberes.

Por conta disso o currículo na forma institucionalizada como meio de estruturar os programas de ensino devem estar no cerne da questão, para reflexões sociológicas sobre a educação. O objetivo do FORQUIN (1992) é contribuir com reflexões sobre este assunto, para tanto o autor se baseou em trabalhos realizadas na França e na Grã-Bretanha, abordando quatro temas: os conteúdos de ensino como produto de seleção de uma cultura, as características da cultura escolar e os fatores sociais em jogo na organização disciplinar dos saberes e por fim a questão da estratificação dos conteúdos de ensino. O autor conclui sua análise refletindo sobre os limites da abordagem analítica dos currículos inspirada nos aportes analíticos da sociologia do conhecimento, lembrando que reflexões sociológicas ou até mesmo históricas podem contribuir para um dissolução da percepção “natural” das coisas, mostrando como os conteúdos e a programação didática dos saberes escolares são inseridos no campo escolar, FORQUIN (1992) finaliza assertivamente dizendo que os processos de ensino parte de grandes esforços, custos e sacrifícios de toda a natureza , portanto é preciso nos dizeres do autor “ensinar o que valha a pena” , portando devemos reconhecer que a sociologia como ciência, no momento em que foi escrita esta obra passava por um reconhecimento de questões conceituais normativas.

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