TRABALHO RELATORIO ESTAGIO - observações e experiências vivenciadas - educação infantil em creche

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

INTRODUÇÃO 3 2. OBJETIVOS 4 2. OBJETIVO GERAL 4 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4 3. JUSTIFICATIVA 5 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer, e vivenciar práticas de ensinos e: I. Condições de ensinos dinâmicos, criativos, usando a imaginação das crianças; Garantir o direito das crianças; II. Assumir responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias. III. Estabelecer vínculos afetivos, ampliando as possibilidades de comunicação e socialização infantil. Destacando sempre que o professor reflexivo é aquele que se alicerça sempre em ações que compreendam a correlação entre a teoria e a pratica, pensando sempre na reflexão na ação e na reflexão sobre a ação. Em início, para uma realização de um trabalho produtivo e principalmente, significativo é fundamental conhecer o espaço que será inserido tanto o professor quanto o aluno.

Necessário também se adequar aos conhecimentos prévios de cada aluno, assim mesmo como se refere vários teóricos como Piaget, Vigots ky, Ausubel e entre outros, pois de nada adianta querer jogar ou avançar em assuntos que porventura a criança não alcance o objetivo proposto que seria a aprendizagem e o desenvolvimento. Como sabemos cada criança possui uma capacidade de entendimento diferenciada, e é de grande importância para o docente respeitar esse tempo, pois assim, conhecendo o nível de seus alunos se faz um planejamento, trabalhando a partir do déficit e obstáculos concebendo e administrando situações problemas, para que nessa observação que o docente realiza, se fazer uma avaliação no processo de aprendizagem. É preciso despertar na criança o desejo de aprender, envolvendo em atividades grupais como também em atividades de pesquisa, atividades lúdicas, usando sempre a imaginação e etc.

É bastante interessante que se desenvolva a cooperação entre os alunos, como sabemos o aluno não aprende sozinho. Na realidade, o verdadeiro desafio do aprender, são pelo simples fato que aprender exige tempo, esforços, emoções, angústias quando se tem fracasso, da timidez, e principalmente, o medo do julgamento de terceiros e o professor deve estar sabendo sobre tudo. Durante o estágio de observação acontece muito o receio de pensar como o professor estará te pontuando, pois ali serão as primeiras experiências vivias da pratica, na sala onde observamos tivemos certa dificuldade, não só pelo fato de ter uma aluna especial, mas também porque na creche não há materiais específicos para um melhor ensino pedagógico do aluno e mesmo assim a professora desenvolve um processo interativo para a aluna de maneira básica, mas com emoção, e carinho, a professora sabe aplicar estratégias para sua sala, mesmo tendo dificuldade de recursos.

O professor tem um papel bastante importante na vida dos alunos, como todo trabalho enfrenta deveres e direitos. O professor, precisa prevenir em sala de aula a violência, lutar contra os preconceitos e discriminações tanto étnicas quanto sociais, tendo autoridade de comunicação dentro de seu ambiente de trabalho, e isso percebemos em sala durante o estágio com a professora Fernanda. o desenvolvimento dos alunos por estágios: sendo o primeiro Sensório - motor (0 a 2 anos), o desenvolvimento inicial das coordenações onde à criança começa a ter novas percepções e novos movimentos, o Período pré-operatório (2 a 7 anos) uma fase em que as crianças reproduzem imagens mentais, costumam usar um pensamento intuitivo que se expressa numa linguagem comunicativa. Aponta (Ferreiro & Teberosk, 1985, p.

na ideia de que não se deve privilegiar a mera codificação e decodificação de sinais gráficos no ensino da leitura/escrita, mas sim respeita o processo de simbolização, na medida em que a criança vai percebendo o que a escrita representa do próprio desenvolvimento da alfabetização. O que deve ser enfatizado seriam os aspectos construtivos das produções infantis durante a alfabetização. É de suma importância que o professor conheça seus alunos e saiba compreender principalmente suas fases na aquisição da escrita. d. Quando a criança brinca, ela tem oportunidade de conhecer o mundo e se conhecer. A brincadeira com regras e atividades dirigidas, permite explorar os processos capazes de fazer o brincar funcionar de verdade, favorecendo, dessa forma, a construção do conhecimento e o Desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças.

Adquirindo ainda valores culturais e morais, sendo que as atividades lúdicas devem visar à autoimagem, ajudando assim na autoestima e no autoconhecimento, pois ajudam a imaginar a fantasia e a criatividade. Essa criatividade ajuda a adaptar essas crianças (educadores, s. Para (Piaget, 1967, p. “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. O brincar envolve o corpo devido à manipulação de objetos. A criatividade é fundamental e é através dela que o indivíduo sente a liberdade de criar e recriar. Enfim, a estimulação, a variedade, o interesse, a concentração e a motivação são igualmente proporcionados pela situação lúdica. com, s. d. O professor é a peça chave para que o aluno passe a conhecer o lúdico, cabe ao mestre adequar-se a melhor forma de trabalhar a ludicidade em sala de aula, focando naquelas que possibilitem a melhor aceitação das crianças, para que dessa forma comece a despertar nos alunos as chamadas inteligências múltiplas.

Brincar é uma ação que ocorre no campo da imaginação, assim, ao brincar estar –se - á fazendo uso da linguagem simbólica. Poder brincar já é um processo terapêutico, brinca - se com o que não se pode entender, brinca-se para poder entender melhor e brinca - se para resinificar a vida. A brincadeira, apesar de não possuir natureza determinada, com regras e atividades dirigidas, permite explorar os processos capazes de fazer o brincar funcionar de verdade, favorecendo, dessa forma, a construção do conhecimento e o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças (Piaget, 1967). Segundo (Leontiev, 1991, p. “brincando a criança irá pouco a pouco aprendendo a se conhecer melhor e a aceitar a existência dos outros, organizando suas relações emocionais e, consequentemente, estabelecendo suas relações sociais”.

Meditemos então que brincar não significa apenas recrear-se, porque essa é a forma mais completa da criança se comunicar com o mundo e com seu próprio eu. Quando a criança brinca, ela incorpora valores culturais e morais, sendo que as atividades lúdicas devem visar à autoimagem, ajudando assim na auto - estima e no autoconhecimento, porque ajudam a imaginar a fantasia e a criatividade. ESTÁGIO SUPERVISIONADO O estágio foi realizado na Creche XXXXXXXXXXX, é localizada próxima ao centro, com 125 alunos de 2 a 4 anos de idade, e não é conveniada. FOTO 01: sala secretaria e direção: FONTE: Próprias Autoras. As condições da estrutura são mínimas, pois a creche funciona em uma casa construída de alvenaria de 11 cômodos, sendo: uma cozinha, uma sala da secretaria, três banheiros, uma dispensa, uma sala extra, e quatro salas de aula com pouco espaço, sem forro, pintura simples, área murada com portão fechado, existe uma área coberta de palha, sem piso, para momentos de recreação e lazer, toda a área interior da creche não é apta para o funcionamento para essa faixa etária das crianças, tem uma piscina pequena, mas não funciona por estar vazando água.

As iluminações das salas são simples, só tem ventiladores nas quatro salas de aulas, mas não são suficientes para o calor, as cadeiras escolares são de boa qualidade, mas o espaço das salas não é suficiente para colocar a mesa e uma cadeira para o professor. A cozinha é pequena e falta armário para armazenar alimentos, mas com boa higienização, a secretaria da creche não tem ventilador, os equipamentos de trabalhos mesa, cadeiras são bem precárias. FONTE: Próprias Autoras. As reuniões pedagógicas são realizadas mensalmente ou quando necessário, com a coordenação e ou com a secretaria de educação do município. As reuniões são responsáveis por formar um professor que fale com propriedade do que a escola pensa é formação, a transformação, de um grupo, com indagação e desafios, é um espaço de debate e articulação clara entre questões administrativas e as pedagógicas.

São notáveis que os todos da escola (creche) fazem seu esforço para uma transformação mais efetiva no modo de se conduzir a administração escolar, eles trabalham de uma forma participativa de se fazer a gestão escolar, coletivamente, pois a escola não consegue atuar sozinha em seu fazer pedagógico e administrativo. Ela precisa estar em contato direto com a realidade que a norteia, deixar-se permear pelo meio social onde ela se encontra, pois do contrário, a instituição escolar estará isolada de tudo que pode vir a influenciar diretamente em suas ações e ser alheia a todos os possíveis fatores só estará prejudicando o processo educativo e de construção da cidadania. FOTO 09: Finalização da aula com a colagem da arvore na parede.

FONTE: Próprias Autoras. Na sala onde observei os alunos tem uma faixa etária de 3 anos, de todos os perfis, carente e não carente, 47% são meninas e 53% meninos, uma sala de pequena de 15 alunos, onde a frequência e de 100% para meninos e meninas. Figura 09: Gráfico demonstrando Relação meninos/meninas FONTE: Próprias Autoras. Todas as atividades desenvolvidas geram em torno da rotina que se faz diariamente, e conforme datas comemorativas a professora se esforça para inovar, pois falta espaço, falta climatização, faltam condições de trabalho. Em forma de rotina, a professora trabalha com o seu máximo para tentar trazer uma boa aula e incentivar seus alunos na Educação Infantil, com a brincadeira e o lúdico, aliando também a questão da afetividade.

Na educação infantil se aprende brincando, e em uma aula especifica me chamou atenção, pois a professora trabalhou com os alunos sobre os cinco sentidos: olfato, visão, audição, paladar e tato. A professora trouxe: música dos cinco sentidos, frutas e chocalho. Ela cortou em pequenos pedaços as frutas e deixou uma de cada inteira, longe dos alunos, logo ela vendou um aluno por vez, explicando para eles que eles iriam brincar de adivinhar, seguindo com a brincadeira ela iniciava com a fruta inteira a criança palpava, cheira e por fim comia algumas já acertavam o que era no tato, outras no olfato e a maioria no paladar, depois ela usou o chocalho para eles ouvirem, por fim foi uma aula muito divertida e ela concluiu explicando sobre os cinco sentidos.

Alguns objetivos desta aula foram: Identificar os cinco sentidos, estimular as sensações, desenvolver o autoconhecimento, reconhecer e identificar os diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens, compreender as sensações que nos sãos despertadas, reconhecer os diferentes sentimentos que podemos ter e aguçar os sentidos e expressões. Em cada etapa o projeto poderá ser reformulado ou modificado a partir das necessidades e interesses das turmas. Durante o momento de recreação onde todos vão para debaixo da área coberta de palha, todos os professores permanecem com os alunos, pelo que observei não há muito conflitos pois todos os professores e auxiliares ficam perto das crianças, as professoras usam Dança, músicas, desenhos em TV, pinturas com tinta. FOTO 11: cantando e dançando. FONTE: Próprias Autoras.

FOTO 12: recreio supervisionado. Fez-se a observação durante 20 dias uteis, com coleta de dados, entrevistas e fotos, no jardim III, com alunos de 03 anos. CRONOGRAMA Descrição Jul. a set. Out. Novembro 2020 Jan. Acesso em 19 de Março de 2020, disponível em www. educadores. diaadia. pr. gov. uesb. br. s. d. Acesso em 19 de Março de 2020, disponível em uesb: http://www. e-brincar. blogspot. com. br/. s. Acesso em 19 de Março de 2020, disponível em infoescola. com: http://www. infoescola. com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-piaget/ www. infoteca. com. s. d. Acesso em 19 de Março de 2020, disponível em Profala: Disponível em :<http://www. profala. psicologia. pt/artigos/textos/A0358. pdf.

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