Projeto integrador

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Odontologia

Documento 1

Setor 6 1. Segmento 6 1. Stakeholders 6 1. Contextualização do problema 6 1. Material e métodos 7 1. Escolhemos a marca Kibon, pertencente ao grupo Unilever, que hoje é líder no mercado de laticínios para pesquisar sua preocupação com o desenvolvimento sustentável, e descobrimos que realmente existe um compromisso quanto a isso, por parte da marca. Desenvolvemos então, uma pesquisa de método survey, com um projeto piloto, a fim de identificar se seus clientes externos, tanto atacadistas quanto varejistas possuem essa mesma preocupação que a Kibon tem. Após aplicar a pesquisa, baseada no questionário Ethos -(Questionário de responsabilidade socioambiental, desenvolvido pelo Sebrae), obtivemos resultados de clientes externos varejistas. Para os stakeholders atacadistas, aplicamos o próprio questionário Ethos, sem adaptações. Os resultados da pesquisa foram positivos, e mostraram que cada vez mais as empresas estão buscando atingir o desenvolvimento sustentável, pois, além de lucro é importante também prezar pelos fatores ambientais e sociais a qual as mesmas estão envolvidas.

DEFINIÇÃO DE PROBLEMA 1. Setor O setor de lacticínios é o setor responsável por todos os produtos que possuem o leite como principal elemento em sua composição ou qualquer produto da indústria de leite. É considerado como laticínios o leite pasteurizado, leite desnatado, queijos, cremes de leite, manteiga, leite condensado, doce de leite, iogurte, bebidas fermentadas e sorvetes. Segmento O segmento a ser analisado é o sorvete, produto qual estamos analisando, não é nenhum tipo de produto moderno, tem sua produção deste a antiguidade, tem como seus ingredientes básicos produtos lácteos e não lácteos. Os produtos lácteos são os mais importantes porque fornecem a gordura e os sólidos não gordurosos do leite (SNGL), que desempenham importante papel sensorial e tecnológico.

Material e método Através de uma pesquisa de campo, analisamos as práticas de sustentabilidade dos clientes externo da marca Kibon, com base em uma adaptação do questionário Ethos, feito a um grupo de restaurantes e padarias de porte pequeno e médio no bairro de Jurubatuba em São Paulo.   Abaixo inserimos o questionário utilizado para nossa pesquisa: A análise dos questionários: 1- A empresa é contra a prática de pagamentos ou recebimentos irregulares de propinas, brindes, presentes, comissões e afins, que tenham como objetivo facilitar negócios ou influenciar decisões? 2- A empresa se preocupa em oferecer um ambiente físico agradável e seguro à seus funcionários, e buscar incentivar os cuidados com a higiene e saúde? 3- Os critérios em um processo seletivo de funcionários são isentos de discriminação em relação à gênero, raça, orientação sexual, idade e crenças religiosas ou políticas, bem como à pessoas deficiência? 4- As dependências da empresa contam com recursos para facilitar o deslocamento e a convivência das pessoas com deficiências motoras auditivas ou visuais? 5- A empresa conhece, entende e avalia os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente (como emissão de poluentes, erosão do solo, alto consumo de energia, de água, e etc.

mantendo relatórios para medi-los? 6- A empresa busca programar em suas atividades e dependências ações que visam preservar o meio ambiente? 7- A empresa procura orientar seus fornecedores a seguir seus princípios de responsabilidade social e se dispões à ajuda-los na implantação? 8- A empresa analisa as dúvidas, sugestões e reclamações recebidas e as utiliza como instrumento de aperfeiçoamento? 9- Em sua comunicação (contratos e mensagens publicitários), a empresa não utiliza conteúdo enganoso ou que induza o consumidor a erro de entendimento? 10- A empresa se preocupa em estar sempre com a comunidade de entorno, procurando minimizar os impactos negativos que suas atividades podem causar? De acordo com a análise dos gráficos, referentes as respostas obtidas, percebemos que a grande maioria das empresas tem preocupação com o meio ambiente, e com o bem-estar de seus clientes e funcionários.

Adequando o uso de produtos e equipamentos de qualidade, se comprometem a ações que levam a uma responsabilidade social mais ativa, como a economia de energia e água e a prática da coleta seletiva do lixo e reciclagem dos mesmos, por exemplo. Podemos perceber que as empresas estão procurando cada vez mais, melhorar os impactos negativos que muitas vezes elas podem causam ao meio ambiente, devido aos seus sistemas de atuação. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2. Unilever A Unilever possui três setores de produtos, sendo eles: HPF, ICE e FOOD SOLUTION, é uma multinacional de capital anglo-holandesa, Unilever emprega cerca de 265 mil pessoas em diversos países e situa-se entre as empresas que lideram o mercado mundial de bens de consumo. Seus produtos estão em 150 países e respondem por vendas anuais superiores a US$ 50 bilhões.

Atuando há 84 anos no Brasil, teve inicio em 1929, quando a Irmãos Lever S. A. br ● Logo: 2. Histórico de sorvetes O primeiro sorvete vendido no Brasil vem do Rio de Janeiro, trazido por um navio americano chamado Madagascar em agosto de 1834 com 217 toneladas de gelo. Em São Paulo, a primeira notícia de sorvete que se tem registro é de um anúncio no jornal: A Província de São Paulo de 04 de janeiro de 1978, que dizia: "Sorvetes - todos os dias às 15 horas, na Rua direita nº 14. A primeira fábrica de sorvetes do Brasil foi a U. S. Esta é uma visão completamente brasileira, pois em alguns países, o sorvete é considerado um alimento tão consistente quanto às refeições diárias. No Brasil, o consumo é diferente e para isso é necessário que as empresas invistam em propagandas e lançamentos constantes que atraiam o desejo e a atenção dos consumidores.

Mercado Alvo O consumo de sorvetes teve um grande crescimento desde seu surgimento no mercado, e no ano de 1949, a Kibon começou a produzir em São Paulo e no Rio de Janeiro, com o intuito de atender as demandas que haviam aumentado. No ano seguinte, essas duas fábricas necessitavam de uma expansão maior. A fim de aumentar seu catálogo de opções, surge no fim da década de 50, o sundae, picolés de frutas, sorvetes de copinho e em lata, além de bolo gelado; produtos que eram novidade no momento. REFERÊNCIAS Disponível em: <http://www. zonasulatende. com. br/Produto/Sorvete_Kibon_Sorveteria_Passas_ao_Rum_Pote___15_L_--78994 > Acesso em: 16 mov. Disponível em <http://www. Disponível em <http://www. setor1. com. br/ >. Acesso em: 20 nov.

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