GESTÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM SUSTENTABILIDADE

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

a)Me. Ma. XXXXXXXXXXX XXXXXX-XX 20XX SUMÁRIO 1 – TEMA. – Delimitação do tema. – PROBLEMAS DE PESQUISA. Apresentando ideias e estratégias de gestão pública para conscientizar a população sobre sustentabilidade como um todo. Nota-se cada vez mais uma maior preocupação com o uso dos recursos naturais, no entanto o Poder Público deixa a desejar no que se refere à aplicação de estratégias de conscientização em massa. Partindo desse fator estabelecemos princípios que podem ser aplicados pelos órgãos governamentais, com o caráter de conscientização. Nos procedimentos práticos, este é um estudo bibliográfico e de campo sobre: Gestão Ambiental com Ênfase em Sustentabilidade. Elaborado por meio de leituras, a partir de livros, sites, artigos, fontes eletrônicas que tratam sobre o tema pesquisado e sobre observação do ambiente ao nosso redor.

R (Biblioteca e ética na ciência: o princípio da precaução 2011) De maneira simples e clássica, podemos exemplificar o termo sustentabilidade usando como exemplo a exploração do Pau-Brasil (Caesalpina enchinata) pela cora portuguesa no início da colonização do Brasil. O Pau-Brasil era transportado até a Europa para a fabricação de tinta vermelha, tal cor era símbolo de prestígio e nobreza, assim sendo, houve uma grande exploração desta matéria prima, sem a preocupação com o que poderia ocorrer no futuro próximo, em consequência disto a espécie quase foi extinta e a Floresta Atlântica onde a mesma cresce, atualmente se encontra com somente 3% de seu território original, ou seja, neste exemplo não houve da parte da Coroa Portuguesa uma consciência sustentável.

Devido à exploração desenfreada no passado, atualmente estamos sofrendo com escassez de diversos tipos de recursos naturas, como falta de água de qualidade, poluição do ar atmosférico, diminuição de combustíveis e vários outros fatores de importância para a grande demanda da população. No futuro, todo e qualquer recurso natural estará sujeito a sofrer mudanças significativas, observando este comportamento, empresas e corporações estão criando uma consciência de sustentabilidade, sendo elas para alcançar novos nichos de mercado e obter lucro ou para garantir um mundo melhor para as novas gerações. Tal movimento é denominado de Marketing Verde ou Marketing Sustentável. Segundo (Moreira, 1992, p. caracteriza-se como impacto ambiental “qualquer alteração no meio ambiente em um ou mais de seus componente provocada por uma ação humana.

” A constituição da república federativa do Brasil de 1988, no seu Art. diz: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. SOCIEDADE E SUSTENTABILIDADE A busca de sustentabilidade resume-se à questão de se atingir harmonia entre seres humanos e a natureza, ou de se conseguir uma sintonia com o “relógio da natureza” (livro desenvolvimento e naturezaa pagina161) Desenvolvimento sustentável é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem as suas próprias neccesidades ( livro desenolvimento sustentável p. – Curitiba: Ibpex, 2007. p. Biblioteca Digital – Câmera do Deputados: Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Agenda 21).

SILVA, E. B.

901 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download