A importância do brincar na educação infantil jogos e brincadeiras

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

REVISÃO DE LITERATURA. O brincar: Brincadeiras e jogos. Educação Infantil. O papel do educador. CONSIDERAÇÕES FINAIS. The children education is an essential step in the formation of the child and the role of play is reflected in all areas of knowledge. The act of playing is essential in the formation of the character and the personality of the child, through which the child incorporates moral and cultural values. Playing reveals the world to the child and develops into the future. The play provides elements that stimulate the imagination and contributes to solve the most diverse situations, enabling the child to face challenges. Keywords: play, games, elementary school/ kindergarten. Estudar na infância somente o crescimento, o desenvolvimento das funções, sem considerar o brinquedo, seria negligenciar esse impulso irresistível pelo qual a criança modela sua própria estátua.

CHATEAU,1954, p. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9. a educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica. O objetivo desta 8 etapa é garantir a evolução da criança até 6 anos de idade, “em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” (BRASIL, art. Segundo o autor o brincar está intrinsicamente relacionado ao contexto social que a criança está inserida. A criança é um ser social, portanto, a brincadeira é uma aprendizagem social. A criança não brinca só, é necessário brinquedos, colegas, professores para mediar essa relação e transformar o brincar em algo estimulante. O brincar em grupo propicia o contato com a diversidade de pessoas, por meio de brincadeiras e jogos, a criança expande suas potencialidades, tornando-se um ser humano flexível, apto a dialogar e enfrentar situações diversas.

O brincar e o educar andam juntos, pois quando a criança brinca está aprendendo a ser um ser social, a criar amizades, explorar o mundo de forma sensorial e entrar em situações simbólicas. A escola de educação infantil pode enriquecer o brincar, criando espaços e materiais adequados para as crianças. O ideal é que as salas de aulas não tenham apenas mesas e cadeiras, mas que aja áreas com uma cozinha, um quarto entre outros espaços que estimulem a criança a emergir no faz de conta. Para criança entrar no faz de conta de brincar de médico, por exemplo, se não há nada no espaço que remeta minimante ao ambiente hospitalar, um estetoscópio, uma maleta de médico, não fará sentido para criança brincar disto.

No faz de conta da vida doméstica, é preciso ter uma boneca, cama, bercinho. Para brincar de cozinhar, é necessário um fogão, panelinha, mesa, copos e talheres. A forma que o espaço escolar é organizado é um aspecto relevante da proposta pedagógica, e por isso, deve ser pensada para promover o desenvolvimento e aprendizagem. Os espaços destinados aos alunos da educação infantil devem ser planejados considerando a visão de todos que fazem parte da instituição, sobretudo, das crianças que tem o direito de conviver em um espaço seguro, confortável e educativo. A organização do espaço escolar deve deixar tudo que seja adequado à criança ao alcance delas. Os espaços externos também devem ser considerados e valorizados, pois também são ambientes que propiciam aprendizagem e interações sociais.

“A mediação do adulto durante a brincadeira é essencial para a autonomia e auto-organização da criança. Crianças de 0 a 3 anos devem ter espaços (internos e externos) separados dos pré-escolares, tornando o ambiente seguro às suas atividades lúdicas e necessidades pessoais. Na fase da pré-escola entre 4 e 5 anos, as crianças são mais independentes e realizam várias tarefas sozinhas, inclusive as de autocuidado, o que garante ao educador maior tempo para trabalhar atividades que façam com que a criança imerja no jogo simbólico. As brincadeiras que reproduzem os fazeres adultos, percursos de corridas/obstáculos, proporcionam boas experiências. Nesta fase, as crianças já dominam os movimentos corporais básicos e devem aprimorar a corrida, os pulos e as cambalhotas.

Um ambiente tranquilo e relaxante favorece a exploração, conduzindo a criança a observar os outros brincando, escolher o que quer fazer, como fazer e com quem brincar. C. A importância de brincar para a Educação. Disponível em: <http://www. cartaeducacao. com. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2006. com/educacao/o-brincar-na-educacaoinfantil-alinhado-a-base-nacional-comum-curricular/>. Acesso em: 25 out. CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. ed. Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: <http://portal. mec. gov. bruc. com. br/arquivo/pdf2009/2693_1263. pdf>. Acesso em: 25 out. QUERO BRINCAR: a brincadeira de faz-de-conta e o desenvolvimento infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, São Paulo.

VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança.

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