TCC - MBA EM GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO BPM

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO A gestão de processos de negócios nas corporações é eminente para a eficiência e eficácia na realização de suas atividades. Consequentemente, estes auxiliam na produtividade das empresas. O objetivo desta pesquisa é entender a gestão de processo de negócios no contexto da globalização. Os objetivos específicos são os de entender o conceito de empresa, processos de negócios e investigar como se dá os processos de negócios no cerne do fenômeno da globalização. No intuito de alcançar os objetivos acima elencados, as empresas desenvolvem processos de negócios. No contexto da economia globalizada, estes mecanismos são um diferencial comparativo entre estas organizações privadas.

O objetivo desta pesquisa é entender a gestão de processo de negócios no contexto da globalização. Os objetivos específicos são os de entender o conceito de empresa, processos de negócios e investigar como se dá os processos de negócios no cerne do fenômeno da globalização. A pesquisa é eminente uma vez que a gestão de processos de negócios proporciona às empresas as condições necessárias para que suas atividades sejam mais eficazes, eficientes, produtivas e lucrativas no contexto de economia global. afirma que esta é a atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. As empresas têm como finalidade a potencialização de seus lucros com responsabilidade social e ambiental. Segundo Santos (2007, p.

na visão neoclássica, a firma é motivada por uma lógica maximizadora, visando obter a maior lucratividade no âmbito das opões tecnológicas existentes. A firma deverá buscar a maximização da produção e minimizar o custo total para certo nível de produção com o intuito de obter resultados satisfatórios e alcançar o chamado equilíbrio da firma. Em consequência de um ambiente competitivo, conduzir as suas ações por meio de processos torna o negócio mais seguro. Sendo assim, no entendimento de Rogério (2008, p. a empresa de processos tem uma visão diferente sobre a forma de organizar o trabalho produtivo. O planejamento dentro do negócio é essencial para o sucesso no ambiente de mercado. Por meio do planejamento as empresas orientam as suas estratégias e executam os seus esforços para alcançar os seus objetivos.

d, p. os processos de negócio mudam a cada dia e para acompanhar as necessidades advindas dele e dos problemas encontrados pelas organizações. As corporações são organizadas em áreas funcionais aonde são realizados processos que se iniciam de níveis mais elevados para os demais subprocessos, estes com o objetivo de tornar as atividades mais eficazes e eficientes. Segundo Mourão (2017, p. os processos se iniciam em um nível mais alto e se desdobram em subprocessos realizados por uma ou mais atividades dentro de áreas funcionais, sendo decompostos em tarefas e passos. O BPM surgiu na década seguinte, em 2002, com a ideia de gestão por processos de negócios e a visão da atividade da organização como um processo interdepartamental com o propósito de entregar valor ao cliente (MOURÃO, 2017, p.

Sabe-se que o desempenho nas organizações é essencial para a sobrevivência destas no ambiente competitivo de mercado. Para isto, muitas empresas se utilizam do Business Process Management (BPM) para alcançar este objetivo. Segundo Cruz e Filho (2011, p. o BPM fundamenta-se em uma visão integrada de gerenciamento dos processos, visando à melhoria do desempenho organizacional. Na concepção de Lima e Silva (2017, p. o gestor de processos de negócios precisa da circulação de informações seguras e autênticas no âmbito das organizações privadas. A utilização da tecnologia da informação na gestão de processos de negócios é desenvolvida para identificar possíveis falhas nas atividades no empreendimento, com isto permite os gestores analisar e encontrar as melhores soluções para as ineficiências. Neste caso, conforme explica Turban et al, (2007, p.

é de permitir coletar, armazenar, recuperar e disseminar informações para fins específicos. O uso da noção de exclusão, no âmbito das políticas públicas, permite a adesão às políticas que tratam os problemas sociais como adendos, e também como fatalidades decorrentes da hegemonia das leis econômicas e dos ditames do capital financeiro (fora dos quais se estaria excluído do mundo “globalizado” (FERREIRA, 2002, p. As empresas foram coagidas pelo sistema globalizante a inserirem os seus processos de negócios no contexto dos avanços da tecnologia. Além disto, pretendia-se que estas fossem, segundo Pretto (2001, p. sujeitos plenos que participam do mundo contemporâneo enquanto seres éticos, autônomos e com poder de decisão. O processo de inclusão tecnológica dos processos de negócios das empresas brasileiras segue uma lógica globalista e pressupõe, na opinião de Santos (2001, p.

para proporcionar o acesso significativo às novas tecnologias, o conteúdo, a língua, o letramento, a educação e as estruturas comunitárias e institucionais devem todos ser levados em consideração. O processo de inclusão tecnológica dos processos de negócios das empresas brasileiras procurou facilitar a comunicação e permitir uma melhor interação social entre os indivíduos dentro das corporações, uma vez que, neste processo, as barreiras que impediam contatos a longa distância deixaram de existir. Segundo Castells (2009, p. os meios de comunicação tornaram-se o espaço social onde o poder é decidido. O uso da internet, no processo de inclusão tecnológica dos processos de negócios das empresas brasileiras, é a de proporcionar à estas o acesso rápido ao conhecimento dos problemas que ocorrem no decorrer do planejamento e execução de suas atividades.

No contexto da globalização, a gestão de processos vivencia mudanças em consequência da facilidade de acesso à informação e o surgimento de aparatos tecnológicos. Neste sentido, as empresas se inteiram de suas deficiências nos processos de forma mais rápido pelo uso de redes de computador. A gestão de processos de negócios é desenvolvida para identificar possíveis falhas nas atividades no empreendimento, com isto permite os gestores analisar e encontrar as melhores soluções para as ineficiências com o auxílio de tecnologia no contexto da globalização. REFERÊNCIAS BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. v. BRASIL. BOOTH, A. Systematic approaches to a successful literature review. Sage publications, 2011. LAKATOS, Eva M. MARCONI, Marina A. Fundamentos de metodologia científica.

São Paulo: Atlas, 1991. LEMOS, André. NETTO, Francisco Sobreira. Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM segundo a Gestão Empresarial e a Tecnologia da Informação: uma revisão conceitual, 2009. PEREIRA, Danilo Moura; SILVA, Gislane Santos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento, 2010. PRETTO, Nelson De Luca. São Paulo: Cortez, 2001, p. SHAPIRO, Carl; VARIAN, Hal. R. A economia da informação. Como os princípios econômicos se aplicam à era da internet. Gestão de processos de negócio: um estudo de caso da bpmn em uma empresa do setor moveleiro, 2008. TURBAN, E. RANIER JR. R. K.

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