PRODUÇÃO TEXTUAL BLACK FRAUDE? – MARKETING 2º/3º SEMESTRE

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

ª Alessandra Petrechi de Oliveira  Prof. ª Dayane Freire Romagnolo  Esse processo visa capacitar e qualificar o aluno para o mercado de trabalho, cenário de sua futura atuação profissional.  Promover a aplicação prática dos principais temas estudados nas disciplinas do semestre. A produção textual é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Black Fraude? “O digital é uma cultura que todas as empresas e toda a empresa têm que abraçar, mas o digital muitas vezes vira um departamento. Aí é como dizer que no corpo tem departamento de oxigênio. O digital é complexo. Requer disciplina e recursos. São muitas variáveis e decisões tomadas em tempo real.

Morto é pensar tradicional. O que está morto são os velhos usos e as velhas lógicas. Um exemplo de empresa brasileira pioneira nisso? Magazine Luiza. Ninguém arrasou mais nesta Black Friday que a Magalu de Fred Trajano. Um sujeito simples, focado, sem frescura é hoje neste país a pessoa que mais entende sobre a integração do físico com o digital. A empresa é referência, atualmente, quando o assunto é diversidade, inclusão e acessibilidade, não só internamente, mas também para com o público consumidor, por meio das plataformas digitais. Muitos exemplos positivos foram evidenciados aqui, sobre o Magalu, no entanto, é comum nos depararmos com empresas pouco idôneas, que fazem mau uso da publicidade e ludibriam o público consumidor. Com a disseminação dos dispositivos digitais e do aumento de acesso à internet, ou em datas especiais, como a Black Friday, essa prática, infelizmente, é ainda mais comum.

E aí, o que era uma boa expectativa, torna-se uma triste realidade: a Black Fraude! PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Marketing O maior problema está em saber quando uma publicidade é ou não enganosa, pois não se pode confundir “enganosidade” com exagero, pois a finalidade da publicidade é tornar um produto ou serviço conhecidos e por ser direcionada ao público consumidor tem que ser correta, dentro da legislação e não pode induzir a erro, afinal o consumidor vai gastar seu dinheiro e tem o direito de saber o que esse produto realmente é (PIRES, 2017). É nesse contexto que entram os órgãos de defesa do consumidor e de regulamentação publicitária, bem como os profissionais de marketing, que devem exercer eticamente a profissão para que a relação sadia entre empresas e consumidores prospere.

Agora, que você já conhece a SGA para esta Produção Textual e alguns termos do mundo do marketing para identificar práticas positivas (ou negativas), chegou a hora de solucionar algumas tarefas: PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Marketing Passo 1: Conhecendo o mercado De modo geral, a realização de uma pesquisa pode auxiliar bastante o gestor em sua tomada de decisões. Por exemplo, uma pesquisa pode trazer informações importantes sobre o comportamento do consumidor e, a partir dessas informações, a empresa pode pensar e desenvolver estratégias para surpreender e agradar seus clientes. Segundo Kotler (2006): Uma empresa pode ter acesso a pesquisas de marketing de várias maneiras. A maioria das grandes empresas conta com departamentos de pesquisa de marketing, que costumam desempenhar um papel fundamental na organização (KOTLER, 2006, p.

Podemos entender que uma empresa que realiza boas práticas, com relação às suas ações de marketing, tem como resultado a satisfação do cliente e sua fidelidade por mais tempo. É importante que você associe o termo “comunicação” com a “promoção”, evitando confundir promoção com descontos para os clientes. De acordo com Kotler e Keller (2012), a promoção representa a “voz” da empresa e o meio pelo qual a empresa estabelece um diálogo com os clientes e é importante ter em mente que a estratégia de promoção deve estar adequada ao perfil do público-alvo selecionado pela empresa. Após verificar as boas práticas adotadas pelo Magazine Luiza, fazendo uma análise do posicionamento e estratégias adotadas, escolha uma empresa que teve práticas abusivas em relação à Black Friday.

Você deverá cumprir as seguintes etapas: a) Descrição da empresa escolhida: qual o ramo da empresa; faturamento; tipo de produto ou serviço; região; público-alvo; estratégias de comunicação. Insira o link do case e/ou site que utilizou para pesquisa. Cada um dos agentes e/ou intermediários que executam algum tipo de esforço para levar o produto até o público-alvo é considerado um nível de canal. No caso de sucesso do Magazine Luiza, como a empresa desenvolveu constantemente seus canais de distribuição? Como isso afetou positivamente no sucesso na Black Friday? e) No caso escolhido de empresas que NÃO realizam boas práticas junto aos seus consumidores, como foi desenvolvido o canal de distribuição? Como isso afetou o seu desempenho na Black Friday? Passo 3: Criando a reputação da marca Estudos mostram que os consumidores buscam informações on-line antes de realizar suas compras.

Sites de buscas e plataformas de redes sociais são as principais formas utilizadas para isso; os usuários conversam ou compartilham informações antes de adquirir o produto desejado. Toda essa interação on-line e comentários sobre a marca impactam diretamente em sua reputação, que é formada a partir da influência, visibilidade e engajamento. Portanto, no contexto das redes sociais on-line: a) Explique os conceitos de “engajamento”, “visibilidade” e “influência” e como esses contribuem para a formação da reputação de uma marca nos ambientes on-line e offline. Analisando essas tendências do comportamento do consumidor e procurando conhecê-lo melhor e atendê-lo em suas necessidades, o Magazine Luiza sempre inova e desenvolve ações mercadológicas. Umas dessas ações, em 2014, foi a criação do Luizalabs, um laboratório de Tecnologia e Inovação.

Um dos principais projetos elaborados pelo Luizalabs é o Bob, uma aplicação de Big Data que mudou a forma de trabalhar com conteúdo customizado no Magazine Luiza, alavancando as vendas e melhorando a experiência do consumidor. Pensando exclusivamente no comportamento de compra do consumidor online do Magazine Luiza, analise as questões a seguir e responda-as com base no seu conhecimento e nas leituras das referências de livros e artigos. a) As vendas pela Internet já ultrapassaram a marca de 23 milhões de usuários no Brasil, porém, a qualidade dos serviços de e-commerce não tem acompanhado essa evolução. Pede-se: Quais são os canais de compra e entrega que têm modificado o hábito de compra dos consumidores e quais deles são utilizados pelo Magazine Luiza.

d) Analisando o Bob (aplicação de Big Data do Magazine Luiza) e o e-commerce do Magazine Luiza, bem como as práticas como a Black Friday e a Liquidação Fantástica, quais foram os principais benefícios do Bob para a empresa? e) Dentre as principais tendências de consumo atuais encontramos o consumo midiático. O Magazine Luiza é uma das empresas que melhor trabalha com este tipo de consumo. Pede-se: Pesquise sobre o consumo produzido pela mídia e destaque uma ação do Magazine Luiza que está de acordo com esta nova tendência. REFERÊNCIAS ANDRADE, Lucas Magalhães. FÉLIX, Bruno Muniz. TAVARES, Elaine. CAVALCANTE, Ney Wagner Freitas. Fatores críticos de sucesso para adoção de big data no varejo virtual: estudo de caso do Magazine Luiza.

Revista Brasileira de Gestão de Negócios. KELLER K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. PINHEIRO, Wesley Moreira. O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT (NBRs correspondentes – Citações e Referências).  A produção textual deve ter, no mínimo, 7 e, no máximo, 15 laudas (páginas). No entanto, as referências não compõem o número de laudas especificadas. A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um texto que deverá ser postado em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).  Este trabalho deve ser realizado INDIVIDUALMENTE;  A capa do trabalho deverá conter o nome do(a) aluno(a);  Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido. Um ótimo trabalho! Equipe de professores.

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