A Importância da Inteligência Emocional na Liderança

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Nota ___________________________ Data da Aprovação: ____/____/______ BANCA EXAMINADORA: Prof. Assinatura________________________________________________________ Prof. Assinatura________________________________________________________ Prof. Assinatura______________________________________________________ RESUMO O presente estudo discorre sobre a compreensão atual, a respeito do conceito de inteligência emocional e de que maneira, sua aplicabilidade pode promover melhor funcionalidade de pessoas em cargos de liderança. Para tanto, a pesquisa concentrou sua análise no entendimento das emoções a partir da perspectiva neurobiológica e psicológica, e de que forma a disfuncionalidade emocional impacta no contexto do ambiente de trabalho, podendo ser fator condicionante para o desenvolvimento de doenças mentais como depressão, ansiedade e bournout. So, through this research it was possible to identify possibilities of methods, which make conscious the need and the importance of an emotional regulation, for the mental health context, above all, regarding the aspects of quality in the performance of leaders in management positions.

organizational management. Keywords: Emotional intelligence. Leadership. Organizational Management. Tipos de líder. DISCUSSÃO. As emoções e o ambiente de trabalho. Métodos para potencializar a inteligência emocional. O impacto da inteligência emocional na atuação de cargos de liderança. Assim, o foco deste estudo concentrou sua análise a partir da compreensão através dos cargos de liderança em organizações, no intuito de investigar aspectos de trabalho, como foco na inteligência emocional, e sua importância em cargos de liderança. Para tanto, se fez necessário apresentar os conceitos atuais de emoções e inteligência emocional, discutir a pluralidade conceitual de tipos de liderança e discorrer acerca de como a inteligência emocional impacta diretamente na fluidez de atuações em cargos de liderança.

Portanto, para compor esta pesquisa o método utilizado foi uma revisão bibliográfica sistemática que permitiu a compreensão de conceitos em relação a temas de relevância para a sociedade. De maneira que, foi possível identificar e discutir a problemática abordada de forma 9 concisa e evidenciada por ampla discussão que vem sendo abordado recentemente na literatura acadêmica. METODOLOGIA Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo exploratório de caráter qualitativo, utilizando como método a Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) em artigos publicados entre os anos de 2014 a 2019. Dentro dos critérios, buscou-se material de interesse na base de dados dos 10 Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSIC), Scientific Eletronic Library Online(SCIELO) e Google Acadêmico. A coleta de dados foi iniciada e finalizada no decorrer do mês de janeiro de 2020.

Nesse processo foram selecionados 5 artigos que contribuíram na produção deste trabalho, a primeira leitura foi seguida de fichamento dos textos a fim de, compor as ideias da estrutura do trabalho. Os dados estão no quadro abaixo especificando: título; autor do texto; ano de publicação e fonte. Tabela 1 – Base de dados Título A sociedade dos adoecimentos no trabalho. et al. Google acadêmico SIQUEIRA, J. S. et al. Scielo O impacto da inteligência emocional na formação de lideres organizacionais. as emoções “são feixes de pensamentos, sentimentos, sensações físicas e impulsos para agir”. De modo que, a forma que reagimos diante de nossas emoções pode tornar algo que teria um efeito momentâneo, em um sofrimento persistente. A neurociência explica as emoções como sendo aparentemente, uma espécie de sentimentos conscientes, mas estruturalmente elas são desencadeadas por eventos internos ou externos que enviam sinais para o cérebro.

De modo que, se configuram como respostas psicológicas aos estímulos, destinadas a nos afastar do perigo e nos aproximar da recompensa. As emoções são geradas constantemente, mas, em geral, não temos consciência disso. E finalmente o hipocampo que tem a funcionalidade de arquivar as memórias. Inteligência Emocional Antigamente o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo QI (quociente de inteligência), usado para testar a sua inteligência. Atualmente o método de avaliação utilizado nas organizações é a chamada competência técnica, conhecida como a inteligência emocional (IE), sendo responsável pelo sucesso profissional. No escopo da inteligência emocional, diversos autores se debruçaram na tentativa de conceituar o termo e aproximar seu sentido no máximo da compreensão entre a complexidade das emoções e sua relação com praticas, tomadas de atitude e comportamento em geral.

De modo que, na perspectiva psicológica, o entendimento de Leahy, Tirch e Napolitano (2013, p. Aspectos de liderança Uma boa liderança precisa ser cativa, convincente, e acima de tudo, servir de exemplo para os demais membros do grupo. Embora algumas características de personalidade sejam fundamentais para o perfil do líder, é possível desenvolver algumas técnicas conforme se trabalhe isso. Nesse sentido, a inteligência emocional, por exemplo, é fundamental. Posto que, quando você pensa em “o que é liderança”, deve analisar que se trata não apenas de uma posição em que se é colocado, mas sim em um conjunto de atitudes e comportamentos que levam determinada pessoa a se tornar destaque dentro de um grupo. Para Goleman (2012), o gestor é um formador de valores, e um receptor de todas as emoções do seu ambiente organizacional somado ao seu ambiente pessoal.

Além da tomada de decisão, o gerente é responsável por planejar e controlar a execução dos trabalhos de seus colaboradores no dia a dia de uma empresa. De modo que, para ser um bom líder gerencial, além da capacidade de liderança em desenvolver e capacitar colaboradores para o desempenho de suas funções, gerenciando crises 15 e demais conflitos que possam surgir, ele tem por papel conduzir de forma técnica os processos e atividades diárias de cada colaborador. Para Katz e Khan (1973), o conceito de liderança aparece na literatura das ciências sociais como o atributo de uma posição, contrapondo-se à proposição anterior, como a característica de uma pessoa e ainda como uma categoria de conduta, ganhando, porém, o mesmo contorno conceitual relativo que implica no agente influenciador e nas pessoas influenciadas.

Uma visão mais romanceada em torno do conceito de liderança pode ser observada a partir dos trabalhos de Meindl e Ehrlich (1987), que evidenciam que liderança é o ato de oferecer, através do líder, os meios logicamente convincentes e emocionalmente gratificantes para as pessoas trilharem as atividades de modo organizado, atribuindo a esse líder a prerrogativa de herói, uma vez que os seguidores, ao se concentrarem no líder, reduzem suas complexidades organizacionais a condições mais elementares, de tratamento mais simples. Evidencia-se, desta feita, o artifício da atribuição vinculado ao líder. É mais conhecido como um chefe do que um líder. Liberal Relaxado, tranquilo, não é exigente. Dá aos colaboradores liberdade para exercerem suas funções sem interferências diretas, participando apenas quando solicitado.

Contudo, deve atentar-se para que seus subordinados não fiquem sem condução nem cometam erros graves que prejudiquem o desempenho da empresa ou se acomodem e deixem de desempenhar suas funções. Visionário Otimista, empreendedor, Motivador Tem senso de oportunidade e um otimismo latente. Possui muito conhecimento e capacidade técnica, por conta disso, suas decisões são acatadas e seguidas pela equipe. Ele participa e auxilia todo o processo e passa segurança a seus liderados, tornando-se um exemplo a ser seguido. Leader Coach Assertivo, potencializado, empreendedor, visionário Sabe delegar com assertividade, uma vez que identifica as capacidades individuais de cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados. Ele apresenta desafios e novidades motivadoras, que criam um ambiente colaborativo e empreendedor, favorável à evolução profissional e ao alcance das metas da empresa.

estimula competências como, foco, comunicação holística e liderança, conduz projetos em parceria, leva em conta as opiniões dos colaboradores, desenvolve metas e objetivos efetivos, auxilia na resolução dos problemas que podem surgir na rotina profissional Total 8 Fonte: MARQUES (2018) adaptado pela autora. Portanto, refletindo sobre o ambiente de trabalho, como um contexto de intensidade, no que competem as atividades praticadas e as relações interpessoais, é imprescindível a percepção 18 de como as emoções são consideravelmente ativadas nesse ambiente, cabendo atenção ao trabalho de regulação emocional, como maneira de viabilizar a canalizar essas emoções em favor de uma melhor qualidade de vida neste ambiente. Pensando nesse fenômeno, diversos autores se ativeram em pesquisar e discutir modos de qualificar a vida no ambiente de trabalho.

De maneira que, nessa perspectiva destacam-se Goleman (2001) e Weinsinger (2001) que concentraram seus estudos na compreensão da articulação entre inteligência emocional e ambiente de trabalho. Métodos para potencializar a Inteligência Emocional A ciência já evidenciou que cada ser humano é único em suas características de personalidade, embora alguns traços comportamentais sejam comuns a grupos de pessoas. Anteriormente apresentamos algumas características comuns a determinados tipos de lideres de maneira que, discutiremos aqui algumas propostas de formas para potencializar as particularidades de cada tipo de líder. Isso é crucial para o seu sucesso Fonte: OLIVEIRA et al (2018). Assim, um líder que consegue despertar a compreensão de sua inteligência emocional diante de todos os domínios explorados na tabela 3, lhe confere a capacidade de uma atuação de liderança de qualidade Uma vez que, ele estará preparado para liderar, equilibrado em suas habilidades essenciais, que conforme Gobbi, Ribeiro e Biazon (2016), diz respeito a competências de direcionamento na execução de tarefas; a orientação para explicar o modo de execução correta da atividade; o apoio como modo de demonstração de confiança; e a delegação que é o senso de garantia de autonomia e liberdade na execução de tarefas.

O impacto da inteligência emocional na atuação em cargos de liderança. Pesquisa realizada por Oliveira et al(2018) investigou as vantagens encontradas em grupos de trabalho liderados por gestores que praticavam a inteligência emocional, em diversos segmentos de atuação no mercado de trabalho. De modo que, os autores concluíram que o equilíbrio para uma boa atuação de liderança, consiste no profissional estar apropriado de capacidade profissional, intelectual e equilíbrio emocional. REFERÊNCIAS ANTUNES, R e PRAUN, L. A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Serv. Soc. Soc, n. ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1998. GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. GOLEMAN, D. Trabalhando com a Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. GOLEMAN, D. O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas.

LEAHY, R. L; TIRCH, D. e NAPOLITANO, L. A. Regulação emocional em psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo comportamental. gov. br/cursos-e-eventos/17artigoss. html?start=20. Acesso em 15 Jan. MEINDL, J. vol. São Paulo: Editora Duetto, 2009. OLIVEIRA, E. A. et al. PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. ed. com. br/blog/qual-diferenca-entre-emocao-e-sentimentona-psicologia-2/. Acesso em 14 Jan. SIQUEIRA, J. S. WEISINGER, H. Inteligência emocional no trabalho: como aplicar os conceitos revolucionários da I. E. nas suas relações profissionais, reduzindo o estresse, aumentando sua satisfação, eficiência e competitividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

400 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download