A CONSTRUÇÃO DO HOMEM EMANCIPADO - UNOPAR

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 1 INTRODUÇÃO Este trabalho visa compreender a importância de se concretizar uma educação transformadora que promova a construção de um sujeito crítico e emancipado. Mostrando alguns aspectos da sociologia e como a educação é um processo amplo. O que é Sociologia: A sociologia estuda as interações presentes na vida e nas sociedades. Como é ligada aos fatos e à realidade, não há regras da conduta humana, porque esse é objetivo da filosofia e ética social. A palavra "sociologia" foi criada por A. Com a pedagogia o campo do conhecimento tem como contribuição em especial a ciências humanas.      A sociologia da educação e e os sentidos a essa disciplina, caracteriza sobre o fato do educativo contribuir para fundamentação das disciplinas que compreende a realidade educacional da sociedade brasileira o que a sua presença justificada.

      Sociologia é tentar compreender os fundamentos educacionais na pedagogia em seus valores, e normas sociais. Conforme a lei nº 9394 Art. º: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.  A autoridade é o meio essencial da ação educativa.   Essa concepção de educação e do papel do que professor influenciou as práticas pedagógicas adotadas no Brasil ao longo da sua história na educação e a atividade referente ao ensino que nela se realiza.  Como pode se observar nas tendências pedagógicas analisadas por Libâneo (1989), especialmente na sua vertente tradicional que tem no professor a figura central do processo ensino aprendizagem, como detentor do domínio de conteúdos que devem ser transferidos aos educandos que devem se portar passivamente como receptores de conteúdo.

  A análise materialista histórica de Marx vê a sociedade capitalista sob a perspectiva do conflito resultante das contradições produzidas pela divisão da sociedade em classes sociais, definidas pela adequação dos meios de produção, demarcando uma classe detentora dos meios de produção e da riqueza que provém do trabalho da classe trabalhadora.   Marx defende que a sociedade se estrutura por uma base nas forças produtivas e das relações de produção, donde se surgem as ideias, a política, a religião, o direito e a filosofia que constituem a superestrutura. Este trabalho foi muito importante para compreendermos a evolução da educação, antes usada para condicionamento das classes trabalhadores e atualmente pode ser usada para que haja uma igualdade, democratização da educação, que seja de qualidade e oferecida a todos, fazendo com todas as matérias estudadas neste semestre fizesse mais sentido, assim tivemos uma maior compreensão das matérias oferecidas.

REFERÊNCIAS Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos. A contribuição da Sociologia da Educação para a compreensão da educação escolar. Dissertação - Universidade Estadual do Estado de São Paulo, Botucatu, 1990. Disponível em: <http://www. camara. leg. br/documentos-e-pesquisa/edicoes/paginas individuais-dos-livros/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao-nacional>. Acesso em: 27 out. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.

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