Inteligência Emocional e Profissional

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Administração

Documento 1

De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e também de aprender a lidar com as emoções e sentimentos das pessoas a sua volta, com o objetivo de alcançar resultados positivos, não só na vida pessoal, como também na profissional, que é o tema que iremos tratar. As nossas emoções partem de um pensamento, pela manhã no abrir de nossos olhos, no bocejar, na esfregada nos olhos, começamos a experimentar as emoções, um pensamento começa a surgir seja ele de tédio, ansiedade, sofrimento, esperança, alegria e por aí vai a lista de sentimentos negativos ou positivos, é extensa, sê adotarmos algumas atitudes simples conseguiremos administrar esse lado emocional, atitudes como um pensamento positivo pela manhã trará a nós vitalidade, entusiasmo, alegria, saber administrar estes pensamentos gera a inteligência emocional.

Mas como posso ter ou quais são estas atitudes? É muito importante ser você mesmo com suas qualidades, competências independentes, se suas experiências são grandes ou pequenas, seja apenas você na sua simplicidade e humildade. Identifique os pensamentos negativos, aquilo que te deixa triste, ansioso, desanimado e substitua – os por pensamentos positivos como alegria, paz, animação. Não fique preso ao passado, pois na maioria das vezes te traz ansiedade, medo, raiva, sentimento de perda, ele não poderá mudar em nada o seu presente, use essas experiências para aprender e construir memórias melhores. Vejamos o local de trabalho é onde passamos a maior parte do tempo, com pessoas que inicialmente são desconhecidas, ao passar do tempo, é inevitável que façamos amizades e também inimizades, por sermos positivos demais ou negativos, por isso a importância de sermos nós mesmos o tempo todo.

É importante lembrar que no local de trabalho, apesar das amizades ao longo do tempo, nesse ambiente devemos o respeito, a gratidão e empatia por todos, e as emoções e atitudes negativas não devem caber nesse local. Por um lado, pode parecer difícil em lidar com situações como pessoas que querem te derrubar a qualquer preço, atitudes que exercem sobre você tais como manipulação, chegam até te intimidar e te coagir, esse é um dos momentos que necessitamos pôr em pratica a inteligência profissional e emocional. Essas atitudes vêm de pessoas que obtém cargos elevados e não sabem lidar com sua própria vida, é aí que devemos nos destacar com a inteligência profissional. A boa notícia é que existem formas de minimizar essas atitudes, assim como vimos como ser inteligente emocionalmente veremos aqui como ser inteligente profissionalmente.

Por exemplo, quando entramos em um ambiente de trabalho seja ele um profissional da tecnologia este já reconhece as emoções que irá surgir: cansaço, estresse, ansiedade, entre outros. Ao observar estes sentimentos devemos parar, analisar e identificar a causa para solucionarmos naquele momento, assim se aprender aos poucos administrar as emoções negativas. É muito importante saber falar e calar nos momentos certos, essa atitude é positiva para nós e para a equipe. Para se criar e formar uma inteligência profissional ou emocional é fundamental enfrentar situações adversas, devemos sempre lembrar que tanto a inteligência emocional como a profissional são um processo continuo e gradual da vida que deve ser desenvolvido ao longo dos anos com prática e perseverança, buscando ajuda até de profissionais da área da saúde emocional.

Nos tempos atuais, no mundo coorporativo a inteligência emocional é tão importante quanto ter habilidades técnicas para desempenhar uma função.

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