PROJETO DE PESQUISA - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - DEFICIÊNCIA VISUAL

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Logo, é possível conceituar a atividade física e destacar a sua importância e benefícios diante de um ambiente próprio para educação. O objetivo é discutir um meio de inserir o educando as atividades físicas permitindo sua inclusão entre os alunos sem necessidades específicas. Assim, vê-se necessário discutir a posição do professor diante da adequação de sua atividade na escola, moldando com o intuito de atender as necessidades especiais do portador da deficiência. O método para o estudo de campo traz um questionário voltado para alunos e professores. Palavras-chave: Educação física. A UNESCO como base de referência mundial, em 1994, promoveu uma assembleia que deu origem ao documento preenchido de propostas desenvolvendo um norte para uma sociedade inclusiva (UNESCO, 1994).

A Conferência Mundial de Educação Especial formalizou a ideia de uma educação inclusiva, aconselhando uma pedagogia voltada a criança satisfazendo suas necessidades. O Brasil, perante essa busca da inclusão do portador de necessidades especiais, traz na Lei de Diretrizes e Bases da Educação da Educação Nacional (LDB, 1996) o direito de estudo na escola regular, havendo o atendimento educacional especializado para o educando. Trazendo a educação um grande desafio garantindo a escolarização básica a todos os indivíduos, mostrando-se uma necessidade, como diz Neves (2010), de construir oportunidades respeitando as diferenças visando o futuro igualitário. Tal princípio da igualdade, reconhece as necessidades diferenciadas no meio educacional, entre os processos, há a necessidade do desenvolvimento de habilidades para educação física.

Mesmo que ele demonstre dificuldades para produção de algumas atividades, mostra-se que o indivíduo possui grande habilidade em outras tarefas. A autora Lucas (2011), em seu trabalho, comenta que o sistema Braille possibilitou, ao deficiente visual, a melhora do desempenho em diversas tarefas fazendo o papel de inserção na sociedade. Atualmente, a sociedade já tem uma visão mais esclarecida sobre a participação social do portador da deficiência, todavia é necessário promover a pratica das atividades físicas e que seja o direito à sua pessoa. A aprendizagem das atividades físicas Historicamente, o exercício por meio de esporte obteve início em 1958 no Brasil. Conforme Moreira (2007), só recentemente o profissional da educação física tem dado relevância a produção de conteúdo especializado.

Metodologia O trabalho tomou como base uma pesquisa de campo com o intuito de se aprofundar no assunto trazendo respostas claras sobre a realidade nas escolas. O objetivo é analisar a inclusão dos alunos na atividade físicas promovidas na escola, o modelo será qualitativo permitindo uma análise das respostas investigando em que situação essas crianças são inseridas. A aplicação do questionário permite uma coleta de dados havendo um registro escrito sobre as condições escolares. O modelo de entrevista é fechado, ou seja, estruturado, após a produção do roteiro, é apresentado aos professore entrevistado, alunos e diretor com uma breve apresentação sobre o trabalho a ser produzido, ocorrendo essa visita na Escola Municipal XXXX em XXXX, no estado da XXXX. Referencial teórico Moreira, W.

M. F. A Inclusão De Deficientes Visuais na Educação Física De Uma Escola Municipal de Anápolis-GO. UNB, 2011. Disponível em <http://www. B. H. Educação Física Adaptada Ao Deficiente Visual. Secretaria de educação do governo do paraná, 2010. Disponível em <http://www. br>. BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes Bases. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília.

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