PROJETO DE ESTÁGIO USO DE SOFTWARE AUTOR HOTPOTATOES COM BLOG

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

UTILIZANDO O SOFTWARE HOT POTATOES. BLOG. BLOG PEDAGÓGICO. OBJETIVOS. METODOLOGIA. é claro,dependendo apenas da criatividade do professor que pretende inseri-lo no seu planejamento. Diante da percepção de motivações nas diferentes áreas educacionais para o uso do computador, abordar-se o software Hot Potatoes com o intuito de demonstrar o potencial deste software e aliada a atividade lúdica que foi elaborada, despertando a manipulação do conhecimento histórico por meio do desenvolvimento de habilidades, cognições e emoções. A realidade é que muitos professores não trabalham com softwares educativos na sua prática docente, por não conhecerem os mesmos e, segundo citação de Coll (1997), “nenhuma inovação educativa tem sentido se não pode ser colocada em prática”. Valente (1999) e Levy (2004) apresentam ideia de que o computador é capaz de trazer ao processo de aprendizagem uma dimensão bastante interessante enquanto a questão de fuga da linearidade, comum ao ensino tradicional, além do mais, avalia o estudante quantitativamente pelo seu desempenho nesse processo.

Embora que se saiba que o computador não vai resolver todos os problemas da Educação, mas os recursos informatizados podem ser ferramentas extremamente válidas na construção de um conhecimento significativo, despertando o “saber pensar”, o “aprender a aprender”, a autonomia e a reflexão nos nossos alunos. No tipo Tutor o computador dirige o aluno, no tipo Ferramenta os alunos aprendem a usar o computador para manipular informações, e o tipo Tutelado são aqueles em que permitem o próprio aluno ensinar o computador. A classificação de um software educacional pode ainda ser definida como Tipo I e Tipo II. Os softwares do Tipo I consistem em ensinar da mesma maneira que se ensinava sem o uso do software, porém, com o uso dele, torna-se uma maneira mais fácil, mais rápida ou mais eficiente.

Já as aplicações do Tipo II têm como fundamental diferença proporcionar novas e melhores formas de ensinar. É importante salientar que o uso das aplicações do Tipo II não desmerece as do Tipo I, pois dependendo do que se pretende, as do Tipo I são muito úteis (MADDRUX et al. E o programa se encarregará de gerar os exercícios com seus testes e respostas, gerando ainda as páginas Web. Posteriormente, podem-se publicar estas páginas em um servidor Web (POTATOES, 2013). O programa Hot Potatoes é composto por exercícios do tipo: a) JQuiz – O JQuiz é um criador de perguntas/respostas com possibilidade de criação de vários exercícios na mesma janela. Pode conter um número ilimitado de perguntas, de quatro tipos (múltipla escolha, resposta curta, híbrida e seleção múltipla), e cada pergunta pode conter um número ilimitado de respostas corretas e incorretas.

b) JMix – O JMix é um criador de “sopa de letras”. UTILIZANDO O SOFTWARE HOT POTATOES O professor para usar o programa e desenvolver seus exercícios, não precisa ter maiores conhecimentos de informática e tampouco em linguagem de programação, como XHTML,JavaScript ou mesmo HTML. É apenas necessário que o docente crie e digite seus dados dos tipos textos, perguntas, respostas etc. e o programa encarregar-se-á de criar páginas Web, bastando salvar os exercícios. Depois de salvo, poderá entao enviá-las para seu site, se tiver um servidor disponível ou executar os exercícios em modo of line em qualquer computador, (HOT POTATOES,2013) O programa está organizado de modo que quase todos os pormenores das páginas podem ser personalizados facilmente. O professor ao criar seus exercícios, só precisa ir alterando as opções de configurações conforme as suas necessidades e demanda e se caso achar necessário.

Pode ser utilizado como um laboratório de escrita virtual onde todos os membros possam agir, interagir e trocar experiências sobre assuntos de mesmo interesse. Quanto a funcionalidade, o blog diferencia-se de outras ferramentas síncronas e assíncronas como chat, fórum, listas de discussão ente outras, pela possibilidade de interação, acesso e atualização das informações através de comentários e posts. Segundo Ganhão (2004), o Blog é uma abreviatura simpática que os internautas criaram para o termo inglês "weblog". Trata-se de uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. A mudança deve começar na escola através de uma abordagem construtivista de utilização de novas tecnologias onde o aluno possa construir novos saberes através do trabalho coletivo através do fazer junto com ooutro buscando uma comunidade de troca e construção de saberes.

O Blog pedagógico propõe uma abordagem diferenciada onde professores de diversas modalidades de ensino sejam capacitados a serem co-autores de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo que vão criando domínio da ferramenta. Os professores em seus projetos colocam questões críticas para análise que envolvam os alunos a refletir e buscar soluções para resolver problemas buscando autonomia e interação constante entre ambos formando uma teia de novos conhecimentos através da cooperação, ou seja, partilha de novos conhecimentos. Assim, professores e alunos tornam-se parceiros de aprendizagem, um interagindo com o outro, revendo e construindo aprendizagens juntos. O blog registra de forma dinâmica todo o processo de construção de novos saberes substituindo o antigo paradigma linear onde professor ensino e aluno aprende sem nenhuma interação.

• Rever conceitos do uso do computador no aprendizado diário • Mostrar a utilização do Blog • Difundir o uso de blogs ​ 4 METODOLOGIA Para a estruturação do trabalho será desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado, contendo as informações necessárias para elaboração da fundamentação teórica. Para a elaboração das atividades , será feito um blog onde serão abordados temas da disciplina e disponibilizado exercícios do Hot Potatoes, serão criados exercícioscom base no conteúdo em sala de aula, os quais serão observados pelo acadêmico, juntamente com a professora regente. Para aplicação das atividades, será levada a turma escolhida, e no laboratório de informática, serão colocados os exercícios de forma of line no navegador, FIREFOX ou outro disponível gratuitamente.

​ REFERÊNCIAS • BEZERRA, Lebian Tamar. Disponível em : http://educacao-e- tecnologias. l; il.   • COLL, C. e SOLÉ, I. Os professores e a concepção construtivista. In : COLL, C. Uma arquitetura de tutor utilizando estados mentais. Tese de Doutorado. Porto Alegre: CPGCC/UFRGS, 1999. • GUTIERREZ, Suzana. Zaptlogs. S. Softwares Educacionais. Disponível em: • MORAN, J. M & Outros. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Papirus, 2010 • VALENTE, J. L. C Centro de Referência Educacional. Disponível em: <http://www. centrorefeducacional. pro.

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