A INFORMÁTICA NO OLHAR INFANTIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Lingua Portuguesa

Documento 1

Palavras-chave: Informática, Educação, Multidisciplinaridade. ​ 1 INTRODUÇÃO A alfabetização infantil no contexto atual se norteia no âmbito onde o aluno tem 03 (três) anos para alcançar, sendo que seu início deve acontecer com (seis) anos de idade, e para que esse objetivo seja alcançado deve haver cumplicidade entre educador, aluno e recursos para que esse possa conseguir atingir tais metas. A disparidade que há entre alfabetização feita nos anos 80 do século passado e atualmente é gritante. Atualmente, têm-se inúmeras ferramentas educacionais e tecnológicas as quais não existiam antigamente. O uso dessas ferramentas torna-se o processo de alfabetização simplificado, pois passa a utilizar recursos e meios tecnológicos que são disponibilizados por meio de projetos educacionais, visando a alfabetização na idade correta.

O trabalho na escola lida o tempo todo com tecnologia, mas raramente se ocupa de produzi-la. O que as tecnologias digitais nos trazem de especial é, com efeito, a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento, divulgá-lo e compartilhá-lo. O uso da tecnologia na educação requer sem dúvida, um olhar mais abrangente. Logo, é preciso que haja, nesse processo, o envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e desenvolver um currículo condizente com a sociedade tecnológica, que deve se caracterizar pela integração, complexidade e convivência com a diversidade de linguagens e formas de representar o conhecimento. Para que seja possível usufruir das contribuições tecnológicas digitais na escola, é importante considerar suas potencialidades pra produzir, criar, mostrar, manter, utilizar, processar, ordenar. Segundo Tornaghi, Prado e De Almeida (2010), ensinar é organizar situações de aprendizagem, a fim de criar condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade.

A forma ideal de ensinar é, com efeito, aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e de interpretar o mundo e que o leve, efetivamente, a aprender de forma significativa e com sentido. Torna, portanto, potencializar o desenvolvimento do aluno a fim de que ele consiga lidar com as características e com as demandas da sociedade atual, que enfatiza, por exemplo, ser importante que o aluno tenha autonomia para buscar, constantemente, novas aprendizagens. Com esse novo paradigma, Almeida e Prado (2005), dizem: O uso da tecnologia na escola, quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltara para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional Para Perrenouud (2010), se torna essencial que a tecnologia seja compreendida para que possa ser utilizada, de forma integrada, na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo.

Não deve ser portanto, apenas um apêndice do processo educacional. O mundo passa a ser visto com uma série de desafios que devem ser superados e, com isto, criam-se oportunidades para a construção de conhecimento. O USO DA INTERNET NA SALA DE AULA A utilização do recurso da internet em sala de aula, traz vários benefícios ao aprendizado dos alunos, proporcionando que os professores de uma forma inovadora possam trabalhar seus respectivos conteúdos de forma dinâmica e que o educando se torna entusiasmado com o que lhe é apresentado, com isso, contribui para um bom desempenho do seu aprendizado. Mediante as mais variadas inovações tecnológicas atualmente em nossa sociedade, a Internet se torna o recurso que tem alcançado destaque na aplicação da Informática em ambientes educacionais.

Para Rodrigues (2011), isso é devido ao seu aspecto atrativo, ágil e dinâmico, quando bem empregada pode se tornar uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem. A internet traz muitos benefícios para a educação, tanto para os professores como para os alunos. A interação bem sucedida aumenta a aprendizagem. Deve-se salientar que: A Internet foi concebida como um ambiente de informação e pesquisa, depois evoluiu para um ambiente de transação e relacionamento. Por isso, de certo modo ela dá uma dimensão do conhecimento humano atual, sejam coisas importantes, notícias, ou banalidades, cotidiano, vida das pessoas comuns. Há espaço para tudo e todos. Isso é de grande valia para a educação. Precisa-se reconhecer a confiabilidade e a credibilidade um site. Os sites são endereços de Internet, com páginas estáticas ou dinâmicas, contendo os mais variados tipos de informação e podem ser acessados por qualquer pessoa conectada na Internet.

LEITE, 2004) De acordo com Existem maneiras que auxiliam identificar a qualidade de um site e, nessa questão particular, o um site educativo. O site educativo deve ter implícito os princípios básicos estruturais, de navegação, de orientação, de design e de comunicação de qualquer site mas, para além disso, um site educativo tem que incentivar os utilizadores a quererem aprender, a quererem consultar e a quererem explorar a informação disponível. Para isso, o site deve integrar atividades variadas. CABRAL;LEITE, 2008). RELATÓRIO DA PRÁTICA A prática do paper foi realizada na Escola de Educação Básica Pe. Miguel Giacca, situada no Distrito de Rio Maina em Criciúma-SC, onde turma selecionada foi a 3ª Série 02 do período vespertino, sendo essa escolhida por ser tratar do último ano para alfabetização das crianças e a logística, visto que um colega do grupo iria participar da prática;sendo que sou Professor Orientador de Tecnologia Educacional da instituição nos períodos matutino e vespertino A importância da aplicação se deu para uma integração entre o computador e os alunos e principalmente a discussão sobre a preservação do meio ambiente em que se vive e o que se pode fazer para preservar o que se tem.

A questão de fundamentos da computação torna-se importante no momento em que o aluno começa entender como o computador entende e principalmente o que “pode” e principalmente o que “não se pode” fazer no computador, questões pontuais para melhor aproveitar os recursos que essa máquina nos proporciona no nosso dia a dia, onde se mostra uma ferramenta cada vez mais imprescindível no âmbito social e principalmente no meio escolar, onde seu uso cresce consideravelmente e para isso deve-se preparar os alunos para seu uso de forma correta e sadia. METODOLOGIA USADA NA AULA Como citado anteriormente, a aula prática aconteceu na EEB Pe. Fonte: Autor Figura 02– “ Professor Convidado e a Professora da Sala. Fonte: Autor Após a exibição do vídeo, iniciou a apresentação do site educativo educacional, onde optou-se por trabalhar com o site www.

universoneo. com. br, conforme Figura 3 abaixo Figura03 – site: universoneo Fonte: www. De acordo com a professora, a aula se mostra de grande valia, pois proporcionou uma integração por ela lecionado e principalmente por se tratar do último ano para que os alunos se tornem alfabetizados, o uso de site educativo torna o ensino de disciplinas vistas como difíceis como Matemática e Português, facilitadas com uso de jogos de sites educativos. “ Podemos trabalhar o conteúdo na sala de aula convencional e ir para o Laboratório de Informática reforçar o conteúdo com uso de sites educativos, onde encontra-se jogos educativos que estimulam a compreensão do conteúdo passado em sala, de uma forma divertida usando a maneira lúdica do aprendizado. ” 5 Considerações Finais O Ensino-aprendizagem da informática são fatos reais na sociedade atual em que se vive, não se pode desconsiderar o uso de tal ferramenta no dia a dia da população e no âmbito educacional a realidade não deve ser diferente O Professor Orientador da Sala de Informática, mesmo com todo o esforço que faz, as vezes se torna refém do círculo vicioso que as crianças mantém, onde criam uma imagem que o Laboratório de Informática é uma extensão de uma “Lan House”, onde a criança pensa que tem que ir ali para “jogar joguinho”.

Deve-se incentivar e principalmente mostrar para o aluno principalmente nessa fase de alfabetização que ele pode “jogar joguinho”, mas que esse deve ser ser educativo ou principalmente um site educativo, como por exemplo o que foi usado na prática. Vir para o laboratório deve ser prazeroso para a criança mas essencialmente educativo, onde ele use os recursos pedagógicos para sua alfabetização e aprendizagem. Rio de Janeiro: 2008, KALINKE, M. A. Internet na Educação. Pinhais: Expoente. MORIN, E. RAMOS, Edla Maria Faust, ARRIADA, FIORENTINI, Leda Maria Rangearo. Introdução à Educação Digital. ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009. ROCHA, Fernanda dos Santos; REIS, GláuciaAlmeida. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2008.

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