RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

– RU 1953572 GREICE L. CYPRIANO DE OLIVEIRA – RU 1947373 2ª LICENCIATURA – PEDAGOGIA 2017-7 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CRICIÚMA 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER CARINE TISCOSKI – RU 1393134 CARLA H. DE OLIVEIRA TORQUATO – RU 1919172 DENISE DE LUCA K. DO N. – RU 1953572 GREICE L. Concepção Pedagógica da E. E. F São Cristovão. Descrição e Análise Reflexiva das Atividades de Estágio Supervisionado. Plano De Aula (Etapa 2 – Anos Iniciais Do Ensino Fundamental). Conhecer o espaço escolar é extrema importância para organizar ideias que aprimorem os conhecimentos que cercam o processo educacional. A disciplina de Estágio proporciona ao acadêmico todo este norte de como se desenvolvem as competências em sala de aula. A prática de estágios nos Cursos de Pedagogia é essencial para a formação de um profissional da educação qualificado, que diante de situações reais que possam existir e no âmbito escolar reflete como lidar com tais situações, as quais acontecem corriqueiramente nesse ambiente e, com a preparação com o estágio proporcionara, saberá resolvê-las com a maior presteza e habilidade possível.

Neste Relatório, mostra-se como foram realizadas as observações em sala de aula, além de demonstrar o Projeto Político Pedagógico das Escolas (PPP) e descrever a experiência do estágio minuciosamente, indicando os pontos positivos e negativos que foi percebido em sala de aula, assim como as atividades realizadas nos períodos descritos no início. DESENVOLVIMENTO 2. Os alunos são oriundos do Bairro Centro, Santa Clara, Santa Ana, Santa Isabel, e filhos de funcionários da Empresa JBS alimentos, a qual fica próxima ao CEI. O CEI segue o calendário definido pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Forquilhinha-SC, o início das aulas em 13 de fevereiro e o término em 21 de dezembro de 2017, sendo que durante as férias de janeiro e até o início das aulas regular, é oferecida a opção de colônia de férias.

A concepção pedagógica do CEI Tia Octávia, é toda voltada para o bem-estar da criança, sendo assim, todos os profissionais envolvidos devem primeiro saber que o amor e o respeito pela criança são os norteadores daquela instituição. O CEI deve ser o lugar acolhedor, agregador, pois a criança está deixando o seu lar e vindo para um ambiente no primeiro momento estranho para ela, muitas vezes não sabendo por que veio ali. Transformar esse ambiente até estranho para criança em um local que pode ser chamado de segunda casa, esse é a concepção do CEI Tia Octávia. Tanto isso é importante, que está bem explícito no seu PPP, cuidar e educar e esse educar não somente na forma convencional, mas também no lúdico.

Descrição e Análise Reflexiva das Atividades de Estágio Supervisionado No CEI Tia Octávia, o Corpo Docente é muito atencioso e preocupado em relação ao bem-estar dos educandos (vigilantes no seu desenvolvimento e aprendizagem), visitantes, estagiários e todos os profissionais que ali estão, tentam fazer e conseguem transformar O CEI em uma segunda casa para os educandos. No período de estágio, observamos a turma do Maternal II, tendo como professora regente de sala a professora Mislaine Pereira, uma turma composta por 17 crianças, sendo 09 meninas e 08 meninas, com idades entre 01 e 02 anos, sendo que 11 crianças ficam no período integral, 03 apenas no período matutino e 03 no vespertino. A rotina diária envolve a higienização, alimentação, atividades pedagógicas e brincadeiras.

O seu planejamento é elaborado semanalmente, dentro das propostas e de acordo com o currículo. Depois do jantar as crianças são arrumadas e enquanto esperam os pais ficam brincando na sala mesmo, o encerramento se dá 18h30min. No Berçário I: Algumas crianças chegam as 04h30min, e os demais chegam depois das 06h30min. As 07h00 horas as crianças são acordadas e é oferecida a mamadeira para aquelas que chegaram de madrugada, as outras já saem de casa alimentadas, depois da mamadeira é trocada a frauda. A hora atividade da professora é das 10h40min até 12h00min porem a professora do berçário I é a mesma do berçário II, no período da manha ela ficam segunda quarta e sexta no Berçário I nas terça e quinta no berçário II.

A professora entra na sala as 08h00min horas, ai é oferecido biscoito e depois ela faz atividades com eles, quando terminada a atividade e se o tempo for bom (sem chuva e/ou sol muito forte) elas vão brincar na rua senão ficam dentro da sala mesmo. O carinho das crianças é um estímulo para continuar, pois um abraço e um sorriso de uma criança são imensuráveis. A Educação Infantil é fascinante, conhecer essa rotina dessa forma de Educação o cotidiano escolar; colaborar nas atividades propostas; auxiliar em questões importantes e por fim participar das aulas foi de extrema importância para formação do profissional de Pedagogia. PLANO DE AÇÃO (ETAPA 1 EDUCAÇÃO INFANTIL) IDENTIFICAÇÃO: CEI TIA Octávia Professora: Mislaine Pereira Estagiárias: Carine Tiscoski, Carla H.

de Oliveira, Denise de Luca k. do N, Greice Leal Turma: Maternal II Número de alunos: 17 Tempo de duração da aula: 2 aulas Eixo Trabalhado e Conteúdo: Meio Ambiente “conhecendo os sons e os bichinhos de estimação” Objetivos: • Identificar o som referente o animal; • Conhecer determinadas espécies de animais; • Principais características; • Desenvolver o carinho e a estima pelos seus bichinhos Recursos/ Materiais utilizados: • Vídeo sobre o tema: ◦ Bichinho de Estimação na Família disponível em: https://www. Atualmente a diretora é a Professora Claudineia Nazário, pós-graduada em História Contemporânea e do Brasil. O Estágio foi realizado no período de 17 de Julho a 31 de Outubro de 2017. A observação e atuação se deram com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental.

A EEF São Cristóvão, atende em turno integral das 08h00min às 17h00min; vespertino da 13:20hs Às 17:20 e no período noturno das 19:00hs Às 22:20hs. O turno para o desenvolvimento desse estágio foi o vespertino (13h00minhs às 17h00minh). A escola é interlocutora e inclusiva. Os objetivos são as prioridades da escola. Objetivo Geral: • Proporcionar os meios e instrumentos que permitam ao educando compreender o contexto em que está inserido para que possa agir de forma crítica e transformadora à medida que adquire a capacidade de elaborar os conhecimentos de forma sistemática, melhorando assim sua qualidade de vida. Objetivos Específicos: • A Unidade Escolar objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso e permanência, da obrigatoriedade do Ensino Fundamental e da gratuidade escolar; • A proposta é uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício de direitos e o cumprimento dos deveres, sinônimos de cidadania; • Promover a integração da escola com a comunidade; • Oferecer à comunidade um sistema de educação permanente.

• Proporcionar aos educandos os meios para que eles desenvolvam suas potencialidades. Terminado a apresentação formal, a professora deu início às atividades propostas em seu planejamento, o qual é elaborado bimestralmente e supervisionado pela Assistente Técnica Pedagógica, Professora Fernanda Paixão. Observamos que a turma é bem participativa e a professora gosta de ministrar aulas expositivas, fazendo uso de tecnologias em suas aula tornando suas as aulas mais atrativa e a turma mais concentrada e “sedenta” de conhecimento. Durante esse período, foram várias as oportunidades que tivemos em aprender a como lidar com os alunos do Ensino Fundamental I. Os alunos têm atividades que são desenvolvidas em sala de aula e também as tarefas de casa, sendo que essas são cobradas no caderno pela professora, onde o aluno que não a realiza é cobrado e posteriormente comunicado seus responsáveis.

A Professora Marcia de Oliveira Souza, tem uma larga experiência com turmas do Ensino Fundamental I como também na escola, pois foi onde iniciou sua carreira e permanece lá nesses 23 anos de experiência como professora. Para exibição da História em Quadrinhos foi utilizado um projetor multimídia que a escola possui e que já estava reservado para o momento. AVALIAÇÃO Os alunos foram avaliados pela sua participação durante as atividades, pela história em quadrinhos desenvolvida e apresentação da mesma. CONSIDERAÇÕES FINAIS O estágio foi a primeira etapa nessa longa caminhada que a Pedagogia nos proporciona. Ter realizado o Estágio, foi muito importante, pois conseguimos agregar a prática pedagógica ao conhecimento ao teórico até o momento adquirido.

Prática e teoria se fundem, para que o profissional possa realizar um trabalho de extrema qualificação. B. org) Aprendizagem humana. São Paulo: Casa do psicólogo, 2007. BRASIL. MEC. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Vozes: Petrópolis, 1995. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. DE OLIVEIRA TORQUATO RU 1919172 DENISE DE LUCA KULKAMP DO NASCIMENTO RU 1953572 GREICE LEAL CYPRIANO DE OLIVEIRA RU 1947373 EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL CARINE TISCOSKI RU 1393134 CARLA H. DE OLIVEIRA TORQUATO RU 1919172 DENISE DE L. K. DO NASCIMENTO RU 1953572 GREICE LEAL CYPRIANO DE OLIVEIRA RU 1947373.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download