VISÃO COMPARATIVA PARA DECISÃO DOS TRANSPORTES MODAIS NO BRASIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Palavras chave: Transportes – Modais – Vantagens - Desvantagens. ABSTRACT This article presents the transport modalities describing their characteristics and showing the best suitability in the decision making for the delivery of cargo to the final customer, also portrays the advantages and disadvantages of each mode of transportation expressing its essential factors such as distance, flexibility , speed, costs, reliability, among others. The scope of the study is the bibliographical review on the topic, advantages and disadvantages among the modes of transportation in Brazil. The result of the study shows that it is essential to the integration between transport modes, and it has a primordial role in Brazil, besides contributing to the economy of the country. Key words: Transport - Modalities - Advantages - Disadvantages. TEORIA APLICADA 3. Transportes no Brasil No Brasil o sistema dos modais de transporte para carga, iniciou com a exportação de produtos primários, era limitado aos transportes fluvial e ferroviário.

Com a criação a primeira estrada de ferro, o sistema viário de âmbito nacional foi montado com base nas ferrovias, mas esse conceito foi modificado com a mudança na economia, tendo como destaque o setor rodoviário, que teve um grande avanço com a influência da política, trazendo prejuízo para as ferrovias, principalmente na área da indústria pesada e extração de mineral, o setor rodoviário se tornou o mais caro depois do aéreo, e até o final do século movimentava mais de 60% das cargas. O setor ferroviário teve um desenvolvimento acelerado após a inauguração da primeira estrada de ferro em 1854 que se manteve até 1920. Após a década de 1940 apresentou uma queda devido ao crescimento na malha rodoviária, e com a crise do petróleo na década de 1970 e as dificuldades financeiras nesse período, teve suas consequências, mostrando uma redução significativa na rede ferroviária, e desativando diversas ferrovias.

Em 1994 a malha hidroviária tinha participação com apenas 1% do transporte de cargas. O transporte marítimo obteve seu crescimento entre 1920 e 1945 com a expansão da indústria de construção naval, a partir dessa época a navegação de cabotagem teve uma rejeição de forma considerável sendo substituída pelo transporte rodoviário. Para tornar esse setor ativo novamente, em 1995 foi aprovada pelo Congresso uma emenda constitucional, retirando os navios de bandeira brasileira a reserva de mercado na exploração comercial da navegação de cabotagem permitindo a participação de navios de bandeira estrangeira no transporte costeiro de cargas e passageiros. Tipos de Transportes Segundo Russo (2013), para se considerar a escolha do modal de transporte, devem-se avaliar vários fatores, como custos, tempo de entrega, tipos de carga a transportar, disponibilidade do modal e sazonalidade em relação custo benefício que cada modal oferece, com isso, definir a escolha que proporcionará o melhor resultado.

Cada modal apresenta uma característica que predomina nos aspectos de velocidade, confiabilidade, capacidade de movimentação, disponibilidade e frequência. “De acordo com IBGE, 2011, para distâncias superiores a 1. km, os custos ferroviários para cargas podem representar cerca de 50% dos custos rodoviários: rodoviário: R$ 35 a R$ 45 por 1. ton. km, ferroviário: R$ 15 a R$ 26 por 1. ton. “Edelvino Razzoni Filho, 2012 pagina 140”. O transporte hidroviário é considerado lento em comparação entre outros, pois existem fatores que não o favorecem como a confiabilidade e disponibilidade que são limitadas por questões climáticas e também por questões geográficas. Os modais hidroviários são excelentes para transporte carga com baixo valor agregado, também são transportados em formas unitizadas, como em contêineres, para exista uma segurança no momento do transportar as cargas.

No transporte aquaviário pode ser divido em dois tipos embarcação especializada que possibilitam a função de intermodalidade ou multimodalidade de transporte. Além disso, o transporte aquaviário e subdividido em três tipos de transporte. Durante o desenvolvimento do artigo, foi empregado a pesquisa bibliográfica como objetivo obter informações teóricas e técnicas sobre o tema em pauta. Vantagens e desvantagens Para demonstrar as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte citado no artigo, usaremos a ferramenta SWOT, onde podemos destacar os pontos fortes e fracos de cada no seu ambiente interno e externo. Transporte rodoviário 1. FATORES POSITIVOS FATORES NEGATIVOS INTERNOS • Possibilitar o serviço porta a porta; • Agilidade nos embarques e nas partidas; • Apresenta funcionamento fácil e rápido; • Exige embalagens mais simples e de menor custo • Apresenta menores índices de segurança quando comparada a modais alternativos; • Apresenta maior custo operacional e menor capacidade de carga; • Nas épocas de safra, principalmente, provoca congestionamento nas estradas; EXTERNOS • Adequação para curtas e medias distâncias; • Ter maior disponibilidade de vias de acesso; • Facilita na substituição de veículos, no caso de acidente; • Fretes mais altos em alguns casos; • De acordo com estudos internacionais, torna-se antieconômico para distâncias superiores a 500 km, em decorrência elevada consumo de combustível; • Desgasta de forma prematura a infraestrutura das estradas; • Menor competitividade para longas distâncias; 4.

Transporte ferroviário FATORES POSITIVOS FATORES NEGATIVOS INTERNOS • Transporte de múltiplos produtos; • Considerado adequado para produto de baixo valor agregado e alta densidade; • Menor consumo de combustível em relação ao transporte rodoviário. Fonte: U. S Department of transportation (2009) Um barco auto propelido de 4. t transporta tanto quanto 110 vagões ferroviários de 40 t ou 220 caminhões de 20 t. É de se acrescentar que 220 caminhões, com 20 metros de comprimento e 80 m de espaçamento entre eles, ocupam 22 km de via. Figura 3: Comparação da capacidade entre os transportes. REFERENCIAS Russo, Clovis Pires. Armazenagem Controle e Distribuição – Ed. Intersaberes 1° Ed (2013). Razzolini Filho, Edelvino. Transportes E Modais Com Suporte DE TI E SI - (Pág. FREITAS, Eduardo de. Transporte ferroviário"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola. uol.

com. com. br/EconomiaEmDia/pdf/infset_transporte_ferroviario. pdf. Acesso dia 11 de outubro 2019. Pesquisa disponível - https://agenciadenoticias. Pesquisa disponível http://www. tecnologistica. com. br/portal/artigos/69038/o-transporte-aquaviario-brasileiro > Acesso dia 11 de outubro 2019. Pesquisa disponível http://www.

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