APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA MELHORIAS NO SETOR DE SILICONE DE UMA EMPRESA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

As medidas propostas foram implantadas, sendo constatado que as mesmas mantiveram o fluxo do processo padronizado. Palavras chave: Ferramentas da qualidade, Padronização, Melhorias. ABSTRACT The present article aims to improve the silicon sector in relation to the siliconization process for the syringe production process of a pharmaceutical company. The methodology used was the field research method, in which, with the aid of some quality tools such as flowchart, Ishikawa, 5W2H and PDCA), it was possible to verify the lack of adequate capacity for the sector, the lack of operational training, standardization in activities, lack of work instruction. The application of printing failures, as a measure taken, is an implementation of a working instruction, the use of a weight balance scale to ensure a quantity of piston and operational training.

A aplicação dos conceitos das ferramentas da qualidade como: 5W2H, diagrama de causa e efeito “Ishikawa”, Fluxograma e o Ciclo Pdca foram de extrema importância para que o estudo de caso fosse solucionado da melhor forma possível. Fundamentação teórica 1 2 2. Ferramentas da Qualidade As aplicações das ferramentas da qualidade podem ou devem ser utilizadas pelas empresas para definir, medir, analisar, propor soluções para os problemas que interferem no bom desenvolvimento dos processos e promover a melhoria contínua auxiliando nas tomadas de decisão e na padronização dos processos produtivos (PALADINI, 2008). São inúmeras ferramentas da qualidade que existem, e no intuito de se buscar as melhorias da questão em estudo, serão apresentadas a seguir algumas das principais e as mais utilizadas.

São ferramentas muito simples, porém eficazes, que bem utilizadas, auxiliarão na resolução de problemas, aumentando significantemente a qualidade nos produtos fabricados. al. A ferramenta permite um fácil entendimento do plano de ação a ser seguido para a solução do problema por todos os envolvidos, não existe um padrão para se realizar as perguntas, porém é muito importante conhecer e ter uma visão clara de como será atingida a meta estabelecida do processo ao qual está sendo aplicada a ferramenta (DAYCHOUM, 2010). Fluxograma de processo O fluxograma é utilizado para representar a sequência de um processo, utilizando seus símbolos gráficos, que proporcionam uma melhor visualização do seu funcionamento, ajudando o seu entendimento. Sua aplicação é melhorar a compreensão do processo, mostrar os passos para a realização do trabalho e criar normas de padrão de trabalho (PEINADO E GRAEML, 2007).

Através do fluxograma fica mais fácil a visualização dos problemas existentes no processo que não eram percebidos anteriormente, sendo possível trabalhar para melhorar e alcançar os resultados. Uma breve descrição do processo de produção de seringas: i. O recebimento recebe as matérias primas primárias como o polipropileno e pistões, e secundárias como filme e papel. ii. Após o recebimento o polipropileno segue para o setor de moldagem onde são moldados cilindros e hastes. iii. viii. Os lotes aprovados nos testes de qualidade aguardam na área de expedição até a entrega para o cliente final. FIGURA 1 – FLUXOGRAMA DA PRODUÇÃO DE SERINGAS FONTE: (OS AUTOR, 2018) 4. Setor de silicone O setor de silicone fica localizado em uma área externa da empresa, atuando dois operadores e mantendo atividades no primeiro e terceiro turno, o setor é responsável pelo processo de garantir o silicone nos pistões para o processo de montagem das seringas.

Os pistões servem para evitar o vazamento de líquidos nas seringas e auxilia a haste na sua movimentação, sendo necessária passar pelo processo de siliconização, sem o mesmo não seria possível efetuar a movimentação e acoplagem. O setor tem apresentado falhas como a falta de padronização nas atividades operacionais, falta de pistões para atender a montagem, não tem equipamentos adequados e não possui uma instrução de trabalho padrão. Identificação das possíveis causas Para encontrar as possíveis causas do problema enfrentado pela empresa, propôs-se utilizar da ferramenta partindo de um diagrama de Ishikawa mostrado na figura 2, onde se verificaram várias prováveis causas da falta de padronização nas atividades que contribui para outras possíveis falhas apresentadas nesse estudo.

O diagrama de Ishikawa organiza as ideias geradas e torna fácil a identificar, explorar e ressaltar todas as causas possíveis de um problema ou situação específica. FIGURA 2 – DIAGRAMA DE ISHIKAWA APLICADO PARA IDENTIFICAÇÃO DE POSSIVEIS CAUSAS FONTE: (AUTOR, 2018) Através do diagrama foi constatado algumas possíveis falhas no processo, tais como que os operadores do setor de silicone não receberam treinamento adequado para exercer a função, o setor não possui uma instrução de trabalho a ser seguida, o que causa uma falta padronização nas atividades gerando desperdício de tempo, viu-se também a necessidade de colocar um recipiente padrão para auxiliar o operador no momento da movimentação dos pistões no processo de siliconização, e uma balança para que os pistões já siliconizados sejam pesados antes de serem enviados para o setor de montagem de seringas, para manter a padronização de peso e quantidade das caixas.

Aplicando as melhorias com o ciclo Pdca • METAS E AÇÕES (Etapa P do ciclo PDCA) Eliminar as possíveis causas que geram problemas em um processo não é uma tarefa fácil e requer paciência, investigação, comprometimento e tempo, porém quando essas causas são encontradas proporcionam melhorias no processo. Criar Identificação de acordo com os pistões já siliconizados. Fazer a pesagem dos pistões antes de enviar para o setor de montagem de seringas. Colocar os pistões já siliconizadas em caixas com as suas devidas identificações e enviar ao setor de montagem. QUADRO 1 – MODELO ADPTADO DE INSTRUÇÃO DE TRABALHO FONTE: (O AUTOR, 2018) 5. Conclusão Após implantação das melhorias propostas a padronização das tarefas manteve o fluxo do processo e operacional uniforme, evitando assim diferenças entre os turnos e garantindo a eficiência e eficácia.

E. L. As empresas são grandes coleções de Processos. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. n. Florianópolis Vol 7 2015. Disponível em Acesso em: 09 set 2018. MARSHALL Jr, I. CIERCO, A. A. al. Gestão da qualidade. ed. Rio de Janeiro: editora FGV, 2008. PALADINI, E. C. C. Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento de Processos. Belo Horizonte: Werkema Editora, 2006.

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