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O presente estudo teve como principal objetivo promover a análise de que maneira a utilização das brincadeiras auxilia na aprendizagem e principalmente no desenvolvimento das crianças na educação infantil, levando em consideração que a ludicidade tem um papel importante na aprendizagem das crianças na atualidade. Desta maneira o brincar acaba se tornando uma atividade necessária no dia a dia das crianças na escola, posto que ao brincar as crianças acabam interagindo com os demais indivíduos, se socializando, e tendo a possibilidade, de novas descobertas e a vivencia de novas experiências. Desta maneira, o ato de brincar é uma atividade de relevante importância para que os pequenos tenham a possibilidade de desenvolver suas capacidades, como também atua de forma primordial no desenvolvimen
Mostrar todosto da autonomia e criação de identidade na criançaOcultar
A ideia do presente trabalho surgiu da observação da necessidade de se utilizar o ato de brincar de forma frequente nos métodos de ensino com crianças na educação infantil, pois essa forma de ensinar através de jogos e brincadeiras podem possibilitar a criança momentos de aprendizagens, resultando para a criança o aprendizado ao mesmo tempo em que brinca assim, é imprescindível que os educadores atuais adotem essa prática com maior frequência em suas metodologias de ensino, deixando de lado a monotonia de simplesmente escrever e ler, e observar que através do ato de brincar a criança pode de maneira eficiente e rápida se desenvolver.
É importante destacar que trabalhos relacionados ao tema são importantes na medida em que podem contribuir de forma significativa para o estudo das práticas
Mostrar todos educativas buscando uma melhor compreensão de como as crianças se desenvolvem através das brincadeiras, bem como compreender a importância que as instituições de ensino apresentam perante realidades tão desiguais que vivem as crianças que estão nessa fase da vida que é a infância.Ocultar
Em principio vale ressaltar que na educação infantil é imprescindível que as crianças convivam em ambientes que possam ter acesso a objetos tais como brinquedos educativos e ter a oportunidade de socializar com o meio e com outras crianças e principalmente que possam aprender, pois a utilização do lúdico é uma importante ferramenta de comunicação. De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil, o conhecido RCNEI, ele traz e em seu texto o entendimento de que o ato de brincar funciona como um cenário no qual as crianças podem não só imitar a vida como também ter a possibilidade de transformá-la, através da aplicação do lúdico.
Desta maneira através dessas ferramentas que a criança pode formar conceitos, selecionar ideias, desenvolver percepções e se socializar com as demais
Mostrar todos crianças. É interessante ressaltar também que esta é uma atividade que proporciona a formação e socialização, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, sociais, físicas, afetivas, psicomotoras e emocionais, pois através disso as crianças podem expor seus sentimentos, oportunizando a elas aprender, construir, explorar, pensar, sentir e se movimentar principalmente, pois as brincadeiras, trabalham não somente a parte sensorial mas a motora se desenvolve de forma significativa. Ocultar
ANTUNES, Celso. O jogo e a educação infantil. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
BARRETO, Sidirle de Jesus. Psicomotricidade: Educação e Reeducação. Blumenau/ Odorizzi, 1998.
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Mostrar todosvolume 1
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DUARTE, Luiza Franco. Desafios e legislações na educação infantil, 2012. Ocultar
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