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ARTIGO COM 9 PÁGINAS SOBRE A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TDAH.
O presente estudo aborda questões que se referem à inclusão na educação em um momento de grandes discussões sobre o tema. É necessário que os docentes possam se cercar de conhecimentos específicos que ofereçam mecanismos pedagógicos como suporte para a tomada de decisão sobre como ensinar da melhor maneira possível, fato esse que justifica esta construção bibliográfica. Diante dessa observação, traça-se como objetivos nesse percurso: Oferecer uma síntese clara e objetiva sobre o posicionamento de alguns teóricos com o intuito de colaborar com as aprendizagens dos docentes; entender a inclusão educacional como proposta de intervenção pedagógica eficiente; e por fim, explorar as dificuldades de aprendizagem do aluno com TDAH. Não obstante, para que os objetivos que outrora já foram mencionad
Mostrar todosos sejam de fato alcançados adota-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo por se propor a estudar, registar, analisar e interpretar a realidade a ser investigada baseada no compilado de alguns aportes teóricos. Portanto, sob o olhar de uma perspectiva interdisciplinar e plural é necessário como experiência enriquecedora perceber e mobilizar esforços na tentativa de sanar ou pelo menos amenizar as dificuldades dos alunos com TDAH.
Palavras-chave: Inclusão. Dificuldades de aprendizagem. TDAH.Ocultar
O percurso da inclusão de alunos com algum tipo de dificuldade e/ou limitação apresentou momentos diferenciados. De acordo com a Constituição (1988), a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho .
Nesse mesmo ínterim encontra-se registrado no art. 3 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB que o ensino será ministrado com base de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola . Mesmo diante de todo esse avanço é possível constatar que muito do que se aborda é de fato pouco eficaz sob o ponto de vista da qualidade do processo de inclusão. Por essa razão, “a ideia de inclusã
Mostrar todoso educacional, regulamentada em leis e propagandeada em discursos, está longe de se concretizar em práticas educativas no interior dos sistemas de ensino” (ALMEIDA, 2003, p.64).
De fato, concebe-se que o direito a inclusão na educação ainda sofre empecilhos constantes por diversos fatores que não serão aqui mencionados pois não é este o objetivo alvo desta investigação, outrossim também não é legítimo deixar de mencionar tal desafio na contemporaneidade.Ocultar
ADAMS, A. M. GATHERCOLE, S., E. Phonological working memory and spoken language development in young children. The Quarterly journal of Experimental Psychology, v.49, n.1, p.216-233. 1996.
ALMEIDA, M I. Ações organizacionais e pedagógicas dos sistemas de ensino: políticas de inclusão? In: ROSA, Dalva E. Gonçalves et e SOUSA, Vanilton Camilo de (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
APA (American Psychiatric Association). Manual estatístico de transtornos mentais. (DSM-IV TR). Porto Alegre: Artmed, 2002.
BARKLEY, R. A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade – TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2002.
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