O curriculo na educação infantil- um estudo da bncc

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Desenvolvimento 5 2. Eixos Estruturais da Educação Infantil 5 2. Os campos de experiências 5 3. Conclusão 8 Referências 9 1. Introdução A educação infantil é uma etapa da educação básica de extrema importância para a formação educacional escolar e para a formação do indivíduo como um cidadão integrante da sociedade, em decorrência de se constituir como a base do ensino institucional. São caminhos que devem ser percorridos pelo educador norteado por um bom planejamento de ensino. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre esse currículo definido na Base Nacional Comum Curricular para a Educação infantil, destacando os campos de experiência e as estratégias a serem desenvolvidas pelo educador. Começamos falando sobre os dois eixos estruturais do ensino e em seguida sobre os campos de atentando para os fundamentos teóricos.

Desenvolvimento 2. Eixos Estruturais da Educação Infantil As diretrizes curriculares da educação infantil destacam como eixos estruturais do ensino infantil a interação e a brincadeira. Para Oliveira (2019) a definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Os campos de experiências definidos pela BNCC serão discutidos abaixo: O eu, o outro e o nós Esse campo trabalha a questão da identidade do aluno, a qual se constrói a parti de experiências e interação com o meio social, buscando respeitar o outro e sabendo conviver com todos. Sobre esse campo a BNCC destaca: É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista.

Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais. Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio. BRASIL, 2017) Nesse sentido, trabalhar com brincadeiras nas quais o aluno possa explorar o espaço com o corpo e as diversas formas de movimento além de experiências com a linguagem musical e corporal permite a criança o conhecimento do seu corpo desenvolvendo gestos e movimentos. Um exemplo são as brincadeiras que envolve a criança no espaço, onde o professor orienta a ir para frente, para trás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc.

Traços, sons, cores e formas A concepção desse campo enfatiza as habilidades de percepções de tudo que cerca o espaço da criança, desde os pequenos traços até os ruídos, cores e as formas dos objetos. A BNCC destaca sobre o tema o seguinte: Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc. a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações Trabalhar as noções de espaço, tempo, relações e transformações explorando o ambiente social da criança torna esse campo de experiência um dos subsídios de grande colaboração do desenvolvimento integral da criança.

Esse meio enriquece o conhecimento da criança quando é trabalhado de forma intencional dentro do planejamento do educador, pois, é possível explorar inúmeras habilidades como as noções de tudo aquilo que cerca o espaço da criança. Nessa linha de pensamento a BNCC defende: As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Portanto, a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.

Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal. mec. gov. br/index. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Campos de experiência: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. Ministério da Educação. A presente sequencia didática traz estratégias sugeridas da revista nova escola, onde utiliza o recurso de mídia para promover a interação da turma, trabalhar a identidade e o respeito as diferenças. Objetivos: - Interagir e relacionar-se por meio de fotos. Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas. Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo. Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa. Deixar as fotos sempre no mesmo lugar para que as crianças saibam o lugar destinado a ela para guardar seus pertences.

Pode-se também fazer um mural de bolsos e, com ajuda das crianças, colar suas fotos, uma em cada bolso). Fazer um cartaz de pregas representando a escola e outro representando a casa. Disponibilizar as fotos das crianças numa caixa que fique disponível a elas no início do dia. Deixe que olhem as fotos, encontrem as suas próprias e ensine-as a colocar no cartaz referente à escola. Sugerir às crianças que abram as janelinhas e encontrem qual é o seu cartaz. Nas caixinhas surpresas colocar as fotos das crianças com seus familiares. Distribuí-las entre as crianças aleatoriamente. Deixar que abram e sugerir que descubram de quem é a foto que encontraram. Cada um entrega a foto que encontrou para o seu dono. Bibliografia. Fonte: Revista Nova Escola - Ana Lúcia Antunes Bresciane -Psicóloga, Formadora de professores e Coordenadora Pedagógica da Escola Recreio, em SP.

Disponível em: htpp://www. novaescola. org,br acesso: outubro 2019.

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