O desenvolvimento e concepção de criança, conceito curriculo e proposta de atividade e avaliação

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Hoje podemos dizer que a relação do ensinar e aprender são relações independentes, pois o bom professor tem que estar ciente que não há disciplina que de conta do ato de educar, o ideal que quebremos estereótipos em relação de abolir a relação professor e aluno como algo de dominado e dominante, para tornar o ensinar e aprender como local onde haja transformações, e não uma relação de que professor como detentor do saber, e aluno como sujeito sem experiencias, sem aprendizado. Porem se analisarmos historicamente vemos que isso foi se modificando com o tempo, a criança é um ser histórico e social, está incluída na história e socialmente na cultura e na sociedade. Sabemos que durante muito tempo era tratado o professor como detentor único do saber, onde muitas salas de aula haviam ate “púlpito” para docente dar aulas, e os alunos eram sujeitos a métodos tradicionais radicais, onde concebia que o aluno não possuía nenhum conhecimento, era uma tabua rasa, hoje esse estereótipo está mudando, e sabemos que o aluno já chega na escola durante a educação básica com uma carga de saberes vastos, agregando conhecimento desde as fases iniciais, como Piaget relaciona a fases sensório motor onde a criança inicia a construção do “eu”, diferenciando o mundo externo do seu próprio corpo, através dos seus sentidos a visão como exemplo, a criança já aprende que há um mundo ao seu redor.

A criança nesse período aprimora os esquemas corporais, o tato é essencial para que sinta e interaja com mundo exterior. Relembrando as demais fases de desenvolvimento percebemos que a criança desde o nascimento se encontra em períodos onde há um desenvolvimento gradual, e com as experiencias vividas pela criança, são relevantes para aprender e desenvolver habilidades no seu cotidiano, mesmo não estando matriculada na educação básica. E a avaliação cumulativa aponta os resultados da aprendizagem de cada um dos alunos, o seu desenvolvimento em todo o processo de aprendizagem. Ela deve ser de forma clara, objetiva, para que passe para os responsáveis as aptidões do aluno de forma que entenda e consiga ver o desempenho do aluno. Por isso é de extrema importância que o docente tenha um olhar investigativo e atento a todo momento, e ser um profissional receptivo, flexível e que entenda e compreenda as capacidades e dificuldades de cada aluno.

Pois cada aluno passa o conhecimento e sintetiza a sua aprendizagem de forma diferente, pois cada um tem experiencias diferentes, tanto no ambiente escolar quanto na vida pessoal, no ambiente familiar.

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