PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DA GESTÃO PEDAGÓGICA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Depois de uma revisão bibliográfica associada a experiência de anos de trabalho nas escolas, buscamos verificar o modo mais eficiente de se apropriar do PPP e de como ele serve para os gestores e a gestão como um todo, o projeto é indispensável para o crescimento educacional de uma instituição seria e atual. Palavras-chave: Democrático, Projeto. Gestão, ABSTRACT The research brings the Pedagogical Political Project as a highlight, in parallel the theme transposed directly with the pedagogical management, making this thematic association between PPP and management. The objectives of the text are to make a critical reflection of the PPP, interpreting its concept, functionality and modes of construction, understanding its benefits for management and how managers can appropriate PPP as a fruitful instrument for educational success.

The bibliography used was quite fluid and diversified within authors with years of experience in the subject such as BETINI, Geraldo Antonio; LONGHI, Simone Raquel Pagel; BENTO, Karla Lucia; VEIGA, Ilma Passos Alencastro, these authors were the most used in the references and quotations, so they were highlighted, but other researchers served to lucidate our ideas on the subject. Para que serve o PPP? Conceito e Utilidade. Uma das pretensões da pesquisa é refletir criticamente sobre o PPP, sendo assim, é natural que iniciemos a conversa, explicando o que seria isso. O projeto político pedagógico que será daqui para a frente representado apenas por PPP, é resumidamente um documento obrigatório por lei, onde todas as instituições de ensino devem ter. É claro, aquilo que nos interessa saber é os porquês da utilização e funcionalidade do PPP, com isso, entende-se que ele seja um projeto definidor das atitudes, metas, regras, viabilidades, planos, estratégias, organização, objetivos que envolve toda a realidade educacional, associada com o meio ambiente escolar, dito de outra forma, é um projeto onde a escola tenta preenche-lo com todos os planos e vivencias que a mesma vive.

Com isso, entende-se nitidamente que o PPP não é único, ou seja, cada escola tem o seu próprio projeto porque cada uma tem suas especificidades. De acordo com a forma como procuramos conceituar a importância e relevância de um Projeto Político-Pedagógico, não caberia uma construção autoritária e hierárquica. Isso porque compreendemos a escola não como lugar somente de transmissão de conhecimento, e sim como lugar privilegiado para realizar um trabalho pedagógico muito mais amplo visando à formação integral dos cidadãos e buscando o exercício da cidadania por meio da participação e reflexão da realidade da comunidade escolar. LONGHI; BENTO, 2006, p. É importante entendermos, que a criação do PPP é algo fundamental para os resultados da escola melhorar, o projeto não pode ser imaginado, como apenas uma medida protocolar, onde não tenha uma praticabilidade efetiva e proativa, com isso, fazemos a nossa primeira crítica ao PPP, ou melhor as escolas que se apropriam do PPP como algo burocrático, tornando-o ineficaz.

Quando o PPP é construído ele tem a função de orientar e instrumentalizar o processo educacional da instituição, sendo assim, em hipótese alguma ele pode ser um projeto definido e imutável, entende-se a escola como um ambiente extremamente volátil e disperso, com isso, não podemos fazer que suas orientações sejam inflexíveis, o PPP norteia e quando for necessário intervir no projeto que seja feita essa intervenção em prol de todos, sendo assim, o projeto deve ter uma orientação flexível e acessível a atingir todas as necessidades escolar e caso não consiga logra sucesso nessa tentativa, que ocorra correções pontuais. A escola é ou pelo menos deve ser um ambiente essencialmente democrático. Isso muito por causa da multiplicidade que existe nesse espaço, não apenas pensando nos funcionários, mas também olhando para o corpo discente das escolas.

Com isso, significa afirmar que as instituições de ensino expressam em suma os princípios democráticos e servem para transmitir esse saber aos jovens que ali estudam. A estrutura e a construção do PPP serão sempre totalmente idealizadas através da democracia, ou seja, toda o projeto deve estar situado e envolvendo todos os membros da escola, os indivíduos que compõem a instituição de ensino constroem o PPP, o núcleo gestor geralmente lideram essa tarefa, mas, a núcleo do projeto deve ser recheado por opiniões, sugestões, questionamentos, criticas, observações, perspectivas idealizadas por todos os envolvidos com a escola. O princípio da universalidade é aquele que mais repercutir positivamente na construção do PPP, a escola é composta por uma pluralidade dinâmica, núcleo gestor, corpo docente, os discentes, funcionários gerais, secretariado, família dos alunos, comunidade familiar, e todos aqueles que de forma direta ou indireta incorporam os espaços da escola.

Um dos problemas identificáveis de qualquer escola, infelizmente é o “engavetamento” do PPP, isso se acontece muito, por causa da falta de universalidade e democracia na construção do projeto, afinal se poucas pessoas criam o projeto, elas já sabem do que se trata os problemas, as sugestões e etc, sendo assim, o projeto em si, já estão nas suas cabeças relegando apenas a essas pessoas a função de interação com o PPP. Isso é um mal constante e deve ser extirpado sempre que possível, e uma das formas de acabar com isso é apenas trabalhar dentro dos princípios democráticos, pois todos vão querer enxergar o projeto e ver se ele realmente estar funcionando como deve. A participação requer compromisso com o projeto político-pedagógico construído, executado e avaliado coletivamente.

A participação é um mecanismo de representação e participação política. A participação mobiliza professores, funcionários, alunos, pais e representantes da comunidade vinculados a processos de socialização educativa na escola, na família, no bairro. Gestão pedagógica e o PPP ampliando horizontes. A ideia final da pesquisa é colocar sugestões dentro do contexto do PPP, associando a gestão pedagógica. Nesse sentido, o projeto deve ser pensado como um instrumento de reformulação do processo educacional, sim, o PPP tem esse poder e pode chegar a esse patamar quando bem feito e levado a sério, por mais que esse não seja seu objetivo primário. A construção do projeto, deve fazer com que os indivíduos envolvidos com o processo de ensino/aprendizagem, expliquem a melhor forma de colocar a sua metodologia em prática.

A ideia é que se enxergue exatamente aquilo que é positivo e negativo na prática didática, para que possa ocorra uma mudança daquilo que está prejudicando o processo. A primeira coloca em evidência os instrumentos, métodos e técnicas. A qualidade formal não está afeita, necessariamente, a determinado conteúdo. VEIGA, 2009, p. Um ponto positivo que a gestão pode se apropriar do PPP é o ideal de redistribuição de tarefas e descentralização do poder, essas duas perspectivas seguem lado a lado, isso significa que o grupo gestor não precisa estar à frente de todas situações da escola, falando de outra forma é proporcionar autonomia para os demais funcionários da escola, facilitando e democratizando ainda mais a gestão. No mesmo sentido segue a redistribuição de tarefas, além da gestão proporcionar responsabilidade, liderança e autonomia, ela pode fazer uma reorientação dentro do quadro de tarefas, isso não significa dizer que um vai fazer a função do outro, ou que vai adentra dentro de uma realidade que não condiz com suas tarefas.

É notório a importância da construção do projeto para o seu sucesso, todo texto advogou a favor de um processo democrático na feitura do PPP, a escola é por excelência um ambiente plural e diversificado em todos os sentidos, com isso é necessário que as várias necessidades sejam deslumbradas através do PPP, para que elas sejam sanadas sem ocorrer qualquer tipo de privilegio, perda ou esquecimento com relação aos assuntos pertinentes da escola. A funcionalidade do PPP está intimamente ligada à sua associação com a gestão, o mesmo servindo de instrumento norteador da própria, ou seja, quando se cria um PPP, pensa-se predominantemente na sua utilidade como mecanismo de guia, instrução, auxílio e acompanhamento, fazendo com que sirva para facilitar a gestão, pois aquilo que precisa ser planejado já está deslumbrado previamente no projeto, minimizando os problemas e dificuldades da gestão.

A importância da pesquisa é significativa para entender como o PPP funciona e a forma que ele deve ser usado e interpretado pela gestão, servindo drasticamente como uma ferramenta crucial para o sucesso educacional da escola, o projeto não pode ser pensado como algo meramente protocolar ou como um documento sem teor funcional no cotidiano da escola, essa visão deve ser constantemente combatida dentro das instituições de ensino, isso que foi defendido na pesquisa, superando essas ideias retrógados pode-se ter uma efetividade com o PPP. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria Doninha de; NETO Antônio Cabral. Educação e Gestão descentralizada: conselho diretor, caixa escolar, projeto político-pedagógico. Sto. do Pinhal – SP, v. n. p. jan. p. dezembro 2003. LONGHI, Simone Raquel Pagel; BENTO, Karla Lucia.

Projeto Político-Pedagógico: Uma construção coletiva. Revista de divulgação técnico-científica do ICPGISSN Vol. agosto 2003. OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio; LEITE, Lucia Pereira. Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio político pedagógico. Aval. Pol. n. p. dezembro 2003. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade. Brasília, v.

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