Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Este trabalho tem por objetivo discutir a importância do uso do brinquedo, e suas contribuições no desenvolvimento do processo cognitivo entre crianças em fase pré-escolar, de 0 a 3 anos. Para isso, primeiramente verificaremos como o psicólogo Lev Vygotsky concebe o processo cognitivo, para a partir deste ponto, discutirmos as relações entre brinquedo, brincadeira, e o desenvolvimento do público infantil
Ao tratamos das técnicas e processos necessários para o aprendizado de uma criança, não se pode negar que o brinquedo ocupa uma posição fundamental. É por meio das atividades lúdicas, das ações por vezes simples que são as brincadeiras, que as crianças iniciam seu processo de aprendizado, formam a sua personalidade, e adquirem uma série de outros conhecimentos que serão fundamentais na sua construção intelectual e emocional.
São vários os estudos que apontam a importância da brincadeira, e consequentemente dos brinquedos, no desenvolvimento cognitivo infantil. Segundo Kishimito (2006), ao utilizar brinquedos, as crianças são estimuladas a desenvolver, por exemplo, mecanismos como a representação, isto é, por meio de objetos e imagens expressão outros aspectos da realidade. Especialmente qu
Mostrar todosando o brinquedo se trata de evocações de elementos do cotidiano, a criança é posta numa situação em que desde cedo pode manipular itens de uma outra realidade.Ocultar
São variadas as teorias que envolvem os processos de desenvolvimento e aprendizagem. No rol de principais pesquisadores encontramos os psicólogos Lev Vygotsky (1896 – 1937) e Jean Piaget (1896 – 1980). Piaget conquistou notoriedade por meio de seus estudos e experimentos. Uma das bases de seus estudos defendia a interação entre indivíduo e meio, onde são construídos os conhecimentos.
Segundo Piaget, a relação da criança com o meio externo é participativa e ativa. Com isso, uma das principais características das pesquisas do estudioso é o caráter biológico, isto é, para que o processo de aprendizagem ocorra, o seu desenvolvimento biológico seria a base (RIBEIRO, SILVA, CARNEIRO. 2016). Entretanto, opondo-se a esse ponto de vista, Vygotsky, baseia a sua teoria na aprendizagem.
Para explicar
Mostrar todoso desenvolvimento cognitivo, Vygotsky tecerá a teoria sociocultural. Nesta abordagem, a troca de experiência com membros “mais sábios” da sociedade é a peça chave para que as crianças agreguem e construam seus próprios valores culturais. Logo, a cognição humana está irremediavelmente interligada ao campo sociocultural, mesmo quando realizada de forma isolada. O psicólogo defendia que, ao contrário das teorias desenvolvidas por Piaget, a aprendizagem era o “motor” do desenvolvimento.
As divergências entre as ideias de Lev Vygotsky e as teorias elaboradas propostos pelos behavioristas e por Piaget podem ser exemplificadas nas relações entre pensamento e linguagem. O desenvolvimento da linguagem, segundo os behavioristas, tem início com o discurso oral e pelo murmúrio, atingindo, por fim, o discurso interior. Na mesma linha, Piaget apontava que o desenvolvimento surgia com o pensamento, até se concretizar no discurso socializado. Ocultar
ALMEIDA, Marcos T.P. O brincar na educação Infantil. In: Revista Virtual EF Artigos. Natal/RN Vol. 03. Número 01. Maio, 2005. Disponível em: http://efartigos.atspace.org/efescolar/artigo39.html. Acesso em: 03 set 2012
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 13. ed., São Paulo: Saraiva, 2002.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.
MARTINS FILHO, A. J. et al. Infância plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre: Mediação, 2006.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e Métodos. 2ed. São Paulo: Cortez, 2005.
RABELLO, E.T. e PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenv
Mostrar todosolvimento humano. Disponível em
RIBEIRO, Paula Simon. Jogos e brinquedos tradicionais. In: SANTOS. Santa Marli
RIBEIRO, L.D.M. SILVA, R.L.F. CARNEIRO, L. V. Vygotsky e o desenvolvimento infantil - Capítulo 23 in: NEVES, A.F. [et al] Estudos interdisciplinares em humanidades e letras São Paulo: Blucher, 2016
ROLIM, A. A.; GUERRA, S. S. F.; TASSIGNY, M. M. Uma leitura de Vygotsky Sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (Org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1978, p. 57.
SANTOS, S. M. P. Brinquedo e Infância: um guia para pais e educadores em
creches. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 1998.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998 Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!