Esse pedido já foi realizado no serviço StudyBay
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Verifique o preço do seu trabalho

A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO, Artigo acadêmico, Pedagogia

Id tarefa
6265
Disciplina
Criado
10 de dezembro 2019
Concluído
11 de dezembro 2019
Preço
R$ 97,00
É peciso fazer rápido até pedagogia. Tem só 1 dia Título do pedido «A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO».
crowd
Houve
15 ofertas
LeidiNg
O usuário contratou o escritor
Esse pedido já foi realizado no serviço StudyBay
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Verifique o preço do seu trabalho
Ou pode comprar esse trabalho....
LeidiNg
LeidiNg
Escritor
Páginas: 18
R$ 97,00
browser surf
Não gostou do trabalho?
Converse com os melhores especialistas
e tenha seu projeto realizado no prazo
Encomendar o trabalho novo

Este artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca do ensino da produção textual, especificamente no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica, para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. Inicialmente serão feitas algumas considerações acerca das concepções de linguagem e a forma como cada uma orienta o trabalho de produção textual em sala de aula. Posteriormente será discutida, a produção de texto no ensino médio, fazendo algumas reflexões, especificamente sobre a argumentação e a subjetividade nas produções textuais dos alunos e, finalmente serão feitas algumas considerações sobre a importância da leitura para a formação de produtor de textos eficiente.

A produção textual é uma temática bastante discutida pelos pesquisadores, caracterizando-se como uma área de ensino que revela muitos problemas, discussões e ansiedades dos profissionais da língua materna.
Várias pesquisas já trataram do desempenho de alunos, focalizando os principais problemas de produção de textos. Cada uma dessas pesquisas, parte da análise de aspectos diversos das produções textuais dos estudantes, e dos vestibulandos em particular, fornecendo auxílio para que outros trabalhos aprofundem as pesquisas nessa área.
Porém, o trabalho com a produção de textos em sala de aula pode ser considerado, ainda nos dias atuais, insuficiente, mesmo frente ao avanço das ciências da linguagem. O que se ouve, frequentemente, entre os professores de língua portuguesa são reclamações refe Mostrar todos
Segundo Zirondi (2006, p. 128):

A escrita escolar praticada no Ensino Médio se transformou em poder cultural para avaliar a escolarização do candidato como porta de entrada para um emprego ou curso superior. Não leva em consideração as condições de produção das diversas atividades de linguagem que circulam na sociedade; as operações para construção do texto se restringem apenas a da redação escolar, ignorando a diversidade textual dos mais diversos gêneros de texto; não há preocupação sócio-interativa; não há objetivo específico; enfim, propõem apenas uma mera exploração da temática que não considera a natureza dialógica e interativa da linguagem.

A produção escrita, no ensino médio, assim como no fundamental, continua sendo trabalhada baseadas em concepções ultrapassadas, que não atende Mostrar todos
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, 1995.

BERTONCELLO, L. E. K; CASTILHO, J. C; FREGIERI, S. de S. Uma análise do ensino da língua padrão do 3º do ensino médio. Iniciação Científica -CESUMAR - Jul./Dez. 2006, v. 08, n.2, p. 201-210. Disponível em www.cesumar.br/pesquisa/periodicos. Acessível em 13/06/2019.

BONINI, A. Metodologias de ensino de produção textual: a perspectiva da enunciação e o papel da Psicolinguística. Florianópolis: Perspectiva, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de
Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CONCEIÇÃO, R. I. S. O ensino de produção textual e a (re)construção da competência da competência discursiva do aluno. In: Trabalhos em Linguística Aplicada: Campinas, 2002.

FARACO Mostrar todos
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site. Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido