CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Trata-se de um estudo relevante por servir de apoio para as ações pedagógicas do educador, um facilitador do ensino, e consequentemente, da aprendizagem. O objetivo geral é compreender as contribuições da ludicidade nos primeiros anos da educação básica. Os objetivos específicos são descobrir a importância do lúdico na educação como um instrumento indispensável na aprendizagem e no desenvolvimento do ser humano e explicar as razões de se trabalhar o lúdico nos processos de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, com a fundamentação teórica de autores relevantes que abordam o lúdico como estratégia de ensino. Palavras-chave: Aprendizagem. Brincar é a forma mais autêntica e despretensiosa de a criança lidar com uma situação real.

O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora com uma boa saúde mental, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Nesta perspectiva, é fundamental que o pedagogo aprimore sua concepção de ludicidade, buscando conhecimento sobre o que se faz e sobre porque motivo o faz, visando dominar instrumentos pedagógicos para melhor adaptá-los a novas situações educativas. CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA A COGNIÇÃO E PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO BÁSICO Quando a criança é exposta a atividades lúdicas no início de sua vida acadêmica, ela utiliza os esquemas mentais assimilados nos jogos e brincadeiras. Nessa realização lúdica, ela reproduz suas vivências e experiências, transformando a realidade de acordo com seus desejos.

De acordo com Luckesi (2002, p. ludicidade é como se fosse um estado de consciência, um estado de ânimo, oriundo de atividades realizadas com plenitude, leveza e prazer, ultrapassando experiências que podem ser observadas: Quando estamos definindo ludicidade como um estado de consciência, onde se dá uma experiência em estado de plenitude, não estamos falando, em si, das atividades objetivas que podem ser descritas sociológica e culturalmente como atividade lúdica, como jogos ou coisa semelhante. Estamos, sim, falando do estado interno do sujeito que vivencia a experiência lúdica. Mesmo quando o sujeito está vivenciando essa experiência com outros, a ludicidade é interna [. Segundo Friedmann, (1995, p. A Importância do lúdico como ferramenta de ensino-aprendizagem Nesse tópico, alguns teóricos veem o lúdico como um recurso pedagógico importante que proporciona um ensino-aprendizagem de qualidade.

O trabalho com a dimensão lúdica vai além do ato de brincar com as crianças, mas sim proporcionar espaços onde seus desejos e sentimentos possam ocorrer, possibilitando uma aprendizagem significativa. O lúdico é um incentivador na percepção e na construção de esquemas de raciocínio, além de ser uma forma de aprendizagem diferenciada e significativa. Então, auxiliar em atividades de reforço não precisa ser necessariamente apenas por meio de aulas tradicionais e teóricas, pois o principal papel do educador é estimular o aluno na construção de novos conhecimentos e através das atividades lúdicas o educando acaba desafiado a produzir e oferecer soluções aos problemas impostas pelo professor. TORRES; CARVALHO, 2017, p. a criança vai progredindo e desenvolve seu papel nos jogos, coordena ações com os papéis desempenhados por outros sujeitos envolvidos com a brincadeira.

Por meio da criação de alguns desafios, a criança se sente motivada a elaborar as suas próprias ideias, testá-las de diferentes formas e começa a avançar em sua própria compreensão pessoal. Por fim, foi possível inferir que o lúdico é uma ferramenta para alcançar determinado objetivo, sem função em si mesmo e não é somente a brincadeira ou o brinquedo que possuem a função lúdica: a música, a dança, a literatura infantil, a poesia, o teatro são linguagens lúdicas em potencial. Vale ressaltar que brincar não deve ser visto somente como um recurso para a criança aprender, mas uma cultura infantil em que a criança apreende sobre a realidade e se relaciona com o mundo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Esse estudo discorreu a respeito das contribuições do ensino lúdico para o ensino-aprendizagem em uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada por autores relevantes que abordam o tema. São Paulo: Martins Fontes, 1998. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini-Aurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. Disponível em http://revistaunar. com. br/cientifica/documentos/vol7_n2_2013/8_ludico. pdfAcesso em 07 de dezembro de 2017. PIAGET, Jean. Disponível em: www. psicologia. pt/artigos/textos/A0358. pdf Acesso em 15 de outubro de 2018. SILVA, A. mec. gov. br /cne/arquivos/pdf/CES13022. pdf > Acesso em: 22 de outubro de 2018.

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