O que é Ciências?

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Religião

Documento 1

Alan Francis Chalmers, tem o seguinte conceito sobre Ciência e conhecimento científico: Conhecimento científico é conhecimento provado. As teorias científicas são derivadas de maneira rigorosa da obtenção dos dados da experiência adquiridos por observação e experimento. A ciência é baseada no que podemos ver, ouvir, tocar etc. Opiniões ou preferências pessoais e suposições especulativas não têm lugar na ciência. A ciência é objetiva. As ideias da autonomia da ciência e do desinteresse do conhecimento científico, que duraram muito tempo constituíram a ideologia espontânea dos cientistas, colapsaram durante o fenômeno global da industrialização das ciências a partir sobretudo das décadas de trinta e quarenta. Tanto nas sociedades capitalistas como nas sociedades socialistas do estado do leste europeu, a industrialização da ciência acarretou o compromisso desta com os centros de poder econômico, social e político, os quais passaram a ter um papel decisivo na definição das propriedades científicas.

Boaventura 1995, p. No artigo “ A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o ensino da Ciência e Tecnologia” aborda essa complexidade da Ciência em criar medicamentos, curas para doenças, porém criar armas poderosas que podem causar a morte. Questiona o fato de a Ciência não se empenhar em refletir sobre a desigualdade. Transformação e Interação de Matéria e Energia; e 3. Saúde (melhoria da qualidade de vida). Ainda neste período o Senado aprovou a lei 9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases que definiu Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o qual dispôs de uma nova organização no Currículo de Ensino Básico Federal. A promulgação do PCN reestruturou os eixos temáticos abordados na disciplina, sendo definidos em: 1.

Terra e Universo; 2. Tal situação demonstra a importância do ensino de ciências para o processo de formação de indivíduos autônomos, que busquem pela independência da consciência do ser e tenham compreensão da forma de produção e criação dos produtos científicos e tecnológicos utilizados atualmente. Portanto o ensino da disciplina se constitui um preparo para o exercício da cidadania um: Espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparados [. ao se considerar ser o Ensino Fundamental o nível de escolarização obrigatório no Brasil, não se pode pensar no ensino de Ciências como um ensino propedêutico, voltado para uma aprendizagem efetiva em momento futuro.

A criança não é cidadã do futuro, mas já é cidadã hoje, e, nesse sentido, conhecer ciência é ampliar a sua possibilidade presente de participação social e viabilizar sua capacidade plena de participação social no futuro (BRASIL, 1997, p. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDERY, M. T. E. GURGEL, C. M. do A. FREIRE, Paulo; Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. KNELLER, G. F. Um Discurso sobre as Ciências. São Paulo: Cortez, 1995. SALLES, V. O. MATOS, E.

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