AS MÍDIAS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Orientadora: Nome do Orientador XXXXXXXXX, XX _____/_____/2011. Nota: ________ Nome do Orientador (a) Orientador (a) Coordenação da Pós-Graduação XXXXXXXXX, 2012 RESUMO Este trabalho monográfico apresenta como tema "A disciplina de informática como suporte pedagógica na escola". Escolheu-se o tema diante da seguinte problemática: Até que ponto os professores encontram-se capacitados e adaptados as novas TICs e Mídias existentes no contexto educacional? Partindo deste pressuposto é que traço-se o objetivo geral desta investigação: Analisar a concepção dos professores de uma escola de Ensino Médio e Fundamental da rede estadual de ensino diante das diferentes mídias existentes na escola. Portanto este estudo justifica-se em demonstrar como as novas tecnologias podem ser grandes aliadas no processo de aprendizagem, ligadas as novas tecnologias, enfatiza-se as mídias existentes no contexto educacional e que pouco são exploradas pelos professores.

Busca-se na literatura encontrar considerações relevantes que envolvem as diferentes mídias no contexto educacional e que provam os resultados positivos na construção do conhecimento e no processo ensino e aprendizagem. Objetivo Geral 8 2. Objetivos específicos 8 3. REFERENCIAL TEÓRICO 9 3. A história da informática na educação 9 3. As novas tecnologias e o professor 12 3. RESULTADO E DISCUSSÃO 26 5. Transformações na educação com a presença das TICs 26 5. Influência das TICs no trabalho pedagógico 28 5. Recursos utilizado pelos professores e percepção dos alunos 31 5. Visão dos professores a respeito da informática educativa 34 5. A produção do conhecimento encontra-se diretamente ligado a velocidade da informação, isto devido aos meios que ela chega até as pessoas, portanto, é de grande relevância que o profissional da educação, busque nos diversos métodos de mídias existentes a constante atualização de seus conhecimentos, assim como sua conexão com os meios tecnológicos existentes.

É neste contexto que a escola assume um papel de suma importância na vida de cada educando, pois ela é responsável em repassar o conhecimento, de criar, inovar, imaginar, questionar e encontrar as soluções para diversos indivíduos e suas formas culturais. A escola precisa exercitar as novas linguagens que sensibilizam e motivam os alunos, e também combinar pesquisas escritas com trabalhos de dramatização, de entrevista gravada, propondo formatos atuais como um programa de rádio uma reportagem para um jornal, um vídeo, onde for possível. A motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se possam expressar em formato e códigos mais próximos da sua sensibilidade. MORAN, 2007). As informações podem ser encontradas nas máquinas, como, por exemplo, banco de dados, vídeos e outros meios.

O professor é agora um grande estimulador, explora a curiosidade dos alunos. Num segundo momento, coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. O professor questiona o resultado obtido pelos alunos, contextualiza os resultados e traz para a realidade. De acordo com Sancho (1998, p. Não foi diferente com o processo ensino-aprendizagem com a utilização do computador. Aliada a este fator, vem a crescente exigência dos alunos por técnicas inovadoras que tornem o ensino mais dinâmico e motivador (Bernardi E Cassal, 2002). Há mais de 20 anos houve a introdução de computadores no Brasil. No início dos anos 70 algumas universidades realizaram algumas experiências como a UFRJ, UFRGS e UNICAMP. Já nos anos 80, estabeleceram-se diversas atividades que permitiam que essa área hoje tivesse identidade própria.

é criada e construída por pessoas. Buscava-se construir uma base que garantisse uma real capacitação nacional nas atividades de informática, em benefício do desenvolvimento social, político, tecnológico e econômico da sociedade brasileira. Uma capacitação que garantisse autonomia tecnológica, tendo como base a preservação da soberania nacional. Chaves (2004), descreveu as sugestões e recomendações resultantes do Primeiro Seminário Internacional de Informática na Educação: - Mesmo reconhecendo-se o quadro de graves desequilíbrios na oferta de oportunidades educacionais, enfatizou-se a necessidade de que a educação, em especial a dos níveis médio e superior, apresente melhor desempenho e qualidade, em face do avanço dos padrões tecnológicos e organizacionais do mundo do trabalho e das relações sociais.

Embora não elimine, a curto ou médio prazo, aqueles desequilíbrios, o uso de computadores pode ajudar a melhorar o desempenho e a qualidade da educação oferecida. Ponderou-se, por fim, que a utilização de computadores na educação, embora se mostre vantajosa em campos específicos, não deve, de modo algum, ser saudada como uma panacéia, capaz de solucionar os problemas da educação básica e de suprir a insuficiência de recursos instrucionais ou de docentes. Segundo o autor, o segundo seminário levantou questionamentos dos mais diversos, como: A introdução do computador na escola pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem? Em caso afirmativo, de que forma? Quais os aspectos do desenvolvimento cognitivo do aluno que podem ser favorecidos? O computador possibilita maior domínio de conceitos, generalizações, princípios, procedimentos ou habilidades? Em que áreas curriculares e em que níveis o computador atuará com maior dificuldade? Que conseqüências o uso do computador na educação gerar? Serão elas desejáveis ou indesejáveis? (CHAVES, 2004, p.

Chaves (2004), salienta que estas indagações não comportavam respostas inequívocas, portanto fora recomendado o uso do computador na educação sem imposição ou limitações, e que este equipamento tecnológico estivesse sempre disponível para a educação. No primeiro semestre de 2007, foi testado no Brasil um projeto de distribuição de laptops para os alunos de 3 mil escolas publicas. O projeto funciona assim, o aluno pode levar o laptop para casa onde poderá usá-lo com sua família e no final do ano letivo não precisa devolvê-lo para a escola ficando assim com o aluno. O professor deve despertar o interesse a vontade a curiosidade para navegar pelos sites da internet, obter informações de redes sociais, pois estas são novas formas de conhecimento.

Também se faz necessário que o professor observe, converse com seus alunos para saber o que os atrai no mundo virtual. Um ponto muito importante, que também cabe ao professor, é orientar seus alunos sobre riscos e benefícios que a internet traz, para que seus trabalhos possam proporcionar crescimento. Assim educar para o mundo também significa educar para a Informática (Teixeira e Araújo, 2007). Portanto as tecnologias não substituem o professor, mas modificam o seu modo de atuação. Portanto é preciso ter educadores comprometidos e dispostos a repensar a prática pedagógica sempre que necessitar, principalmente estar preparado para o novo. Conforme Tajra (2000, p. “o que se espera com a utilização do computador na educação é a realização de aulas mais críticas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os alunos para novas descobertas e aprendizagem.

” Desta forma percebe-se que o papel do professor é ser um facilitador na construção do conhecimento e não ficar apenas como mero transmissor de informações, já que um dos objetivos do uso do computador no ensino é de ser um agente transformador. De acordo com Pais (2005, p. De acordo com Valente, [. o educador é um eterno aprendiz, que realiza uma leitura e uma reflexão sobre sua própria prática. O professor procura constantemente depurar a sua prática, o seu conhecimento. Sua atitude transforma-se em um modelo para o educando, uma vez que vivencia e compartilha com os alunos a metodologia que está preconizando. VALENTE, 1994, p. p. Se ocorrer uma boa preparação dos professores o computador passa a ser "aliado" no processo de ensinar e aprender; as salas informatizadas passam a ser uma ambiente que proporciona ultrapassagem da memorização de um saber específico para uma interligação dos diversos saberes; o aluno desenvolve a autonomia, a criatividade, a auto-estima e o prazer pela descoberta e da investigação.

Com a chegada das novas tecnologias pode também ser a oportunidade para um repensar e uma reflexão saudável sobre a missão do professor. Nem tecnofobico apavorado, nem fanático, ele pode achar na formação ainda a ser definida, uma chance de reencontrar valores já comprovados e reafirmar a grandeza e a característica central de sua missão. Os recursos ou ferramentas surgem na concepção de auxiliar o professor, visando propiciar a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. A interatividade, a co-criação, a comunicação, o acesso à informação e a aprendizagem colaborativa são alcançadas em níveis muito elevados com a utilização das novas ferramentas que em outras situações de trabalho pedagógico. O avanço tecnológico contribuiu e muito em diversos setores da sociedade, no entanto, na educação, as mídias digitais são verdadeiras ferramentas capazes de viabilizar o processo de ensino e de aprendizagem, tornando-o eficiente e dinâmico.

Utilizar estes mecanismos, é contribuir para a educação, pois é uma forma de torná-la motivante aos educadores e educandos. Segundo Flores (2010), utilizar as diversas mídias disponíveis no ambiente escolar proporciona ao educando uma forma de trazer o mundo para dentro da sala de aula, ou seja, desafia o professor a trabalhar com o mundo no qual vivem os seus alunos. De acordo com Moran, A televisão, o cinema e o vídeo, CD ou DVD - os meios de comunicação audiovisuais - desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. O professor que busca incansavelmente levar o conhecimento e a informação para seus alunos, tendo em vista o respeito aos diferentes ritmos de trabalho dos alunos, deve incentivar o trabalho coletivo em sala de aula. Por exemplo, o professor pode escolher um tema a ser pesquisado é uma investigativa, e orienta a aplicação de quais tecnologias o aluno deverá incorporar no seu trabalho, trazendo assim as contribuições á aprendizagem.

Esta é uma prática pedagógica que envolve o professor, o aluno e as mídias disponíveis, pois o aluno irá buscar os recursos que a escola oferece, denominado ambiente de aprendizagem. De acordo com Almeida (2005, p. “Tudo isso implica um processo de investigação, representação, reflexão, descoberta e construção do conhecimento, no qual as mídias a utilizar são selecionadas segundo os objetivos da atividade. • Criação de filmes rodado pelos alunos. • Montagem de documentários. • Apresentações em PowerPoint, com áudio e vídeo. Estes são alguns exemplos das várias técnicas que podem ser utilizadas em sala de aula, tendo as mídias como principais recursos. Elas podem fazer com que as aulas tornem-se diferenciadas, atrativas tanto para o professor quanto para o aluno.

salientam que, [. os professores podem ajudar o aluno incentivando-o "a saber" perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas, ou aulas todas acabadas. Podem propor temas interessantes e caminhar dos níveis mais simples de investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e estimulantes para as mais abstratas; dos vídeos e narrativas concretas para os contextos mais abrangentes e assim ajudar a desenvolver um pensamento arborescente, com rupturas sucessivas e uma reorganização semântica contínua. Os professores eram habituados a utilizar apenas giz, quadro e livro, no entanto, com a presença das diversas tecnologias presentes no contexto escolar, se depara com o desafio de saber utilizá-las e ao mesmo tempo encontra-se em situação vantajosa, considerando a oportunidade de reelaborar sua metodologia.

Machado, descreve o seguinte conceito: O homem constitui-se em sua humanidade à medida que desenvolve sua capacidade de fazer, escolher e se lançar ao mundo, transformando-se e transformando-o, em busca de desenvolver projetos para atingir metas e satisfazer desejos pessoais e coletivos a partir de valores históricos, culturalmente situados e socialmente acordados. MACHADO, 2000, p. Na medida em que os desejos, sonhos, pensamentos, idealizações vão se concretizando, as respostas aos questionamentos vão surgindo para que assim possam ser melhor compreendidos. Durante a realização de um projeto podem acontecer imprevistos, situações que não estavam programadas, aí abre-se a possibilidade para mudanças, a autonomia e flexibilidade. Almeida (2005, p. ALMEIDA, 2005, p. As diferentes mídias podem proporcionar formas diferenciadas de desenvolver projetos educativos. Na escola, estão disponíveis as seguintes mídias: televisores, vídeos, rádios, materiais impressos, jornais, revistas, as novas mídias: computadores, internet, e-mail, MSN, redes sociais, projetores de imagens, celulares, maquinas digitais, os novos suportes: CD’S, DVD’S, pen-drivers, e muitos outros.

Sem duvida cada um destes instrumentos acima tem uma grande importância na construção de novos valores e conhecimentos. As escolas por sua vez estão buscando cada vez mais aperfeiçoar a preparação dos professores, através de capacitações, ou especialização. ALMEIDA, 2009, p. A autora destaca ainda que o processo de gestão das tecnologias na escola devem constituir uma tessitura de redes de significados e sentidos, capazes de entrelaçar pessoas, práticas, tecnologias, valores éticos e estéticos de forma interdependente nos mais variados contextos. Ao utilizar as mídias na educação, o professor deve ter consciência da capacidade que esta ferramentas possuem de expressar sentimentos e pensamentos diferenciados. Segundo a autora, atividades que envolvem as diferentes mídias podem proporcionar ao aluno a capacidade de gerenciar, selecionar, organizar e sistematizar informações de forma crítica, criativa e produtiva, e que o professor se conscientize de seu papel como gestor da prática pedagógica, dos espaços e recursos que utiliza.

Ricas são as palavras de Almeida quando finaliza seu artigo com sua palavras e as fortalece com as sábias palavras de Paulo Freire: O homem é um ser inacabado, em contínua busca por novas descobertas e invenções. METODOLOGIA 4. Tipo de Estudo Escolheu-se a abordagem qualitativa para o desenvolvimento desta pesquisa. Isso pelo fato de que uma pesquisa qualitativa busca entender um fenômeno específico em profundidade. Ao contrário de estatísticas, regras e outras generalizações, ela trabalha com descrições, comparações e interpretações. Portanto, é mais participativa e menos controlável, dado que os participantes podem direcionar o rumo em suas interações com o pesquisador. Situa-se no município de Santa Rosa do Sul-SC. Nesta escola trabalham aproximadamente 56 professores, dois assistentes de educação, três assistentes técnicos pedagógicos, um diretor, um assessor de direção e um orientador pedagógico.

Sujeitos envolvidos Os sujeitos da pesquisa foram 8 professores de uma escola da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio, todos com pós-graduação latu-sensu e com mais de 10 anos de serviço no magistério e na mesma escola. Dos 10 entrevistados, cinco eram efetivos e três eram ACTs (Admitido em Caráter Temporário). Três lecionam no Ensino Médio e Fundamental e Cinco apenas no Ensino Fundamental. Aspectos éticos Os professores serão identificados como P1, P2, P3, P4, P5, P6, P7 e P8, com o intuito de ocultar sua identidade. RESULTADO E DISCUSSÃO O objetivo desta etapa é analisar os dados coletados, partindo do questionário aplicado aos professores, fez-se a escolha de algumas respostas obtidas no que se refere ao tema pesquisado. Pretende-se com esta etapa, esclarecer e compreender a importância das tecnologias educacionais.

Transformações na educação com a presença das TICs Este questionamento esta de encontro a um dos objetivos específicos deste estudo, portanto é essencial identificar nos professores seus pensamentos, sentimentos ou até mesmo sua concepção diante das transformações ocorridas na educação com a presença das novas TICs. As respostas dadas pelos professores diante da pergunta: “Quais transformações as novas tecnologias trouxeram para a educação? Dê sua opinião:” foram as seguintes: “As novas tecnologias trouxeram mudanças na forma de ler, escrever, pensar e agir. ”(P3) “No âmbito escolar as novas tecnologias facilitam no processo ensino-aprendizagem, bem como aceleram as potencialidades do desenvolvimento de raciocínio e comunicação. ”(P4) Verificou-se nas falas uma observação muito rica por parte dos professores quando ressaltam que os dados transformam-se em informação e a informação em conhecimento, principalmente quando se trata da velocidade que este conhecimento passa a fazer parte do processo intelectual do aluno.

Sá Filho e Elian, deixam claro que qualquer recurso tecnológico no contexto educacional depende do engajamento do aluno, só então este recurso poderá contribuir no processo de aquisição do conhecimento. A fala abaixo contempla os dizeres aqui salientado. Ao considerar a aplicação na Educação do computador, ou qualquer produto tecnológico, é preciso ter claro, e em destaque, que a aprendizagem, a aquisição de um conhecimento novo, só ocorre com o engajamento pessoal do aprendiz. a relação professor-aluno no ato de aprender e ensinar não pode estar desvinculada do processo de informática, pois em todos os modelos de sala de aula é possível evidenciar alguma tecnologia sendo acoplada à ação mediadora desenvolvida pelo professor quando da produção e/ou construção de conhecimento.

ENS, 2002, p. Romilda Teodora Ens em seu artigo faz uma relação entre o professor o aluno e as tecnologias educacionais, como um espaço para o saber para o saber fazer, o saber conviver e o saber ser, idéias a UNESCO contempla o que se espera da educação. A autora, ressalta que a relação professor/aluno/conteúdo/TIC estão intimamente ligados entre si. E esta trans-relação ligada a estes pilares mostram que a educação não pode estar voltada apenas à um dos componentes do ser humano, mas na sua totalidade. Já o professor P2 salienta que o professor pode ser o articulador e que as tecnologias facilitam os caminhos do ensino, com informações em tempo real e preciso. Santos et al. desenvolveram um artigo que trata do mal-estar docente perante o uso das tecnologias de informação e comunicação.

Este mal-estar segundo os autores, estão entre o excesso de aulas, o trabalho burocrático, a descrença no ensino e considera ainda que a introdução das tecnologias de informação e comunicação também são fatores de angústia por parte dos educadores sem falar os baixos salários. Segundo os autores, O docente era considerado uma das fontes de saber mais respeitado, às vezes o único e unipotente detentor do saber. “Como facilitador e principalmente intermediador de troca de conhecimentos entre professores e alunos. ”(P5) “Deixando as aulas mais ricas criativas, dinânimas, com uso dos recursos, jornais, vídeos, data show. ” (P6) Verifica-se na maioria das falas o importante papel que as novas tecnologias estão contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem e principalmente a aceitação por parte dos professores.

Ponte (2011), faz a seguinte explanação sobre as tecnologias educacionais: [. estas tecnologias constituem tanto um meio fundamental de acesso à informação (Internet, bases de dados) como um instrumento de transformação da informação e de produção de nova informação (seja ela expressa através de texto, imagem, som, dados, modelos matemáticos ou documentos multimédia e hipermédia). Demonstram a necessidade de capacitação constante, devido as constantes mudanças e evolução da tecnologia. Santos et al. p. destacam as dificuldades encontradas pelos professores quando se trata das tecnologias educacionais que podem ser comparadas as respostas dos professores neste item: - Os docentes lidam bem com as tecnologias informáticas, mas não necessariamente as utilizam em sala de aula e na escola (universidade), com seus alunos, por desconhecerem o seu potencial.

Gostariam de receber mais capacitação, pois são bastante autodidatas; - Comentam que os alunos estão adiante deles no uso dos recursos, no outro extremo, há alunos que não têm contato com o computador, exigindo uma alfabetização no uso das tecnologias; - Dizem que tem que demandar grande quantidade de tempo em sua auto formação e atualização, também em seu trabalho com seus estudantes, presencial e virtualmente. Os professores P1 e P2 escreveram as seguintes respostas: “Os sites de pesquisa estão sempre nos atualizando no conhecimento geral, por isso frequentemente procuro esses sites. Somente utilizei os conteúdos extraídos dos sites pois a escola ainda dispõe de poucos recursos tecnológicos. ” (P1) “Uso a internet diariamente, utilizo a internet para pesquisa com alunos.

Um dos sites de pesquisa que mais utilizo é o google, explorando a ferramenta “google grupos”, onde é possível criar grupos de pesquisa e estudos, debates sobre vários assuntos e criação de tarefas. Nas faculdades é muito utilizado, mas nas escolas é muito pouco usado. ” (P5) Percebe-se que os professores procuram utilizar diferentes mídias em sua prática pedagógica. Embora a maioria ainda preferem a internet pois as informações chegam com rapidez e na hora exata. O único problema é que muitas vezes as escolas contam com um número pequeno de computadores dificultando o trabalho do professor. O aluno que usa a internet, deve pensar no seu objeto de interesse, e não na internet, da mesma forma que uma pessoa que faz um texto manuscrito não pensa no lápis.

Convém ressaltar que o fato de um número crescente de alunos disporem de computadores e de conexões à internet nas suas residências, com isso gerar-se um tipo de rede, flexibilizando o uso fora de horário da escola, estimulando os trabalhos extra-escolares que aproveitem estas disponibilidades, além de criar, uma grande rede de relações entre a escola e a comunidade. Utilizo muito em sala de aula a pesquisa em jornais, revistas, livros, e internet. A receptividade é muito boa. ” P8 Colocar computadores nas escolas não quer dizer informatizar a educação, mas inserir a informática como instrumento de ensino dentro e fora da sala de aula. Sabemos que a verdadeira aprendizagem está na parceria educador-educando, e a construção do conhecimento nesses sujeitos interativos. A escola e os professores devem oferecer a seus educandos os recursos disponíveis nos seus meios.

Assim, concebe-se como professor informatizado aquele que é capacitado para o uso da informática como na pedagogia. Que entenda que o ato de ensinar e aprender como aquele que se realiza em qualquer lugar, em qualquer momento, em qualquer situação e com diversas maneiras. É o professor que tampouco tem medo da mudança e busca continuamente aprender o novo. Como diz Freire (2003, p. “mudar é difícil, mas é possível. ” Verificou-se nesta fala a questão da preocupação do profissional da educação com a inclusão digital, ressalta a importância do instrumento como um instrumento facilitador no contexto pedagógico. O professor P5 salienta que a informática educativa “deve caminhar no sentido de favorecer cada vez mais o professor para que sejamos não meros receptores e sim orientadores.

” Verifica-se nesta fala que a informática educativa proporciona ao professor sabedoria e informação capacitando-o para o contexto pedagógico em constante transformação. De acordo com o professor P6 a informática educativa deve ser uma forma de “facilitar cada vez mais a educação, trazendo cada vez mais informações conhecimentos, práticas, instrumentos, pois precisamos aplicar isto em sala de aula pois o professor precisa ser mediador e estar sempre interagindo com os alunos. ” Salienta que a informática educativa deve ser facilitadora e ao mesmo tempo fala do papel do professor enquanto mediador do conhecimento e do uso desta ferramenta. Participação dos professores em fóruns educativos Buscou-se fazer este questionamento visando verificar se os educadores já participaram de algum tipo de fórum educativo na internet, com o intuito de analisar se os mesmos já utilizaram esta ferramenta tão utilizada em blogs, ou ambientes virtuais de aprendizagens e que permite a troca de experiência com outros colegas, além de poder dar a opinião sobre determinados assuntos em pauta.

Esta ferramenta pode ser utilizada tranquilamente em sala de aula, gerando discussão entre os alunos ou mesmo um debate sobre determinado assunto. É uma ferramenta riquíssima e que pode ser trabalhada de forma interdisciplinar até mesmo quando os alunos estão em casa. De acordo com Reis e Linhares (2011, p. o fórum é um espaço que pode abrigar diferentes debates (questões a serem discutidas), denominados temas. Explanou-se a seguinte pergunta: Sabe-se que o Ensino à Distância tem se manifestado com grande força nos últimos anos, formando diversos acadêmicos e capacitando profissionais em diversas áreas do conhecimento. As mídias, encontram-se presentes no cotidiano de todas pessoas, levando informações momentaneamente e que busca-se a qualidade na Educação. Você acredita que o Ensino à Distância através das diversas mídias, pode contribuir com a qualidade do Ensino, ou da própria Educação? Porquê? O professor P1 fez a seguinte explanação: “Sim, devido a facilidade com que o indivíduo tem acesso a informação, com a mobilidade em grande expansão, de maneira que o aluno pode ter um computador portátil e estar em qualquer lugar com um ponto de internet estar participando de uma aula ou videoconferência.

” Este professor explanou muito bem as facilidades do Ensino à Distância e do papel da diferentes mídias neste contexto. O professor P2 fez a seguinte reflexão: “Penso que as mídias podem contribuir sim, mas nunca substituir o recurso humano que é o professor ou o grupo de estudos. ” (P5). Verifica-se na fala deste professor uma forma aberta de aceitação pelo Ensino à distância, pois até pouco tempo atrás, percebia-se muito preconceito sobre esta modalidade de ensino. No entanto, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oportunizou uma variedade muito grande de cursos de graduação e pós-graduação, para pessoas que nunca imaginou fazer um curso deste nível em suas vidas. Portanto, a educação à Distância é uma tendência que veio para ficar.

O professor P6 salientou que “as mídias podem contribuir para a qualidade de ensino e também a educação, porque são meios de fáceis acessos para todos onde todos podem estudar. A maioria dos professores ainda não participaram de um fórum de discussão com fins pedagógicos. Verificou-se uma aceitação otimista por parte dos professores tratando-se da inclusão das mídias no contexto educacional, assim como o Ensino à Distância como uma nova tendência. De uma forma geral, percebeu-se que os professores, apesar de estarem ciente da importâncias nas TICs no contexto educacional, tratando-se de mídias como suporte pedagógico, verificou-se uma centralização pelas partes somente no uso da internet. Para eles as TICs significa computadores e internet.

Percebeu-se nas falas uma certa angústia por parte dos professores quando se trata de pouca capacitação ofertada para os mesmos para o uso e gestão destes recursos. Mesmo quando as pessoas estão familiarizadas com as tecnologias mais atuais, ainda é perceptível a dificuldades que muitos e, principalmente os educadores, têm frente às habilidades promovidas pela presença das novas tecnologias. O educando sente-se muitas vezes mais a vontade operando o computador que o próprio educador. É uma necessidade fazer da informatização um recurso para que a escola defina seus fins com o objetivo de melhorar a aprendizagem, capacitando o educando a desenvolver o que antes parecia inalcançável, manifestando assim suas potencialidades. A tecnologia esta presente em nosso dia-a-dia, o que permite uma maior interação e facilidade ao acesso a informação, dessa maneira permite expandir e trocar experiências; interagir com outras pessoas, adquirindo conhecimentos mútuos.

Uma maneira de garantir o uso das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas de forma a contribuir para a cultivo de conhecimento do aluno é planejar sua utilização. O educando deverá se tornar o produtor do conhecimento, capaz de notar o caráter passageiro desse conhecimento, pois ele não é eterno e está em constante transformação, e não um mero receptor passivo da informação. O educando deve então notar que o que é importante não é o conhecimento em si, mas como transformá-lo e produzi-lo. O grande desafio da escola hoje é preparar o educando para o grande mercado de trabalho existente hoje em dia, que é variado e muito concorrido. Precisamos então dessa maneira, ensiná-las a conviver numa sociedade onde existe várias formas de adquirir informação, pois se trata de um dos bens mais valioso hoje em dia.

Observamos dessa forma então, que a função do educador não é mais do repassador de informação, e sim do problematizador, o que orienta no processo de reflexão a respeito do que acontece com a nossa vida em sociedade, criando dessa maneira ambientes de aprendizagens envolventes que propiciem a criatividade e a livre expressão. Em Aberto, v. p. ALMEIDA, F. J. FONSECA JÚNIOR, F. brasilescola. com/informatica/o-advento-das-tecnologias-na-educacao. htm> Acesso em: 10 julho 2011. ARAÚJO. J. br/TEXTSELF/EDTECH/scipione. htm> Acesso em: 10 julho 2011. ENS, Romilda Teodora. Relação Professor aluno, tecnologia: um espaço para saber, o saber fazer, o saber conviver e o saber ser. Revista Digital da CVA - Ricesu. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GOUVÊA, S. F. MAMEDE-NEVES, Maria Aparecida Campos; DUARTE, Rosalia. O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola. Educ. Soc. Campinas, vol. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. MORAES, Maria Candida. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação. ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007. MORAN, José Manuel. Desafios da televisão e do vídeo à escola. Disponível em: <http://www. Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de Ciências: convivência, aprendizagem e cognição. Disponível em: <http://www. conahpa. org/wp-content/themes/Conahpa/papers/final79. pdf> Acesso em: 10 jul. pdf > Acesso em: 17 julho 2011. SÁ FILHO, Clovis Soares e; MACHADO, Elian de Castro. O computador como agente transformador da educação e o papel do objeto de aprendizagem.

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Esta pesquisa faz parte do projeto de pesquisa para fins de avaliação da Comissão de ética da Universidade Federal do rio Grande, a ser desenvolvido junto ao Curso de Mídias na Educação sob a orientação da Prof. XXXXXXX.

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