BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA NA TERCEIRA IDADE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Educação Física. BANCA EXAMINADORA Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Santo André de de 2019. Benefícios da hidroginástica na terceira idade: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) – Instituição Centro Universitário Anhanguera de Santo André, 2019. RESUMO O professor de natação é um profissional graduado em Educação Fisica, responsável por orientar e ensinar exercícios físicos, prescrever atividades físicas individuais ou coletivas e acompanhar nestas atividades todos aqueles que se inserem na prática da atividade física orientada. Diante desta situação o presente trabalho teve como objetivo Descrever os Aspectos relevantes necessários para trabalhar com o grupo da terceira idade no meio liquido que é a hidroginástica.

Analisar teoricamente a abordagem prática de conduta, ética e conhecimentos teóricos e práticos aplicados no dia-a-dia de trabalho como promotor de saúde através da atividade física orientada. introdução O número de pessoas que praticam atividade física no Brasil aumentou expressivamente nos últimos anos. Da mesma maneira, o papel do Educador Físico que aplica o treino dentro do ambiente aquático tornou-se notório. O mesmo procuram estar sempre atualizados. Deste modo, um planejamento de carreira cuidadoso é essencial para assegurar a longevidade nesta profissão. Além dos conhecimentos inerentes a sua formação como anatomia, treinamento esportivo, biomecânica do movimento, fisiologia do exercício, entre outros; conhecimentos em áreas afins (nutrição, psicologia social, análise econômica e de mercado, fisioterapia, terapia ocupacional) são fortemente recomendados para uma carreira de sucesso.

Para a seleção e inclusão dos artigos serão considerados aqueles disponíveis on-line em língua portuguesa, inglesa e espanhola, publicados a partir de 1998. ASPECTOS ÉTICOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO ORIENTADO No que diz respeito aos aspectos éticos na prática da hidroginástica Pode-se referir a Ética como os princípios que norteiam a vida em sociedade (VALLS, 1994). Deste modo, são estabelecidos limites, direitos e deveres, fundamentais para um comportamento adequado e harmonioso nas relações interpessoais. Toda profissão deve estar fundamentada na técnica, e no aprimoramento profissional e na Ética, a qual pode ser entendida no enfoque profissional como um conjunto de valores morais que são especificamente aplicadas à prática de um ofício (DRUMOND, 2004), sendo que os mesmos devem ser rigorosamente seguidos sob pena de serem legalmente julgados (ALMEIDA, 2004) Apesar de Educação Física ser exercida desde sempre por pessoas sem conhecimento acadêmico, há pouco tempo foi regulamentada pela Lei 9.

datada de 1° de Setembro de 1998. O profissional que não age eticamente suja a sua imagem profissional e fica sem credibilidade no mercado de trabalho. Ética x Moral Babeto (2009) fala que a origem da palavra ética vem do grego ethos, que significa caráter, costume, habito, quer dizer o modo de ser. Ja para os romanos a palavra ethos grego, (no plural mores) é a palavra moral, que significa costume. Desta forma a Ética é considerada por Feza, E. P. Ética e individualidade De acordo com a APA (1999), o interesse dos psicólogos do esporte está voltado para ajudar atletas a fazerem uso de princípios psicológicos para alcançarem um nível ótimo de saúde mental e otimizar sua performance e mostrar como a participação em atividades físicas e esportivas altera o desenvolvimento psicológico, o bem-estar e a saúde de atletas e não atletas.

Por isso é de grande importância que o professor saiba o mínimo de psicologia, porque em muitos casos do seu dia a dia de trabalho, precisará lhe dar com problemas que os alunos trazem pra ele, dentre eles, problemas afetivos, financeiros, carências, familiares, e é indispensável que o profissional saiba acatar essas informações com ética é claro para que possa ajudar seu aluno da melhor maneira que puder, e é muito importante entender e compreender que cada aluno tem um objetivo e uma limitação diferente uma das outras, o publico da terceira idade são pessoas que na maioria das vezes são muito carentes e quando são abraçados pelo o professor se sentem mais encorajados a voltar as aulas todos os dias que foram recomendados. Propriedades físicas na água Já vimos como a hidroginástica evoluiu e ganhou forma de aplicação que conhecemos hoje, são diversas metodologias, a água possui características que quando bem explorada pode trazer grandes benefícios para os praticantes de “Hidro”.

Para que nos tornemos bons profissionais de hidroginástica é preciso que junte os conhecimentos sobre os exercícios no meio terrestre com toda a sua fisiologia, cinesiologia, biomecânica junto com os exercícios no meio liquido, e saber como aplicar corretamente dentro da água. As propriedades físicas dentro da água são diversas, a massa sendo a quantidade de matéria que uma substancia compreende o peso que é a força na qual a substancia é atraída no sentido do centro da terra, densidade, densidade relativa, flutuação, temperatura que o papel mega importante quando o objetivo é alcançar o efeito do tônus muscular, o ideal na hidroginástica é que a temperatura seja de 27ºC e 31ºC, e algumas pesquisas apontam que quanto maior a profundidade maior é o gasto calórico.

GONÇALVES, 2014, p. Ou seja, faz-se mais do que necessário compreender a necessidade do exercício físico para a promoção da saúde e do bem-estar, reduzindo dessa maneira os gastos na área da saúde, por exemplo. Uma dessas possibilidades para o alcance do bem-estar pode ser a prática da Hidroginástica, que é uma das práticas mais bem recomendadas. Quanto antes começar a praticar o exercício físico melhor, tem exercícios físicos muito bem adaptados para a terceira idade que é extremamente benéfica, ainda mais sendo feita na água, a hidroginástica é umas atividades pela qual a gravidade não tem muita ação, então por isso diminui muito o impacto na hora da execução de movimento, uma pessoa com 60kg quando entra na água para fazer o exercício você tem apenas 6kg, então todos os trabalhos de saltos, pulos, abdominais mais impactantes é suavizado com a água, é muito indicado para qualquer problemas na articulação, muscular, ou de dores pelo o fato dessa ausência da gravidade e no pouco impacto que ela produz nas articulações.

Em contra partida nos temos uma amplitude articular muito maior do que fora da água, então dentro da água a amplitude articular é aumentada de 30% além da capacidade que ela se movimentaria. Alguns cuidados como, não ultrapassar a amplitude máxima do movimento, não prolongar o exercício na presença de dor e não levar a exaustão são pontos importantes para se atentar durante as aulas. A hidroginástica não é uma atividade exclusiva para os idosos, porém é lá que se encontram grande parte desses grupos, sem dúvida é um agradável modo de se exercitar. ATIVIDADES LÚDICAS A chegada da terceira idade proporciona maiores limites ao indivíduo, isso não significa que o mesmo tenha que se isolar de tudo, da vida social, trabalho, sexo e lazer, apesar de ser muito comum que isso acontece na vida desses grupos, muito das vezes são desprovidos dos filhos, maridos e esposas, ai acabam ficando sozinhos e sedentários por falta de motivação e até de conhecimento mesmo, que é onde acabam adquirindo peso, problemas de saúde, lesões, depressão, apresentando fragilidades físicas e mentais, onde é percebido a necessidade de promover atividades dinâmicas, que proporcione mais integração, autonomia, e qualidade de vida.

Os anos de experiencia significam que foram acumulados pensamentos, memorias, conhecimentos, ou seja, um excesso de informação, isso não é ruim, são momentos que foram vividos ao longo da vida, porém pode causar uma estafa ao idoso. Com a ludicidade os velhinhos colocarão a mente para “funcionar’ e renovarão as ideias mantidas nela, diminuindo as chances de desenvolver doenças degenerativas como o Alzheimer. É importante criar um ambiente criativo e divertido ou fazer com que ele se torne assim, para que o idosos assim como crianças se sintam entusiasmado para estar ali fazendo determinada atividade, que muita das vezes ficam limitadas por falta de alguém para ajuda-lo, conversar, incentivá-lo, a superar as mudanças da velhice que muitas das vezes é de difícil entendimento.

REFERENCIAS: BOTTON, A. de. Os prazeres de desprazeres do trabalho. SãoPaulo: Rocco, 2009. WEIDER, JOE. O Sistema Weider. O que é isso?" J. Weider. Muscle & Fitness 48 (1987): 17-71 WEIL, P. Qualidade de vida em idosos com distintos níveis de atividade física. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, 15(3), p. mai. jun. Disponível em: http://www. Revista Movimento, Porto Alegre, v. n. p. mai. ago. gov. br/ Acesso em 10/out/2005.

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