Bilinguismo - a importância da língua inglesa para a vida

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Com todo esse contexto, essa disciplina é muito discriminada e enfrenta vários obstáculos em salas de aula. Vai desde docentes despreparados a alunos desmotivados, com falta de estrutura e de materiais didáticos nas escolas. O descaso maior é encontrado nas escolas públicas, que recebem poucas verbas dos órgãos governamentais. Já foi comprovado que é primordial que o ensino de outro idioma seja feito, logo nos primeiros anos do ensino fundamental, pois é nessa fase que a criança está m desenvolvimento e está mais aceitável para esse tipo de aprendizado, porém, que seja de maneira lúdica para que a criança estimule a sua criatividade e desenvolva a sua autonomia e segurança diante do diferente. Palavras-chave: Ensino. Keywords: Teaching.  English.  Institutions.  Elementary School. INTRODUÇÃO A língua estrangeira tem uma relevância junto a sociedade, pois é através de seu conhecimento que a população fica conectada com que está acontecendo no mundo, principalmente se o idioma for a língua inglesa, que é a mais fala e usada no mundo dos negócios.

Pela miscigenação de culturas, algumas palavras estrangeiras passaram a serem faladas em nosso cotidiano normalmente, como é o caso do hot-dog, hambúrguer, bacon entre outros. Agora com o turismo social e com a baixa do dólar, o acesso de uma camada maior da população pôde ter acesso ao turismo, principalmente a outros países. No Brasil o aprendizado de uma segunda língua está ficando de lado, deixando lacunas que interfere na qualidade do ensino, tanto nas escolas públicas quanto nos particulares. DUMMELL, 1969) Para ter conhecimento de outras culturas, tradições é interessante ter conhecimento de outro idioma, principalmente o inglês, para que se possa ter acesso ao mundo dos negócios e ao mundo acadêmico. Com esse intuito é importante que esse conhecimento seja oferecido de forma mais igualitária, permitindo que os alunos que tenha menos condições tenha contato com esse mundo.

Só a partir dos anos 90, com a globalização foi que se sentiu realmente a necessidade de ser ter na grade curricular das instituições de ensino a obrigatoriedade do ensino de um idioma estrangeiro, por causa do contato com estrangeiros seja para comercialização ou para interação social, pelo aprendizado de uma nova cultura e querer ultrapassar barreiras do próprio pais. Mesmo sem o interesse do governo, algumas pessoas renomadas tiveram interesse de trazer a língua inglesa para o nosso cotidiano, uma delas foram Solange Ribeiro, que se deu em uma época mais conturbada no Brasil, no auge da ditadura militar, ela inseriu uma metodologia de ensino. Segundo Vera Lúcia, em um livro feito em homenagem a Solange Ribeiro: A produção didática de Solange Ribeiro se deu em uma época em que não havia computador, internet e nem cartão de crédito internacional para importação de livros e assinatura de livros e periódicos.

As bibliotecas, geralmente, não dispunham de jornais e revistas em línguas estrangeiras e rara era a livraria ou distribuidora de jornais e revistas que oferecia publicações em língua inglesa. Além disso, o Brasil vivia uma ditadura cruel que afetava o ambiente universitário com incertezas, muita instabilidade e insegurança. Nas orelhas do volume I, em sua quinta edição Abgar Renault diz: “quero que meus netos estudem neste livro”. Nora Thielen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também elogia o material e reporta o sucesso da análise que fizera do livro com seus alunos da Faculdade de Letras durante nove aulas consecutivas. Outros testemunhos sobre a qualidade do livro somavam-se a esses depoimentos nas vozes de colegas de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

PAIVA, 2009, p. Em seu livro Solange destacou a importância da oralidade da segunda língua, como também não deixou de lado as habilidades que deveriam ter um professor de língua estrangeira para que pudesse passar o conteúdo para seus alunos de maneira eficiente, seriam elas: compreensão da língua falada, capacidade de falar, habilidade de leitura e habilidade na escrita. Aparentemente, enquanto acadêmico do Curso de Letras e funcionário de uma escola pública, permito-me afirmar que a grande maioria dos alunos de língua inglesa acreditam que tal aprendizagem não tem valia alguma. ‘Para que aprendemos uma nova língua, se nós nunca iremos utilizá-la? É o que dizem. Também foi criado um tabu, onde o idioma não pode ser aprendido nas escolas convencionais.

Com o avanço tecnológico e o acesso cada vez maior das pessoas a internet, viu-se a necessidade, porém se o acesso não tiver um preparo no sentido pedagógico de nada vale como aprendizado, só trazendo frustrações a quem procura. É importante que haja uma conexão entre o professor e o aluno para que se possa desenvolver um conteúdo com aprendizado mais produtivo. O professor nesse caso antes de iniciar tal leitura, deve deixar os estudantes um pouco familiarizado como as palavras e expressões que estão sendo usadas na obra, mostrando o seu significado e sua relevância na história que está sendo estudada, pois na própria língua materna, dependendo da época em que a obra foi escrita existe contexto e palavras rebuscadas, se o aluno com certa antecedência não tiver a intervenção do professor, que divida o texto em trechos e vai abordando cada um por etapa, o entendimento final se torna difícil.

Quando se fala de outro idioma a dificuldade é maior, pois além de está aprendendo um idioma do zero ainda é se tem contato com a literatura, porém esse exercício é de extrema importância para a familiarização do aluno com a cultura dos países que tem essa língua como materna, por isso que esse parte deve ser abordada com literatura simples e logo no inicio do aprendizado. Usado livros de estórias infantis, principalmente o que já se tem conhecimento da estória em português. Na realidade, independente do momento que a pessoa tenha contato com uma língua estrangeira, por ela está começando do zero, se tem que implantar livros com palavras bastante simples, para que as poucos se vá se familiarizando e tendo segurança no que está sendo aprendido, para a partir dai se trabalhado textos e atividades mais complexas.

Como muitos professores gostam de frisar são como crianças que estão aprendendo a ler e escrever, por esse motivo a importância de se ter contato o mais cedo possível, de maneira lúdica e divertida, apara que a criança solte a sua imaginação e sinta prazer no que se está aprendendo, tornando a absorção do conteúdo mais prazerosa e rápida. Os professores usam livros didáticos que não são voltados para o público infantil, com conteúdo muito elevados. Poucos foram os docentes que fizeram intercambio. No intercambio promovido pelo governo brasileiro, o programa Ciência sem Fronteiras, muitos alunos tiveram que retornar ao país, pois não tinham proficiência na língua. Outro para se manterem estudando, conseguiram trabalho como baby sister e estavam resistindo para não voltar.

Em um cenário de despreparo do corpo docente e falta de incentivo dos órgãos governamentais para que o ensino da língua inglesa decole nas escolas públicas, faz-se com que os estudantes se tornem alheio a situação, que é de grande importância para o seu desenvolvimento social e no âmbito profissional. A pesquisa foi realizada em duas escolas no município de Crissiumal, no período da metade do mês de outubro de 2008 a novembro de 2008. Os entrevistados foram professores da língua inglesa, professores de outras áreas e alunos da 8º. Série do ensino fundamental. Uma das escolas escolhidas foi a Escola Estadual de Médio Ponche Verde, em Crissiumal, noroeste do Estado do RS. Os professores que foram entrevistados ensinam na escola que vai desde da educação infantil ao ensino médio.

Esses alunos iram passar sete anos no ensino fundamental em contato com o segundo idioma que no futuro fará uma grande diferença na sua vida social e profissional. O ideal é que a criança tenha o seu primeiro contato com a leitura em casa, sendo estimulada pelos pais e familiares, para quando ela entrar em uma instituição de ensino já venha com uma certa noção de gosto e do que lidar prazer e o interesse e querer saber e conhecer o que há de novo ao seu redor. A partir dai vem a escola com a didática para complementar o que foi semeado. Por pesquisas feitas em instituições de ensino fundamental, foi-se verificado que o que levar os estudantes a perder o interesse nas aulas, vão desde de apenas ser abordados o conteúdo dos livros didáticos, correções que são feitas de forma coletiva, ficando o aluno avaliado exposto a gozação dos demais colegas, leitura e a cobrança de apresentação de trabalhos em sala.

Com toda essa pressão, além da cobrança dos pais em relação as notas do final de ano letivo, o aluno que deveria aprender o conteúdo, apenas decora para fazer as provas e tirar boas notas, terminando do ano letivo que ter absolvido nada ou quase nada do que foi trabalhado em sala de aula. Com o aprendizado que ela adquire, ela leva também para outras matérias e passar a desempenhar muito bem, diferente e uma criança na mesma faixa etária que não foi estimulada para esse sentido. A criança nessa etapa da vida tem uma sensibilidade muito maior do que os adultos e que vai se perdendo à medida que vão crescendo, essa percepção auditiva é de grande valia para que ela possa tem uma assimilar a diferença de sons entre os dois idiomas.

A música aliada nesse trabalho ajuda, pois, assimilar o som e as letras quase que inconscientemente e quando menos se percebe já estão balbuciando e cantando a canção que foi trabalhada. Hoje o som está sendo substituído pelo audiovisual as crianças estão se tornando um pouco automatizada, pois de uma certa forma bloqueia a parte sensitiva porque o visual se tornou uma forma mais atrativa por causa do colorido e da animação que é mais chamativa do que o próprio som, bombardeando a criança de desenhos animados, não instigando no sentido da busca, pois tudo que elas precisam já está ali na sua frente. A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS AULAS DE LINGUA ESTRANGEIRA A narração de histórias era usada desde dos primórdios com o intuito de diversão e entretenimento de um povo de uma região, eram contadas por homens.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O trabalho teve o intuito de aborda a relevância do ensino da língua inglesa nos dias atuais e a sua importância de ser abordada nas instituições de ensino, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental, onde a criança está em desenvolvimento e assimila com mais facilidade outro idioma, porém as escolas enfrentam hoje grande dificuldade em relação a essa disciplina, por causa do corpo docente despreparado e com de estrutura nas instituições de ensino. Por falta de conhecimento dos alunos e de seus familiares em relação ao conhecimento da língua inglesa, faz com que não se exijam das escolas um ensino de qualidade nessa disciplina, pois se criou um desinteresse pela falta de utilidade fora das salas de aula, porém essa visão distorcida está mudando em algumas escolas brasileiras.

Mostrando aos estudantes que através do inglês se pode ter acesso as outras culturas, ter uma melhor interação social e profissional nesse mundo que está ficando mais globalizado. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, W. et al. HAUPT, C. O livro didático no ensino da língua estrangeira: atividades de pronuncia. SOLETRAS Revista, Tocantins, v. p. CALDIN, C. PEDROSO, S. M. D. A contribuição do aprendizado da língua inglesa e da música no desenvolvimento cognitivo da criança. fs. F. N. VILELA, L. H. A. Clube dos Autores, 1969. Ensino de inglês na escola: oportunidades e desafios. Disponível em:< http://www. cengage. com. FONTANA, N. I. Utilização de poesia para o ensino de língua inglesa: relato de uma experiência. e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU, Nilópolis, v.

Número 1, janeiro-abril, 2015 GOVERNO DO ESTADO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Os desafios das escolas públicas paranaense na perspectiva do professor PDE – Artigos 2013: Ensino e aprendizagem de língua inglesa: A importância dos temas transversais. MESQUITA, I. P. A. SOUSA, R. N. Disponível em:< https://meuartigo. brasilescola. uol. com. br/ingles/o-ensino-aprendizagem-ingles-escolas-publicas-real-ideal. com. br/sk-talen. html>. Acesso em: 11 abr. PEREIRA, V. PURIFICAÇÃO, M. E. S. Análise do livro didático de língua inglesa das séries iniciais do ensino fundamental II. Disponível em:< https://www. SETTEN, P. G. P. Como o estudo da literatura auxilia no aprendizado da língua inglesa? Disponível em:< http://colegiometodista. g12. SCHUTZ, R. A importância da pronúncia. Disponível em:< https://www. sk. com. fls. Artigo - Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, Mato Grosso, 2016.

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