Agenda 21- meio ambiente

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Biologia

Documento 1

Foi um momento em que algumas pessoas perceberam que ainda há uma saída para estes imapasses, e iusto se daria caso se integrassem as preocupações relativas a meio ambiente e desenvolvimento e que a estas preocupações fosse dispensada maior atenção. Nesta época, alguns estudiosos demonstrarm, que, se tratado de maneira adequada, o meio ambiente preservadi poderia satisfazer às necessidades básicas, elevar o nível da vida, obter ecossistemas melhor protegidos e gerenciados bem como construir um futuro mais próspero e seguro para todas estas populações e risco. Desta corrente de pensamento, surgiu associação mundial em prol de um termo (ação) que representaria o conjunto daas mudanças necessárias a estas naçõies, o desenvolvimento sustentável. Este conceito, foi gerado, então a partir do conhecimento agregado acerca de toda a problemática que concerne a esfera ecológica, dos riscos que o planeta corre em razão do desenvolvimento desequilibrado e predatório bem com da necessidade que as sociedades humanas fazer uso dos recursos do meio para sua sobrevivência.

Em resumo, o termo Desenvolvimento sustentável sugere que um meio de desenvolvimento […] “que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades” (CMMAD, 1987) Esta linha de pensamento assume uma visão crítica ao modelo de desenvolvimento adotado na época pelos países industrializados e que era, consequentemente, reproduzido pelas nações ainda em desenvolvimento, esta corrente de pensamento ressalta que o progresso econômico e social não podem se fundamentar apenas na exploração indiscriminada e devastadora da natureza. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a Agenda 21 está organizada em 40 capítulos, que se dividem em quatro seções: Seção I: Dimensões Econômicas e Sociais (capítulo 2 a 8) - de que forma os problemas e soluções ambientais são interdependentes daqueles da pobreza, saúde, comércio, dívida, consumo e população; Seção II: Conservação e gerenciamento de recursos para o desenvolvimento (capítulos 9 a 22) - de que forma os recursos físicos, incluindo terra, mares, energia e lixo precisam ser gerenciados para assegurar o desenvolvimento sustentável; Seção III: Fortalecimento do papel dos grupos principais (capítulos 23 a 32) - inclusive os minoritários, no trabalho em direção ao desenvolvimento sustentável; Seção IV: Meios de implementação (capítulos 33 a 40) - inclusive financiamento e o papel das diversas atividades governamentais e não-governamentais.

São eles: Cap 01 - Preâmbulo. Cap 02 - Cooperação Internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento e políticas internas correlatadas. Cap 03 - Combate à pobreza. Cap 04 - Mudança dos padrões de consumo. Cap 15 - Conservação da diversidade biológica. Cap 16 - Manejo ambientalmente saudável da biotecnologia. Cap 17 - Proteção de oceanos, de todos os tipos de mares - inclusive mares fechados - e das zonas costeiras e proteção. Uso racional e desenvolvimento de seus recursos vivos. Cap 18 - Proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos: aplicação de critérios integrados no desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hídricos. Cap 28 - Iniciativas das autoridades locais em apoio à Agenda 21. Cap 29 - Fortalecimento do papel dos trabalhadores e de seus sindicatos.

Cap 30 - Fortalecimento do papel do comércio e da indústria. Cap 31 - A comunidade científica e tecnológica. Cap 32 - Fortalecimento do papel dos agricultores. Desta forma, foi elaborado um documento onde a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 21 Nacional apresentam os principais desafios a serem enfrentados pela sociedade brasileira. As propostas, estão organizadas por meio de 21 objetivos que se emolduram sob temas como: a economia da poupança na sociedade do conhecimento; a inclusão social por uma sociedade solidária; a estratégia para a sustentabilidade urbana e rural; os recursos naturais estratégicos - água, biodiversidade e florestas; e a governança e ética para a promoção da sustentabilidade. Referencias MMA. Responsabilidade Socioambiental. Acessível em: http://www.

Introdução. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 12(3), 13-20.

133 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download