ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Minha turma querida agradeço a todas por esses quatro anos de convivência, amizade e ensinamentos. A minha tutora de sala uma excelente profissional. A todos os professores que colaboraram para a minha formação Acadêmica. Aos técnicos do CRAS que colaboraram para a realização do meu estagio supervisionado em especial minha supervisora de estagio por ter me proporcionado inúmeras experiências e ajudado na minha formação. E aos que aqui não citei, mas que de qualquer forma estiveram presentes em minha vida durante esses quatro anos, obrigada! Obrigada! Obrigada! Sem vocês não teria forças nem recursos para fazer desse sonho realidade. Lista de Abreviaturas e siglas BPC – Beneficio de Prestação Continuada PBF – Programa Bolsa Família ABESS – Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social CFESS – Conselho Federal de Serviço Social MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social PAIF – Programa de Atenção Integral as Famílias SUAS – Sistema Único Assistência Social CREAS – Centro de Referencia Especializado da Assistência Social PNAS – Política Nacional de Assistência Social PNAIF - Plano Nacional de Atenção Integrado a Família LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social CF/1988 – Constituição Federal de 1988 UNOPAR – Universidade Norte do Paraná TCC – Trabalho De Conclusão de Curso SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO.

BREVE HISTORICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. O SERVIÇO SOCIAL E O PROJETO ÉTICO POLÍTICO. PNAS , 2004: 31-32). O Centro de Referência de Assistência Social - caracteriza-se como uma unidade de estado responsável pela execução da proteção social básica por meio de uma base territorial CRAS , compreendendo áreas de vulnerabilidade social. Deve executar os serviços de proteção básica e deve organizar o planejamento da rede de assistência social. Considerando que um dos eixos estruturantes do SUAS é a matricialidade sócio-familiar , " O CRAS trabalha com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário , visando a orientação e sócio - familiar e comunitária " (PNAS , 2004). Entre suas atribuições , incluem acesso à informação e orientação para a população de sua área de influência , mapeamento e organização da rede de assistência social, a inclusão das famílias nos serviços sociais locais , o encaminhamento da população local para as demais políticas públicas e sociais ( PNAS , 2004).

a lei que regulamenta a profissão que regulamenta a carga horária semanal de assistentes sociais no prazo de trinta (30) horas , sujeito de muitas lutas pela classe , uma vez que durante o curso deste trabalho que não conseguiram implementar a carga de trabalho em grande escala de assistentes sociais , garantida por lei. Também vamos discutir sobre o código de ética profissional que teve sua primeira definição apresentada em 1986 , que foi expressa afirmação de um novo perfil para o assistente social , não mais entendido como um agente subalterno e apenas executivo , mais como um profissional competente teórica , técnica e politicamente. Em março de 1993, com a atualização do antigo projeto , adotamos o novo Código de Ética Profissional , que o assistente social tem orientado uma forma de ação ética , como princípios fundamentais que têm o reconhecimento da liberdade , a defesa intransigente dos direitos humanos, expansão da cidadania , a posição com equidade e justiça social , trabalhando para a vedação de qualquer tipo de preconceito , entre outros.

Pretendemos reforçar esta conclusão de curso de trabalho que o princípio da prática profissional do assistente social é a garantia de direitos ea universalidade do mesmo para a classe trabalhadora, e que, enquanto os assistentes sociais são submetidos a condições objetivas de um empregado da empresa capitalista , e portanto , a assistente social no exercício das suas funções precisa equilibrar o conflito entre as duas classes (que trabalham e capitalistas ), sem o qual não se desvia do seu compromisso com os usuários ou deixar de cumprir as funções para as quais foram contratados. Para isso, é necessário que o assistente social tem o compromisso político e uso de seu conhecimento teórico e metodológico para entender as peculiaridades de intervenção e singularidades profissional aparecer na sua vida diária.

Esta consolidação criou a carteira de trabalho e estabeleceu o dia de trabalho de oito horas, férias remuneradas, licença-maternidade remunerada e criou a área de segurança e saúde ocupacional conforme profere Couto, 2006. Como pode ser visto a consolidação das leis do trabalho foi muito importante para a classe trabalhadora , onde assegurou importantes direitos , como férias , redução da carga de trabalho e para fornecer um pouco mais de segurança em seu ambiente de trabalho , mas também foi um grande ganho para o negócio, para a criação de leis trabalhistas viu a possibilidade de manter o " domesticado " classe trabalhadora , evitando futuros surtos com eles e mantê-los sob controle. É importante ressaltar que este período só foi considerado um cidadão que estava ligado ao mercado de trabalho formal, e, portanto, somente aqueles que têm algum tipo de benefício previdenciário.

O trabalho é um dever de todos , o que implica o crime não funciona. Assim, como um movimento de punição que define quem não merece atenção garantia ao que não trabalha e produz. Passa a atender também as famílias que sofrem em decorrência de calamidades, o que trouxe o vínculo emergencial à assistência social que perdura até os dias de hoje (SPOSATI, 2007, p. Segundo Mestriner (2008) , o LBA deve executar o trabalho para os níveis federal, estadual e municipal, ganhando uma estrutura nacional amplo e operando em quase todas as áreas de assistência social. Estavam a implementar centros sociais e regionais de grande importância , que eram uma extensão da proteção dada aos trabalhadores. E para executar essas funções novas escolas de Serviço Social mobilizados.

Neste processo de expansão, procura mobilizar e coordenar as instituições sociais públicas e privadas , ao mesmo tempo , através de suas próprias ações , as tentativas de resolver as lacunas apresentadas pelo sistema de saúde existente. Couto, 2006 e Ferreira, 2007). É durante este período que consolida autoritário do Estado-Providência. Serviços , programas e projetos na área social deve ser definido de acordo com o problema , a idade e as necessidades da população, ou seja , por meio de práticas fragmentadas e da indústria que persistem até hoje. Em 1974 cria o Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) , e anexado a ele o Departamento de Serviços Sociais , que será uma importante ferramenta para a criação de políticas para atacar a pobreza.

Através dos MPAS foi uma maior valorização da assistência social, dando margens a vislumbrar a necessidade de fugir do caráter de bem-estar que ela carrega ao longo dos anos. da Constituição Federal: Artigo 194. Segurança social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade para garantir os direitos à saúde, bem-estar ao bem-estar (BRASIL, 2003, p. A Constituição Federal de 1988 foi aprovada em 5 de outubro e traz Política de Assistência Social , prevista nos artigos 203 e 204 : Art. A Assistência Social será fornecido a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos: I- proteger a família, maternidade, infância, adolescência e à velhice; II - o amparo às crianças e adolescentes carentes; III a promoção da integração ao mercado de trabalho; IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e sua integração à vida comunitária; V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal para os deficientes e os idosos que provar ter meios para prover a manutenção adequada ou tê-la provida por sua família, de acordo com a lei.

A inclusão da assistência social no tripé segurança social representou uma inovação, consolidando-a como uma política pública. A descentralização política e administrativa é bastante significativo para a organização e para que mais pessoas tenham acesso à assistência social , mas acaba tornando possível o surgimento de instituições do Terceiro Setor. Esta inserção também trouxe consigo a extinção da Legião Brasileira de Assistência e do Instituto Nacional de Seguridade Social, e desde então criou o Instituto Nacional do Seguro Social - ( INSS). Entre as conquistas na CF/88 não era responsabilidade do Estado na condução de políticas sociais , uma vez que o papel previamente do estado sempre foi secundário, ou subsidiados por instituições de caridade.

A população deve participar na formulação das políticas e controlar as ações assistenciais. Para regular todos os avanços alcançados através da Constituição Federal de 1988 foi necessário criar e adotar leis orgânicas. Descentralizar, privatizar programas sociais públicos e concentrar-se sobre as populações mais pobres foram um dos fatores estruturais do neoliberalismo. Segundo Dahmer Pereira (2006) 5, no Brasil o neoliberalismo começou a ser implementado no governo Collor , que começou o processo de desconstrução de universalizar e princípios distributivos da Previdência Social trazido na Constituição Federal de 1988. A economia nacional deve ser subordinada a economia internacional, com a desregulamentação do mercado de trabalho, o trabalho e os direitos sociais alcançados até o momento, e da política social deve ser de caráter minimalista.

As áreas de saúde, previdência social e assistência social foram distribuídas em três ministérios diferentes, sendo unificado e subordinado seus recursos á área econômica. O governo Collor até enviou uma proposta de reforma constitucional, que pretendia abrir a economia, a internacionalização do mesmo , a privatização. citado Couto 2006). O principal benefício foi alcançado com a LOAS o Benefício de Prestação Continuada (BPC ), que prevê o pagamento de um salário mínimo mensal para pessoas com deficiência e os idosos que não têm meios para se sustentar. Financiamento de benefícios, serviços, programas e projetos incluídos na Lei estão condicionadas à União, Estado e os fundos municipais que compõem o Fundo Nacional de Assistência Social ( FNAS ).

Ele também cria o Conselho Nacional de Serviço Social ( CNAS ), que acontece de ter uma grande importância a partir de agora , ele terá a tarefa de aprovar a Política Nacional de Assistência Social ( tema de discussão da próxima subseção) , normalizando e regular suas ações prestação de serviços públicos e de natureza privada na área da assistência social devem assegurar a realização do sistema de descentralização , aprovar propostas de orçamento para assistência social , entre outras funções. Os seus membros são nomeados pelo presidente com mandato de dois anos podendo ser prorrogado por mais dois. A retomada da matriz solidariedade como sinônimo de voluntariado , passando a responsabilidade de programas sociais para orbitar o setor privado, procurando afastar o Estado de sua responsabilidade principal, de acordo com a Constituição Federal de 1988 , garantindo esses direitos ( Couto , 2006, p 0,150 ).

Perante esta situação pode ser visto que a partir do governo Collor houve um enfraquecimento da proteção social no Brasil, por meio de programas com ações esporádicas e fragmentadas, especialmente aquelas que visam a erradicação da fome e da pobreza. Governos que vieram após a Constituição Federal de 1988, estavam tentando desconstruir os direitos constitucionalmente garantidos, e também evita a autonomia das classes mais baixas. No vasto campo de necessidades de serviços sociais das classes pobres são administrados favores. Décadas de clientelismo tuteladora consolidou uma cultura que não tem favorecido o papel nem a emancipação dessas classes em nossa sociedade. Isso exige um profissional qualificado para fortalecer e expandir a sua competência crítica, não só do executivo, mas que pensa, analisa , pesquisa e decifrar a realidade.

Desenvolvido por uma atitude investigativa , a rotina prática profissional ampliou as possibilidades de vislumbrar novas possibilidades de trabalho neste momento de mudanças profundas na sociedade. o novo perfil é que ele procura construir um profissional afinado com a análise dos processos sociais , tanto em suas dimensões macroscópicas quanto às suas expressões cotidianas , um criativo e inventivo , capaz de entender o "tempo presente , os homens presentes vida presente profissional " e sua atuação , contribuindo também para moldar o curso da sua história. Iamamoto , 2009, p. O papel do assistente social atualmente pode ser dividido em três setores, com o primeiro setor do Estado, o segundo setor de mercado e terceiro setor. preferência com um Estado forte para sustentar a financeira e não conseguiu cuidar do sistema social.

SOARES, 2003, p. Com tantas formas de alienação presentes no novo contexto da exploração capitalista, os profissionais de Serviço Social precisa, além de aparelho essencial para a realização de suas funções em uma formação de qualidade. Diz a respeito do ensino do trabalho social em Iamamoto contemporânea (2009) a seguir: "A preocupação que move essas reflexões é construir dentro do social, uma proposta de formação reconciliado com os novos tempos , radicalmente comprometida com os valores democráticos e da prática da construção de uma nova cidadania na vida social , ou seja, serviço , um novo sistema de relações sociais. Grandes mudanças aconteceram ao Serviço Social durante sua transição de caridade a profissão, a primeira grande mudança , podemos afirmar que a nova lei foi o de regulamentar a profissão sancionada pelo então presidente Itamar Franco em 7 de junho de 1993, que veio a revogar a lei em 3252 , de 27 de agosto de 1957, assinada pelo presidente Juscelino Kubitschek e falou pouco sobre a profissão, suas atribuições, ou sobre os órgãos de supervisão.

O surgimento da profissão devido ao surgimento da sociedade burguesa com o desenvolvimento do capitalismo, resultou o aumento das desigualdades sociais e expressões intensas de questões sociais ( Iamamoto e Carvalho , 2004). Segundo os autores, o trabalho social aparece, neste caso, de dar respostas às demandas do capital e do trabalho, com seu viés prática profissional por essas relações e interesses, participando também na reprodução dos antagonismos sociais. O papel do assistente social está necessariamente polarizada pelos interesses de classe , tendendo a ser cooptado por aqueles que têm uma posição dominante. Também desempenha a mesma atividade, interesses conflitantes que coexistem em tensão. Demanda responde a capital e do trabalho e só pode fortalecer um ou outro pólo pela mediação de seu oposto.

Esta ligação com as políticas sociais também irá interferir com o perfil da população-alvo para o qual a ação se transforma em Serviço Social, que se expande e atinge grandes proporções de trabalhadores, o principal foco das ações do estado de bem-estar. A profissão vai se afirmar no nosso país, como parte do setor público , consolidando-se como parte do aparelho do Estado e empresas privadas , com a assistente social um assalariado a seu serviço, e por esta razão , não é possível pensar a profissão no processo de reprodução das relações sociais de instituições separadas que empregam ( Iamamoto e Carvalho , 2004). Os assistentes sociais serão confirmados como empregados, devido à compra e venda relativo de sua força de trabalho, e as questões sociais como " matéria-prima " de sua prática profissional.

Porque eles não têm os meios e as condições necessárias para realizar seu trabalho de forma autônoma, requererá as instituições do Estado e, especialmente, para torná-los disponíveis. É importante ressaltar que o estado é um dos seus maiores empregadores. Os anos 1970 e 1980 serão essenciais para dar uma definição para as direções dos Serviços Sociais. A partir desse momento houve uma expansão de cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social acadêmico aumentar o processo de produção, permitindo uma reflexão mais aprofundada de assistentes sociais em sua prática profissional e seu papel como profissional. Os assistentes sociais começam a se identificar como parte da camada de trabalho e não como um mero mediador e os interesses do controlador do Estado.

Além disso, esses profissionais passam a encontrar novas fontes teóricas que os ajudem a compreender a sociedade capitalista e as contradições trazidas por ele , e que é quando os profissionais de Serviço Social começam a ter contato com as teorias de Marx ( KONNO , 2005). Em 1986 , há a reformulação do Código de Ética do assistente social que foi um marco para a profissão , pois em princípios e valores fundamentais da profissão como eles são executados : I. O Projeto Profissional é de fundamental importância para o papel de assistentes sociais , uma vez que lhes permitirá formular os requisitos para o seu exercício profissional, e contribuir para a construção da prática profissional no seu trabalho do dia-a - dia, para instruir esses profissionais no atendimento aos seus usuários e na sua afinidade com profissionais de outras áreas O projeto profissional produz uma direção social e política à profissão constituindo uma construção coletiva de uma vanguarda de assistentes sociais.

O projeto ético político profissional do serviço social é o resultado das contradições que permeiam a profissão, e por meio dele que os assistentes sociais vão construir suas estratégias profissionais ( Braz e Teixeira, 2009 ). Segundo Iamamoto (2008), o projeto profissional é realizado em diferentes dimensões, são eles: 1) em seus instrumentos legais que asseguram os direitos e deveres dos trabalhadores sociais , e que representará a defesa da sua autonomia profissional no seu trabalho diário , 2 ) as expressões e manifestações da categoria profissional coletivo feito por meio de seus órgãos representativos , 3) em cooperação com outras entidades de serviços sociais e outras entidades profissionais, 4) o trabalho profissional em diversas áreas de trabalho , preservando a qualidade dos serviços e buscar fortalecer a noção de direito social, com os usuários e a possibilidade de ação conjunta para a defesa na esfera pública e o 5) a universidade responsável pela formação teórica dos profissionais.

Há uma tensão entre o projeto ético-político profissional e o estatuto de trabalhador assistente social, porque apesar de ser um profissional dotado de autonomia profissional, liberdade e conhecimento, propor ações e ser capaz de implementá-las , suas ações estão sujeitas a interesses de sua empregadores , o que coloca algumas condições o trabalho destes profissionais. Mas cabe a eles para buscar subsídios para que eles possam ser guiados por seu projeto ético político, buscando estratégias para a construção de apoio nas instituições que trabalham e continuam a sua prática profissional fazer uso dela para seu parente autonomia. Com o neoliberalismo o Estado vai cada vez mais ser transferidas para sociedade civil suas responsabilidades no que diz respeito à área social. As políticas sociais estão a ser alvo e seletiva (como discutido no capítulo um ) , o investimento falta na área, os direitos sociais e laborais foi desconstruída e todo o processo de interferir de forma significativa nas ações de assistentes sociais e os profissionais que buscam em seu cotidiano vive estratégias profissionais para realizar sua prática profissional orientou os princípios éticos e políticos da profissão.

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 3. DEFINIÇÃO TEORICA DO CRAS Com a consolidação da PNAS em 2004 e da execução do seu início , em 2005, a ser realizada em várias cidades do país a implantação de unidades que buscam disseminar as metas da SUAS, sendo um deles o CRAS. Os Centros de Referência de Assistência Social ( CRAS ) são unidades descentralizadas da política de assistência pública estadual , responsáveis ​​pela organização e oferta de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e serviços municipais de risco social. Quanto à sua localização, o CRAS devem estar localizados em áreas onde o maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social, também deve ser um lugar de fácil acesso para a população e que também contribui para o deslocamento de sua equipe quando necessário.

O CRAS é uma unidade pública responsável pela oferta do Programa de Atenção Integral às Famílias - PAIF e, portanto, deve ter espaços que permitem o desenvolvimento de ações fornecidos por este serviço. A propriedade do CRAS , ser alugado, cedido ou público, deve garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos. É um fator relevante para a escolha do imóvel a capacidade de adaptação, a fim de garantir o acesso a todos os seus usuários. O CRAS deve ser um centro de referência para as famílias que vivem em um território. Orientações Técnicas do CRAS , 2009, p. De acordo com Braga (2011), o grande problema é que não há uma descontinuidade das equipes de trabalho do CRAS.

Atualmente existe uma alta rotatividade nessas instituições. O CRAS de Paracuru conforme dados bibliográficos fornecidos pela própria instituição tem como uma forma de atender as exigências da SUAS procurando melhorar as condições de vida da população desenvolver atividades e projetos voltados para a proteção social básica dessas famílias são: Projeto de Atenção aos idosos com idade superior a sessenta anos , cujo objetivo é proporcionar a terceira maior integração social Adulto, combater o isolamento em que muitos vivem , ocupando o tempo ocioso com várias atividades , fazendo com que se sintam mais úteis e valorizados , restaurando sua auto-estima e cidadania. Projeto focado em crianças e adolescentes entre sete e dezesseis anos , cujo objetivo é estimular o interesse dos alunos no estudo , estimulando o espírito de coordenação e competição, a inclusão social e o fortalecimento da auto -estima e ter uma alternativa de aprendizado mais dinâmico tem também o Projeto Geração trabalho e renda , que tem como objetivo aumentar o orçamento familiar , criando a oportunidade de profissionalização e sua inserção no mercado de trabalho.

Além dos projetos , o CRAS é um espaço onde as famílias buscam informações e referências a outras instituições públicas e sociais locais e também é um local de prioridade de inscrição nos programas oferecidos pelo Governo Federal e pelo chefe de família entre eles. Um dos problemas do CRAS é a falta de financiamento e de monitoramento por parte das administrações municipais , o que torna esses espaços não conseguem responder de forma eficaz aos objetivos propostos. De acordo com Braga (2011) , o modelo de gestão que define o Único de Assistência Social ainda não está configurado como uma realidade dentro da administração municipal. Na verdade, existe uma lacuna entre a proposta foi formulada e idealizado em relação ao que é experimentado nas cidades atualmente.

Gestão de Centros de Referência de Assistência Social é feito pela cidade e muitos deles estão faltando, há um compromisso por parte dos gestores e acaba contribuindo para o abandono das instituições, por falta de recursos humanos e materiais suficientes para atender a população de usuários. Para isso, o assistente social deve desenvolver-se como uma postura crítica capacidade profissional / reflexiva para compreender as questões e as pessoas que trabalham com a exigência da capacidade de se comunicar e de expressão oral e escrita, articulação política para levar a cabo as referências técnicas e operacionais, a sensibilidade em lidar com as pessoas, conhecimento teórico, capacidade de mobilização e organização. Um dos trabalhos desenvolvidos pela assistente social CRAS é a " Busca Ativa CRAS no Território ".

A vigilância ativa refere-se à busca intencional, realizado pela equipe de referência do CRAS, as ocorrências que influenciam o modo de vida da população de um determinado território. Tem o objetivo de identificar a vulnerabilidade e risco social, o aumento do conhecimento e compreensão da realidade social, para além dos estudos e estatísticas. Contribui para o conhecimento da dinâmica das pessoas comuns ( a realidade das famílias, sua cultura e valores, o estabelecimento de relações no território e fora dele ); apoio existente e os laços sociais. A identificação e compreensão das situações de vulnerabilidade e risco social deve ser usado como uma fonte para o planejamento municipal, a definição de serviços de assistência social a ser oferecido em cada território e CRAS ação preventiva.

Estratégias da busca ativa: • Deslocamento da equipe de referência para o conhecimento do território; • Os contatos com os atores locais sociais ( líderes comunitários , associações de bairro , etc. • Variedades de informações e dados de outros setores de assistência social e de serviço; • Campanha publicitária, distribuição de folhetos, colocação de cartazes e usando carros de som. PERFIL E DEVERES DE REFERÊNCIA CRAS EQUIPE • Acolhedor, proporcionando informações e encaminhamentos aos usuários de famílias CRAS; • Planejamento e implementação do PAIF, de acordo com as características do território abrangido pelo CRAS; • Mediação dos processos grupais de serviços de acolhimento para as famílias; • Desenvolvimento de tratamento individualizado e as famílias de origem a que se refere às visitas CRAS; • Desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias no território; • Assessoria para o desenvolvimento sócio - desenvolvidos no território; • Acompanhamento das famílias em descumprimento de condicionalidades; • Alimente sistema de informação, registro das ações realizadas e planejamento de trabalho em conjunto; • Coordenação das ações que melhorem as experiências positivas no território abrangido; • Desempenho Encaminhamento com acompanhamento, para a rede de assistência; • Implementação de encaminhamentos para o setor de serviços; • Acompanhamento das famílias referidas pela coexistência de fortalecer os laços serviços oferecidos no território ou no CRAS; • Realizar busca ativa no território abrangido pelos projetos CRAS e desenvolvimento destinadas a prevenir o aumento da incidência de situações de risco.

Na área social desenvolve as habilidades profissionais De acordo com a Lei 866/93 Profissão Regulamentação. Não podemos esquecer os nossos deveres de acordo com o artigo 3 º o seguinte deveres / assistente social são : • Realize suas atividades profissionais com eficiência e responsabilidade, observando a legislação; • Use o seu número de registro no Conselho Regional no exercício da profissão; • Abster-se, no exercício da profissão, a prática caracteriza censura, restrição da liberdade, o comportamento de policiamento, expondo a sua ocorrência aos órgãos competentes; • Participar de programas de socorro à população em estado de calamidade pública, o serviço e a defesa de seus interesses e necessidades. • Programar, administrar, executar e passar os serviços sociais prestados institucionalmente; • Falhas relatório na regulamentações e normas da instituição em que trabalha, quando eles estão ferindo os princípios e diretrizes deste Código , mobilizando , inclusive os programas do Conselho Regional, se necessário; • Contribuir para alterar a correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas da população usuária de interesse; • Envolver-se em permitir que os direitos sociais / os usuários / as, através de políticas e programas sociais; • Empregar um dos fundos transparentes sob sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades dos coletivos / as usuários / as.

• Ser solidário / com outras pessoas / profissionais, sem , denúncia no entanto, isento atos contrários aos princípios éticos contidos neste Código ; • Refaça seu substituto as informações necessárias para continuar trabalhando; • Mobilize sua autoridade funcional, ao ocupar uma liderança para o calendário de lançamento de subordinado / a para fim de estudos e pesquisas voltados para o desenvolvimento profissional, bem como de representação ou delegação de autoridade e organização da categoria outros, dando igual oportunidade a todos / as; • Para incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar; • Respeitar as normas e a ética de outras profissões; • Ao realizar a crítica pública e outro colega / profissional, sempre fazê-lo de forma objetiva, construtiva e comprovável , assumindo sua responsabilidade.

Artigo 6 º É vedado ao / a assistente social : • Exercer a sua autoridade , a fim de limitar ou cercear o direito do / a / usuário a participar e decidir livremente sobre seus interesses; • Aproveitar-se de situações decorrentes da relação social - assistente usuário / a , para obter vantagem pessoal ou para outros; • Bloqueie o acesso de / as usuários / serviços oferecidos pelas instituições , através de atitudes que possam coagir e / ou desrespeitar aqueles que procuram cuidados por seus direitos. • Empresta seu nome e registro profissional a empresas, organizações ou empresas para simulação do exercício efetivo do Serviço Social ; • Usar ou permitir o tráfico de influência para obter emprego, ou desrespeitar os processos de seleção de licitação ; • Use recursos institucionais (pessoais e / ou financeiros) para fins eleitorais , e mecenato partidárias.

Ao longo do tempo, podemos observar que os Serviços de Ação Social deu um salto gigante na profissão, que ao longo dos anos deu origem à profissão Lei Orgânica da Assistência Social - Invalidez causando sociedade a evoluir, reconhecer e lutar pelos direitos da classe trabalhadora os direitos de crianças e adolescentes , idosos e pessoas com deficiência física. Através destes avanços conclui-se que o trabalho social tem feito grandes conquistas ao longo de sua carreira, saindo da filantropia e patrocínio de Políticas Públicas , a construção de uma nova categoria e dando um novo rumo para a profissão , a construção de um novo perfil profissional , enfrentando novos desafios relacionados com questões sociais e luta pelo direito de cidadania.

É necessário que o Estado a assumir as suas responsabilidades com a área sociais, deixando de transferi-los para instituições privadas e terceiro setor como está acontecendo hoje. Esta atitude do Estado está intensificando deterioração do bem-estar social, o seu foco e seletividade , trazendo muitos inconvenientes para os cidadãos que necessitam de assistência social. Os assistentes sociais, devido à sua relativa autonomia dependem instituições para a realização de seu trabalho profissional , tendo que incorporar em seu demandas trabalhistas da instituição , que regulam suas ações e respostas profissionais. Novos subsídios para o debate. In: Cadernos ABESS. São Paulo :Cortez, n. A questão social no capitalismo. In: Revista temporalis / Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço social Ano 2, n. cfess. org.

br, acesso em: 11 dez. CERQUEIRA FILHO, Gisálio. A “questão social” no Brasil – crítica do discurso político. n. jul/dez. ABEPSS, Valci, 2000. IAMAMOTO, Marilda Villela e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológico. O capital: Crítica da Economia política. Tradução: Reginaldo Sant’Ana, livro primeiro, 3 ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira S. A. NETTO, José Paulo. São Paulo, Cortez, 2004. Política Nacional de Assistência Social – PNAS. Aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social por intermédio da resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004, e publicada no Diário Oficial da União – DOU do dia 28 de outubro de 2004. Renovação e conservadorismo no Serviço Social.

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