Studybay - plataforma para estudantes que buscam escritores para apoio acadêmico
Conosco você pode encomendar resenhas, artigos, resumos entre outros trabalhos acadêmicos

INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE TDAH NAS SÉRIES INICIAIS

Id tarefa
60796
Disciplina
Tipo
Criado
10 de julho 2025
Concluído
12 de julho 2025
Preço
R$ 700,00
Ajude! É preciso fazer até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE TDAH NAS SÉRIES INICIAIS».
crowd
Total was
15 ofertas
Fabiana Kolling de Lima
O usuário contratou o escritor
This project was already completed on Studybay
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Verifique o preço do seu trabalho

INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE TDAH NAS SÉRIES INICIAIS

Fabiana Kolling de Lima
Páginas: 28
R$ 700,00
browser surf
Não gostou do trabalho?
Converse com os melhores especialistas
e tenha seu projeto realizado no prazo
Encomendar o trabalho novo
ou

O trabalho é uma revisão bibliográfica integrativa que sistematiza quinze estudos (2013-2024) sobre intervenções psicopedagógicas lúdicas e colaborativas para crianças de 5 a 10 anos com TDAH nas séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa descreve o método de busca em bases nacionais e internacionais, detalha critérios de inclusão/exclusão, sintetiza evidências em três eixos (foco da intervenção, contexto de aplicação e articulação família-escola-psicopedagogo) e conclui que oficinas de jogos de regras, contratos de autorregulação e o trabalho conjunto entre profissionais e familiares melhoram atenção, funções executivas e desempenho acadêmico, embora faltem estudos experimentais robustos.
O manuscrito está estruturado em Resumo, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussã Mostrar todos
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desponta como o quadro neurodesenvolvimental mais frequente nos encaminhamentos escolares, afetando entre 3 e 5% das crianças em idade de alfabetização, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA, 2024) e o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: Text Revision (DSM-5-TR) (APA, 2022). É justamente nos primeiros anos do Ensino Fundamental que a desatenção persistente e a impulsividade tornam-se academicamente críticas, pois coincidem com as exigências de codificar símbolos, reter instruções e sustentar a atenção em tarefas cada vez mais longas. Herdy et al. (2019) lembram que tais sintomas precipitam fracassos precoces que abalam a autoestima e o vínculo da criança com a escola.
O diagnóstico psicopedagógico é fundamental para detectar e compreender as razões pelas quais o indivíduo não consegue aprender, servindo como base para intervenções ou encaminhamentos apropriados. Segundo Weiss (2015), trata-se de investigar o que está desalinhado entre o sujeito e o comportamento esperado, englobando situações como dificuldade ou lentidão na aprendizagem, ausência de demonstração do que foi aprendido ou evasão de contextos educativos. Em geral, busca-se esclarecer uma queixa apresentada pelo próprio sujeito, sua família ou, com maior frequência, pela escola. O uso articulado desses instrumentos é fundamental para garantir um diagnóstico psicopedagógico abrangente do TDAH em crianças, pois cada ferramenta oferece informação sobre domínios distintos do funcionamento cognit Mostrar todos
ALMEIDA, Flávio Aparecido de. Psicopedagogia e suas intervenções nas dificuldades de aprendizagem de alunos com TDAH. Vol. 1. São Paulo: Editora Científica Digital, 2023. ISBN 978-65-5360-280-9. DOI: https://doi.org/10.37885/230211994.
ALVES, Mayara Oliveira. Intervenções em crianças e adolescentes com diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: revisão integrativa da literatura. 2015. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, 2015.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM-5-TR: Fifth Edition, Text Revision. Washington, DC: American Psychiatric Association Publishing, 2022.
ANDRADE, Alana Concesso; FLORES-MENDOZA, Carmen. Transtorno do Déficit de Atençã Mostrar todos
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site. Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido