História dos Povos Indígenas e a Formação Sociocultural Brasileira

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Religião

Documento 1

Manuela Carneiro da Cunha) Logo, para antropóloga, este conceito está relacionado a três aspectos históricos: a) Tamanho de grupos fundadores; b) Dinâmica demográfica; c) Contatos e migrações específicas; Nossos antepassados (colonizadores) teriam chegado ao continente americano atravessando o estreito de Bering, no extremo norte da América, pois no ultimo período glacial havia um desnível em relação ao nível do mar – o Alasca era ligado à Sibéria – o que permitia a passagem de animais e pessoas de um continente ao outro há 15 mil anos atrás. reacendendo questionamentos acerca das teorias da origem do homem americano com a descoberta de Luzia com cerca de 12 500 a 13 000 anos, sendo considerado como parte da primeira população humana que entrou no continente americano.

Sua descoberta foi feita em BH. Entretanto, pesquisas recentes com Carbono-14, mostra que esse caminho não poderia ter sido transitado por seres humanos até 12. anos, desta forma, foram aparecendo novas pesquisas, que sugerem que os primeiros humanos entraram no continente através de balsas a parti da Austrália até o litoral Pacífico da América do sul ou navegando da Sibéria até o norte dos EUA. C e 1000-1200 D. C, explicando o tronco linguístico, tupi-guarani em uma migração especifica na formação sociocultural brasileira temos como exemplo no texto https://oficinadohistoriador. blogspot. com/2018/09/fe-um-conflito-no-novo-mundo-e-suas. html, a ideia transcendental, e já no paradigma imanente temos uma gama de exemplos deixados pelos nativos (índios), que sobreviveu ao processo de inculturação X aculturação dos povos-testemunhos que para Darcy Ribeiro, este conceito corresponde a representantes contemporâneos das altas civilizações avassalados, saqueados e traumatizados pela expansão europeia e no Brasil acrescentamos, que esse processo foi potencializado pelas tecnologias industrial mercantilistas impregnado pela doutrina cristã, assim havendo uma apropriação cultural e assassinato dos povos autóctone.

SALZANO M. FRANCISCO, (O VELHO E NOVO ANTROPOLOGIA FÍSICA E HISTÓRIA INDÍGENA, PG. RIBEIRO DARCY, (TEORIA DO BRASIL, PG.

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