Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Trabalho perfeito, pronto para uso. Sem plágio e IA. Pague parcelado em até 6x no cartão de crédito.
Um dos desafios para o gestor escolar é oferecer um ensino de qualidade e impulsionar uma organização coletivamente, de forma criativa, através da participação, da escola e de seus integrantes. As práticas gerenciais manifestam-se, na responsabilização dos gestores escolares e dos professores pelos resultados da avaliação externa, na premiação pelo sucesso da escola, no estímulo às parcerias entre as escolas e os setores privados, que disputam recursos públicos, entre outros, como forma moderna de participar da melhoria da qualidade do ensino público, no sentido de contribuir para o aumento da eficácia e da eficiência da escola, que se traduz no empenho em se atingir o máximo de resultados com o mínimo de dispêndio.
Como tomada de decisão, a gestão escolar, acontece e se desenvolve em tod
Mostrar todosos os âmbitos da escola, a tomada de decisão, não corresponde a uma atitude que ocorre em determinado momento. Resulta de um processo complexo que se vai construindo por etapas sucessivas, o que torna consistente o processo. O primeiro elemento da estrutura da tomada de decisão é a consciência da necessidade de decidir, que consiste na identificação dos problemas, reflexão sobre eles e estudo de alternativas possíveis para a tomada de decisão. Quando essa consciência se dá no plano individual, a passagem da decisão para a ação se processa de forma autoritária, no qual se torna necessário obedecer sem muito questionamento. A tomada de consciência da necessidade de decidir e o posterior processo de decisão, quando feitos no coletivo, propiciam a riqueza de ideias, o debate, o confronto de argumentos, que se constroem no processo coletivo de consciência do problema em questão. A construção coletiva se faz na participação, ou seja, quando se compreende e se incorpora que participar consiste em ajudar a construir o consenso da ação coletiva, e isso só é possível mediante o diálogo e o respeito, que podem ocorrer e permanecer até nos confrontos e nas divergências.
O presente artigo tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a função do orientador educacional e entender como se constroem e reconstroem as soluções para problemas que se apresentam no cotidiano da Direção/Gestão, assim como identificar quais as práticas usadas para tais problemáticas. Verificar os processos por meio dos quais a gestão escolar e a comunidade escolar constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que abrangem o ambiente da educação, permitindo o desenvolvimento nos educandos de uma consciência crítica, e qual forma de promover um equilíbrio entre afeto e controle para que a tomada de decisão, resulte positivamente após analisar um processo complexo que se vai construindo por etapas sucessivas. E os objetivos específicos se compreendem em ampliar conhecimentos de como se dá a função desempenhada pela gestão escolar, obtendo esclarecimento do referencial teórico, entender o cotidiano e propostas da escola, tendo por objetivo o conhecimento, verificando a aproximação entre o campo escolar e os hábitos que alunos incorporaram na prática vigente da escola. De que forma, a organização espacial, pedagógica, política e administrativa da escola acontece e como o gestor pode contribuir para melhorar a instituição escolar e quais são os fatores para uma gestão de qualidade, a divisão sistemática dos conteúdos e dos tempos de aprendizagem, a segmentação e a hierarquização de acordo com a lógica temporal estruturante.Ocultar
Na fase de expansão capitalista após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a reestruturação das formas de Estado e das relações internacionais buscava impedir as ameaças ao poder capitalista e ao Estado-providência passou a ser a fórmula encontrada por muitos países para a gestão das contradições que foram se acirrando, por um lado, devido à necessidade de o Estado intervir na economia e, por outro, de ter que de criar condições para atender as crescentes expectativas e às necessidades sociais, sendo muitas delas decorrentes do direito de cidadania (proteção social, saúde, educação, entre outros).
O período de acumulação capitalista, denominado por Harvey (2013, p.119) de “fordista/keynesiano”, fundamenta-se em um conjunto de práticas de controle do trabalho, tecnologias, hábitos de consu
Mostrar todosmo e configurações do poder político/econômico, e se desenvolveu entre o pós-Segunda Guerra (1945) e a crise do petróleo (1973). A partir dessa crise que segundo Mészáros (2009, p. 65-67), “não se reduz simplesmente a uma crise política, mas trata-se da crise estrutural geral das instituições capitalistas de controle social na sua totalidade”, iniciou um período de “rápida mudança, de fluidez e de incerteza” e provocou na sequência, a combinação de estagnação econômica e preços em rápido crescimento – estagflação segundo Hobsbawm (2008, p. 399).
Em resposta a sua própria crise, iniciou-se um processo de reorganização do capital e do seu sistema ideológico e político de dominação, ou seja, o neoliberalismo, com a privatização do Estado, a desregulamentação dos direitos do trabalho e a desmontagem do setor produtivo estatal (ANTUNES, 1999). O processo de neoliberalização, de acordo com Harvey (2012), abrange muita “destruição criativa”, tanto dos antigos poderes e estruturas institucionais (chegando mesmo a abalar as formas tradicionais de soberania do Estado), como das divisões do trabalho, das relações sociais, da promoção do bem- estar social, das combinações de tecnologias, dos modos de vida e de pensamento, das atividades reprodutivas, das formas de ligação à terra e dos hábitos do coração.
A crítica mais acentuada ao modelo do Estado-providência ou Estado de bem- estar social e à intervenção pública na economia e distribuição social provém dos setores liberais e conservadores que integram a chamada nova direita, isto é, “uma coligação política, resultante de interesses e valores contraditórios, que irá marcara agenda ao longo dos anos oitenta em muitos países”, segundo Afonso, (1998, p.139).
A despeito do neoliberalismo propagar o recuo do papel do Estado, é preciso reconhecer que, no contexto da globalização econômica, os Estados nacionais desempenham um papel ativo, aliados a outros agentes da globalização, especialmente outros Estados, na execução de uma agenda internacional do capital. Assim, o Estado é ainda uma característica proeminente no cenário das políticas educacionais e, apesar de não ser mais um “Estado nacional”, nem um “Estado executivo eficiente”, continua sendo o coordenador em último recurso, assim como o lugar para onde se dirigir quando os outros agentes de governança falham, da mesma maneira que, o único meio quando os problemas centrais parecem não estar resolvidos, segundo Dale (2010, p.1106).
Dessa forma, ao mesmo tempo, é crucial para o Estado o desenvolvimento da forma política do neoliberalismo, geralmente chamada nova Gestão Pública, destacando como uma das características chave “o fato de, em conformidade com o neoliberalismo não funcionar contra o Estado, mas através dele” afirmado por Dale (2010, p.1104, grifos do autor). Em outros termos, “A maior mudança na forma do Estado é sem dúvida sua reformulação em uma forma mais parecida com o mercado, mais parecida com o mundo dos negócios, que nós chamamos mais amplamente de ´nova gestão pública” (DALE, GANDIM, 2014, p.7).Ocultar
CASSINS, Ana Maria. Manual de Psicologia Escolar e Educacional. Curitiba.PR. Gráfica e Editora Unificado, 2007.
CUNHA, Elcemir Paço. Direitos humanos do capital: reflexo jurídico e comando da força de trabalho. Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro , v. 9, n. 2, p. 663-696, jun. 2018 . Disponível em . acessos em 04 dez. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8966/2017/28349.
FERREIRINHA, Isabella Maria Nunes. O espelho do gestor escolar do ensino público: relação de poder e governamentabilidade. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília , v. 96, n. 243, p. 457-473, ago. 2015 . Disponível em . acessos em 01 dez. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/338712869.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo. Edições Loyola, 201
Mostrar todos3.
LÜCK, H. A. Gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2006.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato: Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. Editora Atlas S.A., 2007.
OLIVEIRA, Marcia Cristina. Caminhos para a gestão compartilhada da educação escolar. Editora Intersaberes. Curitiba, 2012.
Pascoal, Miriam; HONORATO, Eliane Costa; ALBUQUERQUE, Fabiana Aparecida de. O orientador educacional no Brasil. Educ. rev. Belo Horizonte, n. 47, p. 101-120, junho de 2008. Disponível em . acesso em 12 dez. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982008000100006.
SALLES, Leila Maria Ferreira; SILVA, Joyce Mary Adam de Paula. Família e Escola. Interfaces da Violência Escolar. Editora Cultura Acadêmica, São Paulo, SP., 2011.
PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em (Acesso em 04 de dez. de 2019).
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Disponível em (Acesso em 03 de dez. de 2019). Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!