Studybay - plataforma para estudantes que buscam escritores para apoio acadêmico
Conosco você pode encomendar resenhas, artigos, resumos entre outros trabalhos acadêmicos

A RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS MORAIS NAS REDES SOCIAIS: LIMITES ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A PROTEÇÃO À HONRA E À IMAGEM

Id tarefa
60655
Disciplina
Tipo
Criado
26 de maio 2025
Concluído
28 de maio 2025
Preço
R$ 320,00
É peciso fazer rápido até direito. Tem só 2 dias Título do pedido «A RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS MORAIS NAS REDES SOCIAIS: LIMITES ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A PROTEÇÃO À HONRA E À IMAGEM».
crowd
Total was
15 ofertas
BEN DA SILVA
O usuário contratou o escritor
This project was already completed on Studybay
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Verifique o preço do seu trabalho

A RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS MORAIS NAS REDES SOCIAIS: LIMITES ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A PROTEÇÃO À HONRA E À IMAGEM

BEN DA SILVA
BEN DA SILVA
Escritor
Páginas: 33
R$ 320,00
browser surf
Não gostou do trabalho?
Converse com os melhores especialistas
e tenha seu projeto realizado no prazo
Encomendar o trabalho novo
ou

Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa os critérios jurídicos utilizados pelos tribunais brasileiros para caracterizar e quantificar a responsabilidade civil por danos morais decorrentes de publicações em redes sociais, identificando os limites entre a liberdade de expressão e a proteção aos direitos da personalidade.
A pesquisa parte da problemática sobre como equilibrar o direito fundamental à liberdade de expressão nas redes sociais com a proteção constitucional à honra, à imagem e à privacidade das pessoas, considerando os critérios de quantificação do dano moral no ordenamento jurídico brasileiro.
O estudo adota o método dedutivo com abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a revisão bibliográfica e a análise documental. São examinadas obras doutrinárias de autores con Mostrar todos
A revolução digital alterou profundamente os modos de interação social, transformando as redes sociais em espaços privilegiados de comunicação e expressão na sociedade contemporânea. O crescimento exponencial dessas plataformas digitais possibilitou a democratização do acesso à informação e à manifestação do pensamento, ampliando significativamente o exercício da liberdade de expressão. Contudo, essa mesma expansão também proporcionou a multiplicação de conflitos entre essa liberdade fundamental e os direitos da personalidade, como honra, imagem e privacidade.
No Brasil, a Constituição Federal de 1988 assegura tanto a liberdade de expressão (art. 5º, IV e IX, e art. 220) quanto a inviolabilidade da honra, da vida privada e da imagem das pessoas (art. 5º, X), garantindo, neste último caso, Mostrar todos
A compreensão dos critérios atuais de caracterização e quantificação dos danos morais decorrentes de publicações em redes sociais requer, inicialmente, uma análise da evolução histórica do instituto da responsabilidade civil por danos extrapatrimoniais no ordenamento jurídico brasileiro. O reconhecimento do dano moral como categoria autônoma passível de reparação percorreu um longo caminho, marcado por resistências doutrinárias e jurisprudenciais.
No período anterior à Constituição Federal de 1988, predominava no Brasil a corrente negativista, que rejeitava a possibilidade de reparação dos danos morais. Conforme leciona Cavalieri Filho, os principais argumentos contrários à reparação do dano moral eram a impossibilidade de mensuração econômica da dor, a imoralidade de compensar a honra com Mostrar todos

BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de responsabilidade civil. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MORAES, Maria Celina Bodin de. Danos à pessoa humana: uma leitura civil-constitucional dos danos morais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

MORAES, Maria Celina Bodin de. Na medida da pessoa humana: estudos de direito civil-constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2018.

SARMENTO, Daniel. Livres e iguais: estudos de direito constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 13. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2018.

SCHREIBER, Anderson. Direitos da personalidade. 3. ed. S Mostrar todos
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site. Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido