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COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO ÂMBITO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS PARA UMA CULTURA DE PAZ E DIÁLOGO

Id tarefa
60603
Disciplina
Tipo
Criado
2 de maio 2025
Concluído
4 de maio 2025
Preço
R$ 200,00
Não consigo fazer. Preciso urgente até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO ÂMBITO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS PARA UMA CULTURA DE PAZ E DIÁLOGO».
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COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO ÂMBITO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS PARA UMA CULTURA DE PAZ E DIÁLOGO

Diego Júnior
Diego Júnior
Escritor
Páginas: 13
R$ 200,00
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Este artigo explora a aplicabilidade e as contribuições da Comunicação Não Violenta (CNV), sistematizada por Marshall Rosenberg, como ferramenta para a gestão de conflitos, promoção da empatia e construção de uma cultura de paz no ambiente escolar. A violência e a conflitualidade nas escolas representam desafios complexos que afetam o processo de ensino-aprendizagem, o bem-estar de alunos e educadores, e as relações interpessoais. A CNV oferece uma abordagem prática, baseada na identificação e expressão honesta de observações, sentimentos e necessidades, seguida pela formulação de pedidos claros, visando a conexão empática e a resolução colaborativa de conflitos. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho analisa os fundamentos teóricos da CNV, sua conexão com a educação para a p Mostrar todos
O ambiente escolar, espaço privilegiado para a formação humana, social e intelectual, é também palco de múltiplos conflitos e, não raro, manifestações de violência que impactam profundamente a comunidade educativa. A violência na escola, compreendida não apenas em suas formas físicas, mas também verbais, psicológicas e simbólicas (TREVISAN, 2022), representa um fenômeno complexo, influenciado por fatores sociais, culturais e institucionais, que prejudica o desenvolvimento integral dos estudantes e o trabalho dos educadores (MARTINS, 2021, p. 2). Martins (2021, p. 2) ressalta que "a violência é uma situação presente em nossa sociedade e nas escolas", sendo crucial buscar formas de lidar com ela para que o ambiente escolar seja de fato um lugar de aprendizado e respeito mútuo. A busca por es Mostrar todos
Nesse contexto desafiador, a Comunicação Não Violenta (CNV), sistematizada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, emerge como uma abordagem promissora para transformar as relações interpessoais e a gestão de conflitos no âmbito escolar. A CNV não se apresenta como uma mera técnica, mas como uma filosofia e uma prática de comunicação focada na empatia, na honestidade e na conexão humana, buscando atender às necessidades de todos os envolvidos (MARTINS, 2021, p. 4; FERREIRA, 2019, p. 12). Como define Rosenberg (2006, p. 16) citado por Martins (2021, p. 4), a CNV "se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas". Ao invés de focar em julgamentos, críticas e diagnósticos, que frequentemente escalam os conflitos, a Mostrar todos
ABRAMOVAY, Miriam (coord.). Cotidianos das escolas: entre violências. Brasília: UNESCO, Observatório de Violência nas Escolas, Ministério da Educação, 2005.
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BERNDT, Alexandra; CARVALHO, Rodrigo; ALBUQUERQUE, João Porto. Gamificação em Aplicações Terapêuticas e de Saúde: Uma Revisão da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 15., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBC, 2016.
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