Não consigo fazer. Preciso urgente até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO ÂMBITO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS PARA UMA CULTURA DE PAZ E DIÁLOGO».
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Este artigo explora a aplicabilidade e as contribuições da Comunicação Não Violenta (CNV), sistematizada por Marshall Rosenberg, como ferramenta para a gestão de conflitos, promoção da empatia e construção de uma cultura de paz no ambiente escolar. A violência e a conflitualidade nas escolas representam desafios complexos que afetam o processo de ensino-aprendizagem, o bem-estar de alunos e educadores, e as relações interpessoais. A CNV oferece uma abordagem prática, baseada na identificação e expressão honesta de observações, sentimentos e necessidades, seguida pela formulação de pedidos claros, visando a conexão empática e a resolução colaborativa de conflitos. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho analisa os fundamentos teóricos da CNV, sua conexão com a educação para a p
Mostrar todosaz e os direitos humanos, e discute experiências e potencialidades de sua aplicação na prática docente e nas relações entre estudantes. Examina-se como a CNV pode auxiliar na transformação de padrões de comunicação que perpetuam a violência, substituindo julgamentos e diagnósticos por uma linguagem que favorece a compreensão mútua e o respeito. São discutidos os quatro componentes da CNV (observação, sentimento, necessidade, pedido) e a importância da escuta empática. Abordam-se também os desafios para a implementação da CNV nas escolas, como a necessidade de formação docente e a superação de resistências institucionais. Conclui-se que a Comunicação Não Violenta constitui uma abordagem valiosa e necessária para humanizar as relações escolares, prevenir a violência e fomentar um ambiente educativo mais colaborativo, empático e pacíficoOcultar
O ambiente escolar, espaço privilegiado para a formação humana, social e intelectual, é também palco de múltiplos conflitos e, não raro, manifestações de violência que impactam profundamente a comunidade educativa. A violência na escola, compreendida não apenas em suas formas físicas, mas também verbais, psicológicas e simbólicas (TREVISAN, 2022), representa um fenômeno complexo, influenciado por fatores sociais, culturais e institucionais, que prejudica o desenvolvimento integral dos estudantes e o trabalho dos educadores (MARTINS, 2021, p. 2). Martins (2021, p. 2) ressalta que "a violência é uma situação presente em nossa sociedade e nas escolas", sendo crucial buscar formas de lidar com ela para que o ambiente escolar seja de fato um lugar de aprendizado e respeito mútuo. A busca por es
Mostrar todostratégias eficazes para prevenir e mediar conflitos, promovendo um clima escolar positivo, torna-se, portanto, um imperativo (FERREIRA, 2019, p. 9). Trevisan (2022, p. 327), citando Adorno, alerta para a barbárie que pode emergir quando a formação educacional falha em promover a reflexão e a autonomia, destacando a urgência de práticas pedagógicas que combatam a violência em suas raízesOcultar
Nesse contexto desafiador, a Comunicação Não Violenta (CNV), sistematizada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, emerge como uma abordagem promissora para transformar as relações interpessoais e a gestão de conflitos no âmbito escolar. A CNV não se apresenta como uma mera técnica, mas como uma filosofia e uma prática de comunicação focada na empatia, na honestidade e na conexão humana, buscando atender às necessidades de todos os envolvidos (MARTINS, 2021, p. 4; FERREIRA, 2019, p. 12). Como define Rosenberg (2006, p. 16) citado por Martins (2021, p. 4), a CNV "se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas". Ao invés de focar em julgamentos, críticas e diagnósticos, que frequentemente escalam os conflitos, a
Mostrar todos CNV propõe um caminho para expressar observações, sentimentos e necessidades de forma clara e respeitosa, e para ouvir o outro com empatia, identificando as necessidades por trás de suas palavras e ações (GOMES; DIAS; RODRIGUES, 2025, p. 25). Este artigo tem como objetivo analisar os fundamentos da Comunicação Não Violenta e discutir suas potenciais contribuições para a prática docente, a mediação de conflitos entre estudantes e a construção de uma cultura de paz nas escolas brasileiras, com base na literatura selecionadaOcultar
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