Studybay - plataforma para estudantes que buscam escritores para apoio acadêmico
Conosco você pode encomendar resenhas, artigos, resumos entre outros trabalhos acadêmicos

GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS IDOSAS

Id tarefa
60601
Disciplina
Tipo
Criado
2 de maio 2025
Concluído
4 de maio 2025
Preço
R$ 200,00
Ajude! É preciso fazer até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS IDOSAS».
crowd
Total was
15 ofertas
Diego Júnior
O usuário contratou o escritor
This project was already completed on Studybay
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Verifique o preço do seu trabalho

GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS IDOSAS

Diego Júnior
Diego Júnior
Escritor
Páginas: 14
R$ 200,00
browser surf
Não gostou do trabalho?
Converse com os melhores especialistas
e tenha seu projeto realizado no prazo
Encomendar o trabalho novo
ou

Este artigo explora a aplicação da gamificação como uma estratégia de aprendizagem ativa visando a promoção da inclusão digital entre a população idosa. Na sociedade contemporânea, marcada pela onipresença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a exclusão digital de idosos emerge como uma barreira significativa à sua autonomia, participação social e acesso a serviços essenciais. A gamificação, caracterizada pela utilização de elementos e mecânicas de design de jogos em contextos não lúdicos, apresenta-se como uma abordagem pedagógica com potencial para aumentar o engajamento, a motivação e facilitar a superação de desafios comuns no aprendizado tecnológico por idosos, como a ansiedade e a percepção de baixa autoeficácia. Este trabalho, por meio de uma revisão da literatura base Mostrar todos
A crescente digitalização da sociedade impõe desafios e oportunidades para todos os segmentos populacionais, sendo a inclusão digital da pessoa idosa um tema de relevância social e acadêmica cada vez maior. O envelhecimento populacional, fenômeno global, coexiste com uma rápida evolução tecnológica que modifica profundamente as formas de comunicação, acesso à informação, realização de serviços e interação social (BERNARDO, 2022). Atividades cotidianas, desde o gerenciamento financeiro via aplicativos até consultas médicas e participação em atividades de lazer, são crescentemente mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Contudo, as pessoas mais velhas ainda representam o grupo com maiores barreiras para a conectividade e o desenvolvimento das competências digitais necessá Mostrar todos
A compreensão da aplicação da gamificação na inclusão digital de idosos requer a exploração de conceitos fundamentais relacionados à alfabetização digital, às teorias de aprendizagem e motivação, e aos princípios da própria gamificação. A alfabetização digital, conforme definida por Patrício e Osório (2016, p. 2) citados por Dias et al. (2024, p. 7866), transcende o mero uso instrumental da tecnologia, abrangendo "o conjunto de competências necessárias para que um indivíduo entenda e use a informação de maneira crítica e estratégica, em formatos múltiplos, vinda de variadas fontes e apresentada por meio de computadores". Para a população idosa, essa alfabetização representa um meio crucial para manter a autonomia, a participação social e o acesso a recursos em um mundo crescentemente digit Mostrar todos
ALCANTARA, Jéssica da Costa. Gamificação como ferramenta de trabalho na assistência ao idoso com Alzheimer. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, Ribeirão Preto, v. 5, n. 2, p. 232-255, 2024. DOI: 10.56344/2675-4827.v5n2a2024.13.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013.
BECKER, S. Metodologias híbridas na educação de idosos: desafios e oportunidades. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 21, n. 6, p. 737-748, 2018. Disponível em: https://www.google.com/search?q=https://www.scielo.br/j/rbgg/a/XYZ123. Acesso em: 02 maio 2025.
BERNARDO, Lilian Dias. As pessoas idosas e as novas tecnologias: desafios para a construção de soluçõ Mostrar todos
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site. Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido