Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Tenho problema com Psicologia. Encomendo urgente até psicologia. Tem só 2 dias Título do pedido «A Neuropsicopedagogia na Educação Infantil: Fundamentos, Práticas e Contribuições para o Desenvolvimento e Aprendizagem».
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
A Neuropsicopedagogia emerge como um campo de conhecimento fundamental na contemporaneidade, posicionando-se na interface entre a neurociência, a psicologia cognitiva e a pedagogia (SBNPp, 2016; AVELINO, 2019). Definida pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) como "[...] uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociências aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva" (SBNP, 2016, p. 2014 apud SOUSA; SILVA, 2022, p. 5), seu objeto formal de estudo reside na intrincada "relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional" (SBNP, 2016, p. 2014 apud SOUSA; SILVA, 2022, p. 5).
Avelino (2019, p. 33) reitera essa concepção, afirmando que "com a
Mostrar todos junção da neurociências, da psicologia e da pedagogia originou-se uma nova ciência transdisciplinar, a Neuropsicopedagogia". Seu objetivo primordial é "compreender as funções cerebrais para o processo de aprendizagem, com intuito na reabilitação e prevenção dos eventuais problemas detectados nos indivíduos" (AVELINO, 2019, p. 33); (NASCIMENTO, 2021). O surgimento formal da área no Brasil remonta a 2008, com a criação do primeiro curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia, visando justamente aplicar os conhecimentos da neurociência ao contexto educacional (SBNPp, 2016 apud AVELINO, 2019, p. 34); (SOUSA; SILVA, 2022, p. 5). Ocultar
A Educação Infantil coincide com um período de extraordinário desenvolvimento cerebral, marcado por intensa plasticidade neural (COSENZA; GUERRA, 2011; ALMEIDA, 2012; POHLMANN; MORAES, 2017). A plasticidade cerebral, definida como a capacidade do cérebro de se modificar e reorganizar em resposta a estímulos e experiências (ALMEIDA, 2012 apud AVELINO, 2019, p. 35), é a base neurobiológica da aprendizagem. Relvas (2012, p. 15 apud NASCIMENTO, 2021) afirma que "[é] possível aprender, desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos graças à capacidade que o cérebro possui de modificar-se". Nesse sentido, a aprendizagem é um processo ativo que modifica fisicamente o cérebro (RELVAS, 2012; MORA, 2004).
Como destacam Sousa e Silva (2022, p. 7), "[a] aprendizagem, portanto, é o processo em virtu
Mostrar todosde do qual se associam coisas ou eventos no mundo, graças à qual adquirimos novos conhecimentos" (MORA, 2004, p. 94). Nos primeiros anos de vida, o cérebro infantil está em plena formação de redes neurais; "trilhões de neurônios estão esperando para serem conectados" (SANTOS et al., 2024, p. 9).
Processos como a mielinização, que facilita a transmissão dos impulsos nervosos, ocorrem intensamente nessa fase, especialmente em áreas como o lobo frontal, crucial para funções executivas e raciocínio superior (POHLMANN; MORAES, 2017 apud MELO, 2023, p. 129). A interação da criança com o meio – família, escola, comunidade – é fundamental para estimular essas conexões e promover o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional (FONSECA, 2014; PIAGET, 1937 apud SANTOS et al., 2024, p. 10; SOUSA; SILVA, 2022, p. 6). Ocultar
A Educação Infantil, compreendida como a primeira etapa da Educação Básica no Brasil (BRASIL, 1996), representa um período crítico para o desenvolvimento integral da criança (BRASIL, 1996 apud NASCIMENTO, 2021, Art. 29). É nesta fase que se estabelecem as bases para a aprendizagem futura, o desenvolvimento socioemocional e a formação da identidade (PIAGET, 1973; VYGOTSKY, 1988).
A Neuropsicopedagogia assume uma relevância particular nesse contexto, pois oferece ferramentas para compreender e intervir precocemente em possíveis dificuldades ou transtornos que possam comprometer essa trajetória (AVELINO, 2019; NASCIMENTO, 2021; SANTOS et al., 2024). Como argumenta Nascimento (2021), a educação infantil é "a base de todo desenvolvimento", sendo uma etapa que "deve ter atenção de pedagogos, ps
Mostrar todosicopedagogos e neuropsicopedagogos e de toda a rede". Ocultar
ALMEIDA, G. P. Plasticidade cerebral e aprendizagem. In: RELVAS, M. P. (org.). Que cérebro é esse que chegou à escola?: as bases neurocientíficas da aprendizagem. Rio de Janeiro: WAK, 2012.
ANTUNES, C. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
ANTUNES, C. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.
APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-IV-TR. 4. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2002.
AURORA MARIA DA CONCEIÇÃO NETA; ALVES, C. de M.; FERNANDES, H. M. C.; OLIVEIRA, J. R. do A.; SILVA, J. S. da; SILVA, K. R. A. de M.; ALMEIDA, T. M. A Neuropsicopedagogia Institucional na Estimulação Socioemocional de Crianças com TDAH: Uma Revisão Narrativa. In: LÚCIO, A
Mostrar todos. S.; SANTOS, P. F. dos; CASTELHANO, M. V. C.; FORMIGA, M. M. M.; RAMALHO NETO, A. E.; SILVA, O. S. da (Orgs.). Neuropsicopedagogia em foco: perspectivas metodológicas-vivenciais na atualidade. São Bento, PB: Editora Acadêmica Universa; Sucesso EAD, 2024. cap. 3, p. 51-62.
AVELINO, W. F. A Neuropsicopedagogia no cotidiano escolar da Educação Básica. Revista Educação em Foco, n. 11, p. 33-44, 2019. Disponível em: https://www.google.com/search?q=https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/06/003_A-NEUROPSICOPEDAGOGIA-NO-COTIDIANO-ESCOLAR-DA-EDUCA%C3%87%C3%83O-B%C3%81SICA.pdf. Acesso em: 1 maio 2025.
BARBOSA, L. M. S. A Psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.
BARKLEY, R. A. Transtorno de déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Porto Alegre: Artmed, 2002.
BEAR, M. F.; CONNORS, B. W.; PARADISO, M. A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BEAUCLAIR, J. Neuropsicopedagogia: inserções no presente, utopias e desejos futuros. Rio de Janeiro: Essence All, 2014.
BORGES, Ângela Maria Rodrigues. Como a neuropsicopedagogia aperfeiçoa a aprendizagem na educação especial em Marabá. In: CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2016, Marabá. Anais [...]. Marabá: [s.n.], 2016.
BOSSA, N. A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: https://www.google.com/search?q=http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 1 maio 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Entre 5% e 8% da população mundial apresenta Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 03 nov. 2022. Disponível em: https://www.google.com/search?q=https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/entre-5-e-8-da-populacao-mundial-apresenta-transtorno-de-deficit-de-atencao-com-hiperatividade-comorbidades. Acesso em: 1 maio 2025.
CAIXETA, E. K.; CAIXETA, C. A. S. Inclusão das crianças com TDAH no ambiente escolar: educação infantil e anos iniciais. In: CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO BÁSICA, 2022, Patos de Minas. Anais [...]. Patos de Minas: [s.n.], 2022. ISSN: 2527-1938.
CARVALHO, G. A. O Atendimento Neuropsicopedagogico Clínico No TDAH. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 03, Ed. 11, Vol. 01, pp. 135-146, nov. 2018.
CARVALHO, L. N. de; BENATTI, R. Contribuição da neuropsicopedagogia para indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 05, Vol. 12, pp. 63-68, maio 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/atencao-e-hiperatividade. Acesso em: 1 maio 2025.
COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociências e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FERNANDES, F. L.; SILVA, A. L. Da; SANTOS, A. V. Dos; SILVA LEANDRO, G. A. Da; SANTOS, V. V. Dos; SILVA RIBEIRO, M. I. Da; MELO, F. V. D. De. O Papel da Neuropsicopedagogia no Gerenciamento do TDAH no Ambiente Escolar da Educação Infantil. In: LÚCIO, A. S.; SANTOS, P. F. dos; CASTELHANO, M. V. C.; FORMIGA, M. M. M.; RAMALHO NETO, A. E.; SILVA, O. S. da (Orgs.). Neuropsicopedagogia em foco: perspectivas metodológicas-vivenciais na atualidade. São Bento, PB: Editora Acadêmica Universa; Sucesso EAD, 2024. cap. 2, p. 23-50.
FONSECA, V. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, Portugal, v. 31, n. 96, p. 236-253, 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GÓMEZ, A. M. S; TERÁN, N. E. D. Dificuldades de Aprendizagem Detecção e Estratégias de Ajuda. São Paulo: Editora Grupo Cultural, 2014.
GONÇALVES, J. L.; SANTOS, C. de A.; TIMBÓ, D. B. S.; SOUSA, I. C. A Neurociência e sua contribuição para a aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-CONEDU, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2019/ebook2/PROPOSTA_EV127_MD4_ID11892_23082019000610.pdf. Acesso em: 1 maio 2025.
HERCULANO-HOUZEL, S. O cérebro nosso de cada dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KRAEMER, M. L. Quando brincar é aprender. Edições Loyola, 2007.
LIRA, M. M.; DUARTE, K. M. Recreio Dirigido: Um Olhar Neuropsicopedagógico Através do Brincar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2019.
MELO, G. M. S. Contribuições da neuropsicopedagogia para o acompanhamento pedagógico do aluno com deficiência mental. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 18, p. 120-140, 2023 [?]. DOI: https://www.google.com/search?q=http://dx.doi.org/10.5965/198431781820232120. [Nota: Ano de publicação da revista pode variar, mas o DOI remete a 2023]
MENDES, A. S.; MONTEIRO, C. F. de S. Neuropsicopedagogia clínica: como o brincar pode auxiliar na investigação e intervenção? Veras, v. 9, n. 1, p. 24, 2019.
MORA, F. Como funciona o cérebro. Porto Alegre: Artmed, 2004.
NASCIMENTO, G. O. Os benefícios da Neuropsicopedagogia na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica) – Faculdade Venda Nova do Imigrante, Três Cachoeiras/RS, 2021.
OLIVEIRA, G. D. C. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque Psicopedagógico. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
OLIVEIRA, M. A. C. Intervenção Psicopedagógica na Escola. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
OLIVEIRA, R. B. TDAH na escola: estratégias de inclusão para crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016.
OLIVEIRA, S.; SANTOS, A. A. Contribuições da Neuropsicopedagogia no processo de envelhecimento: prevenção do declínio cognitivo e melhoria de qualidade de vida. Itinerarius Reflectionis, v. 16, n. 2, p. 1-11, 2020.
ONU. Declaração Mundial de Educação para todos e Plano de Ação para satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Conferência Mundial sobre Educação para Necessidades Especiais, Salamanca, Espanha. Genebra: UNESCO, 1994.
PAÍN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Trad. Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
PERUZZOLO, S. R.; COSTA, G. M. T. Estimulação precoce: contribuição na aprendizagem e no desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual (DI). Revista de Educação do IDEAU, v. 10, n. 21, 2015. Disponível em: https://www.google.com/search?q=https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/246_1.pdf. Acesso em: 1 maio 2025.
PIAGET, J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1937.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
POHLMANN, C. C.; MORAES, M. J. A. T. Neurociências e Educação: contribuições para o trabalho pedagógico. Revista Trilhas Pedagógicas, v. 7, n. 7, p. 119-133, 2017.
RELVAS, M. P. Neurociência e Transtornos de Aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 5. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
RODRIGUES, M. K. da S. O Papel Do Neuropsicopedagogo Na Dificuldade De Aprendizagem Do Aluno Com Tdah. Absolute Review, v. 15, n. 01, maio 2023. Disponível em: https://inovaes.com/absoulute-review-V15-maio-2023-artigo-17.pdf. Acesso em: 1 maio 2025.
ROHDE, L. A.; BENCZIK, E. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: O que é? Como ajudar? Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
ROTTA, N. T.; OHLWEILLER, L.; RIESGO, R. S. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SAHB, W. F. Educação Especial: olhar histórico, perspectivas e aporte legal. Revista Eletrônica de Direito Educacional, Nov. 2004.
SANTOS, A. da S.; DUDA, A. de O.; BATISTA, E.; COSTA, J. P. da C.; DANTAS, L. T.; SILVA, L. R. da. Inclusão Escolar: A Neuropedagogia no Âmbito Educacional da Educação Infantil. In: LÚCIO, A. S.; SANTOS, P. F. dos; CASTELHANO, M. V. C.; FORMIGA, M. M. M.; RAMALHO NETO, A. E.; SILVA, O. S. da (Orgs.). Neuropsicopedagogia em foco: perspectivas metodológicas-vivenciais na atualidade. São Bento, PB: Editora Acadêmica Universa; Sucesso EAD, 2024. cap. 1, p. 9-22.
SANTOS, J. I. dos; SOARES, A. C.; GOMES, L. P. A Neuropsicopedagogia na Relação dos Distúrbios da Aprendizagem Infantil. Artigo Científico – Centro Universitário Unifacear, 2021.
SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma Sociedade Para Todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SCHULTZ, S.; MULLER, C.; DOMINGUES, A. A ludicidade a as suas contribuições na escola. Jornada e Educação, Centro Universitário Franciscano, 2006.
SBNPp - SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA. Código de Ética Técnico Profissional da Neuropsicopedagogia. Joinville: SBNPp, 2016 [?]. [Nota: O ano exato pode variar dependendo da versão consultada pelas fontes.]
SILVA, A. L. da. Prática Docente no contexto de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. Disponível em: https://www.google.com/search?q=https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/21411/1/TCC%2520-%2520ALICE%2520LIMA%2520DA%2520SILVA.pdf. Acesso em: 1 maio 2025.
SILVA, M. R. da. Neuropsicopedagogia no contexto escolar. ISCI - Revista Científica, 2022. Disponível em: https://www.isciweb.com.br/revista/2032-neuropsicopedagogia-no-contexto-escolar. Acesso em: 1 maio 2025.
SILVEIRA, R. da. O que faz um Neuropsicopedagogo? Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 5, p. 1-19, 2019.
SOUSA, L. L. C. e; SILVA, L. M. M. da. As Intervenções da Neuropsicopedagogia para o Desenvolvimento de Ensino-Aprendizagem. In: SEMANA DA LICENCIATURA, 18.; SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 9., 2022, Jataí. Anais [...]. Jataí: IFG, 2022.
STROH, J. B. TDAH diagnóstico psicopedagógico e suas intervenções através da Psicopedagogia e da Arteterapia. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 83-105, 2010. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v18n17/v18n17a07.pdf. Acesso em: 1 maio 2025.
TABAQUIM, M. L. M. Avaliação Neuropsicológica nos Distúrbios de Aprendizagem. In: CIASCA, Sylvia Maria (Org.). Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988. Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!