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A Neuropsicopedagogia na Educação Infantil: Fundamentos, Práticas e Contribuições para o Desenvolvimento e Aprendizagem, TCC, Psicologia

Id tarefa
60597
Disciplina
Tipo
Criado
1 de maio 2025
Concluído
3 de maio 2025
Preço
R$ 200,00
Tenho problema com Psicologia. Encomendo urgente até psicologia. Tem só 2 dias Título do pedido «A Neuropsicopedagogia na Educação Infantil: Fundamentos, Práticas e Contribuições para o Desenvolvimento e Aprendizagem».
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Diego Júnior
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Diego Júnior
Escritor
Páginas: 20
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A Neuropsicopedagogia emerge como um campo de conhecimento fundamental na contemporaneidade, posicionando-se na interface entre a neurociência, a psicologia cognitiva e a pedagogia (SBNPp, 2016; AVELINO, 2019). Definida pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) como "[...] uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociências aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva" (SBNP, 2016, p. 2014 apud SOUSA; SILVA, 2022, p. 5), seu objeto formal de estudo reside na intrincada "relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional" (SBNP, 2016, p. 2014 apud SOUSA; SILVA, 2022, p. 5).
Avelino (2019, p. 33) reitera essa concepção, afirmando que "com a Mostrar todos
A Educação Infantil coincide com um período de extraordinário desenvolvimento cerebral, marcado por intensa plasticidade neural (COSENZA; GUERRA, 2011; ALMEIDA, 2012; POHLMANN; MORAES, 2017). A plasticidade cerebral, definida como a capacidade do cérebro de se modificar e reorganizar em resposta a estímulos e experiências (ALMEIDA, 2012 apud AVELINO, 2019, p. 35), é a base neurobiológica da aprendizagem. Relvas (2012, p. 15 apud NASCIMENTO, 2021) afirma que "[é] possível aprender, desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos graças à capacidade que o cérebro possui de modificar-se". Nesse sentido, a aprendizagem é um processo ativo que modifica fisicamente o cérebro (RELVAS, 2012; MORA, 2004).
Como destacam Sousa e Silva (2022, p. 7), "[a] aprendizagem, portanto, é o processo em virtu Mostrar todos
A Educação Infantil, compreendida como a primeira etapa da Educação Básica no Brasil (BRASIL, 1996), representa um período crítico para o desenvolvimento integral da criança (BRASIL, 1996 apud NASCIMENTO, 2021, Art. 29). É nesta fase que se estabelecem as bases para a aprendizagem futura, o desenvolvimento socioemocional e a formação da identidade (PIAGET, 1973; VYGOTSKY, 1988).
A Neuropsicopedagogia assume uma relevância particular nesse contexto, pois oferece ferramentas para compreender e intervir precocemente em possíveis dificuldades ou transtornos que possam comprometer essa trajetória (AVELINO, 2019; NASCIMENTO, 2021; SANTOS et al., 2024). Como argumenta Nascimento (2021), a educação infantil é "a base de todo desenvolvimento", sendo uma etapa que "deve ter atenção de pedagogos, ps Mostrar todos
ALMEIDA, G. P. Plasticidade cerebral e aprendizagem. In: RELVAS, M. P. (org.). Que cérebro é esse que chegou à escola?: as bases neurocientíficas da aprendizagem. Rio de Janeiro: WAK, 2012.
ANTUNES, C. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
ANTUNES, C. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.
APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-IV-TR. 4. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2002.
AURORA MARIA DA CONCEIÇÃO NETA; ALVES, C. de M.; FERNANDES, H. M. C.; OLIVEIRA, J. R. do A.; SILVA, J. S. da; SILVA, K. R. A. de M.; ALMEIDA, T. M. A Neuropsicopedagogia Institucional na Estimulação Socioemocional de Crianças com TDAH: Uma Revisão Narrativa. In: LÚCIO, A Mostrar todos
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