Não consigo fazer. Preciso urgente até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «Práticas Pedagógicas para o Acolhimento Efetivo de Alunos Autistas na Educação Infantil Brasileira: Um Guia Detalhado».
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento. Sua definição se baseia na presença de um desenvolvimento atípico que se manifesta por meio de características comportamentais específicas. As áreas centrais afetadas são a comunicação social e a interação social, que apresentam déficits persistentes, e a presença de padrões de comportamentos, interesses ou atividades restritos e repetitivos.8 O diagnóstico é clínico e baseia-se nos critérios estabelecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR).
A educação infantil brasileira tem testemunhado uma presença crescente de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este cenário, impulsionado por uma maior conscientização social e por marcos legais que garantem o direito à educação inclusiva 1, coloca as instituições de educação infantil em uma posição central. Frequentemente, a creche ou a pré-escola representam o primeiro ambiente formal onde a criança e sua família se deparam com os desafios e as potencialidades inerentes ao diagnóstico e ao processo de inclusão.3 Neste contexto, o conceito de "acolhimento" transcende a simples recepção física da criança na escola. Ele se configura como um processo pedagógico e atitudinal complexo e indispensável, voltado à criação de um ambiente que seja simultaneamente seguro
Mostrar todos, previsível, responsivo e estimulante. Tal ambiente é crucial não apenas para o bem-estar, mas fundamentalmente para o desenvolvimento integral das crianças com TEA.4
Este relatório visa oferecer um guia detalhado e fundamentado em evidências científicas e documentos oficiais brasileiros para profissionais que atuam na educação infantil. O objetivo é fornecer subsídios teóricos e práticos para a implementação de práticas pedagógicas que promovam o acolhimento efetivo de alunos autistas. Ao longo deste documento, serão exploradas as seguintes seções: uma definição aprofundada do TEA e suas implicações na primeira infância; o conceito de acolhimento no panorama educacional brasileiro, com ênfase em sua importância legal e pedagógica para alunos com TEA; os princípios pedagógicos gerais que sustentam a educação inclusiva; estratégias pedagógicas específicas e adaptações recomendadas; a importância da colaboração entre os diversos atores da rede de apoio (educadores, famílias, terapeutas); os desafios frequentemente encontrados e possíveis soluções; os benefícios de um acolhimento eficaz; e, por fim, exemplos de experiências bem-sucedidas.Ocultar
A relevância deste tema é inquestionável, pois se alinha diretamente à garantia do direito constitucional à educação de qualidade para todas as crianças, sem exceção. A legislação brasileira, notadamente a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) 1, e as diretrizes nacionais para a educação especial 2, reforçam a necessidade de as escolas se adaptarem para atender à diversidade de seus alunos, promovendo não apenas o acesso, mas a participação ativa e a aprendizagem significativa de crianças com TEA desde os primeiros anos de vida.
1. L13146 - Planalto, acessado em maio 1, 2025, https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
2. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na ..., acessado em maio 1, 2025, http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf
3. Autismo e inclusão na educação infantil: Crenças e ... - SciELO Brasil, acessado em maio 1, 2025, https://www.scielo.br/j/epsic/a/PP69msMBkjDSYw4svd3v3bM/
4. PRÁTICAS COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Bases ... - MEC, acessado em maio 1, 2025, http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf
5. Importância da inclusão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) são discutidas em live - SRE Sete Lagoas - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, acessado em maio 1, 2025, https://s
Mostrar todosresetelagoas.educacao.mg.gov.br/90-noticias/noticias-dire/divep/577-importancia-da-inclusao-e-conscientizacao-sobre-o-transtorno-do-espectro-autista-tea-sao-discutidas-em-live
6. Autismo e Educação: Desafios da inclusão e acolhimento das diferenças, acessado em maio 1, 2025, https://direcionalescolas.com.br/autismo-e-educacao-desafios-da-inclusao-e-acolhimento-das-diferencas/
7. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação ... - MEC, acessado em maio 1, 2025, http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf
8. Definição - Transtorno do Espectro Autista (TEA) na criança, acessado em maio 1, 2025, https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/transtorno-do-espectro-autista/definicao-tea/
9. www.sbp.com.br, acessado em maio 1, 2025, https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/24645c-MO_Transtorno_Espectro_Autismo_em_Pediatria.pdf
10. Identificando sinais de TEA na fase pré-escolar - Dra. Eugênia Fialho, acessado em maio 1, 2025, https://eugeniafialho.com/identificando-sinais-de-tea-na-fase-pre-escolar/
11. Autismo e seu impacto no desenvolvimento social de crianças pequenas, acessado em maio 1, 2025, https://www.enciclopedia-crianca.com/autismo/segundo-especialistas/autismo-e-seu-impacto-no-desenvolvimento-social-de-criancas-pequenas
12. Autismo e inclusão escolar: os desafios da inclusão do aluno autista, acessado em maio 1, 2025, https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/34/autismo-e-inclusao-escolar-os-desafios-da-inclusao-do-aluno-autista
13. www.udesc.br, acessado em maio 1, 2025, https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/1796/Documento_UDESC_00052371_2022__1__16818480980009_1796.pdf
14. Qualidade e Equidade na Educação Infantil - Portal Gov.br, acessado em maio 1, 2025, https://www.gov.br/mec/pt-br/media/qualidade-equidade-educacao-infantil.pdf
15. REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - MEC, acessado em maio 1, 2025, http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf
16. acolhimento na educação infantil - Educação Marília/SP, acessado em maio 1, 2025, https://educacao.marilia.sp.gov.br/arquivos/acolhimento_na_educacao_infantil_(3)_13043531.pdf
17. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Conselho Nacional do Ministério Público, acessado em maio 1, 2025, https://www.cnmp.mp.br/portal/images/lei_brasileira_inclusao__pessoa__deficiencia.pdf
18. Política Nacional de Educação Especial - Portal Gov.br, acessado em maio 1, 2025, https://www.gov.br/mec/pt-br/descontinuado/pnee.pdf
19. Texto Referência - Transtorno do Espectro Autista - MEC, acessado em maio 1, 2025, http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2024/259881-texto-referencia-transtorno-do-espectro-autista/file
20. Importância do acolhimento de pais que tiveram diagnóstico do transtorno do espectro do autismo de um filho - SciELO, acessado em maio 1, 2025, https://www.scielo.br/j/cadsc/a/n6ZpCNpT9cSjLWVxVvVrYMr/
21. Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do ... - SciELO Brasil, acessado em maio 1, 2025, https://www.scielo.br/j/rbee/a/STKcXJNwvxqhGk5QKh8WpLP/
22. SciELO Brazil - DESAFIOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ..., acessado em maio 1, 2025, https://www.scielo.br/j/edur/a/6vvZKMSMczy9w5fDqfN65hd/
23. O que é o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e por ..., acessado em maio 1, 2025, https://oei.int/pt/escritorios/secretaria-geral/noticia/o-que-e-o-desenho-universal-para-a-aprendizagem-dua-e-por-que-e-importante-hoje/
24. O desenho universal para a aprendizagem na educação infantil: uma análise da experiência no Projeto Aponte - Repositório Institucional da UFPB, acessado em maio 1, 2025, https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29159
25. Práticas educativas pautadas no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - Unesp, acessado em maio 1, 2025, https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17087
26. Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil | Portal de Livros Abertos da USP, acessado em maio 1, 2025, https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/646
27. 1 O Desenho Universal da Aprendizagem - DUA: uma ferramenta de inclusão na Educação Infantil 1 Introdução No Brasil foram, acessado em maio 1, 2025, https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/download/9008/7348/35785
28. SciELO Brazil - A perspectiva de professores quanto ao trabalho ..., acessado em maio 1, 2025, https://www.scielo.br/j/acr/a/S9vVj4QZJHQrnsZy3Tx55Tj/
29. www.scielo.br, acessado em maio 1, 2025, https://www.scielo.br/j/rbee/a/JLC4NYxGqMKLLLhxq4XJxNS/?format=pdf&lang=pt
30. Inclusão na Educação Infantil: dos direitos às práticas, acessado em maio 1, 2025, https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/30/inclusao-na-educacao-infantil-dos-direitos-as-praticas
31. MODELO DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - SciELO Preprints, acessado em maio 1, 2025, https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/10827/19725/20371
32. Educação especial no Brasil: um recorte histórico-bibliográfico - SciELO Preprints, acessado em maio 1, 2025, https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/5582/10770/11329
33. Educação inclusiva: aspectos históricos, políticos e ideológicos da sua constituição no cenário internacional - SciELO, acessado em maio 1, 2025, https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-47032018000200598
34. Saberes e Práticas da Inclusão - MEC, acessado em maio 1, 2025, http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/educacao%20infantil%203.pdf
35. Publicações da DSEEAS - Direção-Geral da Educação, acessado em maio 1, 2025, https://www.dge.mec.pt/publicacoes-da-dseeas
36. editorarealize.com.br, acessado em maio 1, 2025, https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID3818_14082019221705.pdf
37. ANEXO 3, acessado em maio 1, 2025, http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2018/anexo3_proposta_implantacao_programa_teacch_v2.pdf
38. A adaptação de crianças com autismo na pré-escola: estratégias fundamentadas na Análise do Comportamento Aplicada - SciELO, acessado em maio 1, 2025, https://www.scielo.br/j/rbeped/a/RFv9XMsqs6YgVxB9RHGBjtz/
39. estratégias educacionais da análise do comportamento aplicada para alunos com transtorno do espectro do autismo, acessado em maio 1, 2025, https://periodicorease.pro.br/rease/article/download/13918/6911/28752
40. www.ufpe.br, acessado em maio 1, 2025, https://www.ufpe.br/documents/39399/2404730/OLIVEIRA%3B+LIMA+-+2016.1.pdf/c3ede42c-9e93-4246-97c3-c7faef3f9cb4
41. RECURSOS VISUAIS Famílias conhecem métodos para trabalhar rotina de crianças e adolescentes autistas | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima, acessado em maio 1, 2025, https://al.rr.leg.br/2021/11/13/recursos-visuais-familias-conhecem-metodos-para-trabalhar-rotina-de-criancas-e-adolescentes-autistas/
42. Capítulo 8 - Tecnologias de apoio à comunicação - Acessibilidade.gov, acessado em maio 1, 2025, https://www.acessibilidade.gov.pt/livros/tapd/html/8_tecnologias_apoio_comunicacao.html
43. Comunicação receptiva - Pandorga Formação em Autismo, acessado em maio 1, 2025, https://www.pandorgaformacaoautismo.org/comunicacao-receptiva
44. Comunicação alternativa e aumentativa no transtorno do espectro ..., acessado em maio 1, 2025, https://www.scielo.br/j/codas/a/QxhXpZ3jckz6K3dyCdbVhXq
45. Comunicação Alternativa para Alunos com Autismo na Escola: uma Revisão da Literatura - Educ@, acessado em maio 1, 2025, http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100405
46. Sistema de Comunicação por Troca de Imagens (PECS®) - Pyramid ..., acessado em maio 1, 2025, https://pecs-portugal.com/sistema-de-comunicacao-por-troca-de-imagens-pecs/
47. PECS para estimular a comunicação de crianças autistas na escola - Jade Autism, acessado em maio 1, 2025, https://www.jadend.tech/a-utilizacao-do-pecs-para-estimular-a-comunicacao-de-criancas-autistas-na-escola
48. Treinamento de comunicação funcional reduz comportamentos interferentes em crianças com TEA, confirma estudo recente - CEDIN, acessado em maio 1, 2025, https://www.terapiacedin.com.br/treinamento-comunicacao-funcional.html
49. 5 estratégias eficazes para estimular a fala em crianças com TEA - Clínica Formare, acessado em maio 1, 2025, https://www.clinicaformare.com.br/estimular-a-fala-em-criancas-com-tea/
50. revistaperspectivas.org, acessado em maio 1, 2025, https://revistaperspectivas.org/perspectivas/article/download/1013/495/2549
51. COMO ENSINAR COMPETÊNCIAS SOCIAIS E EMOCIONAIS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO? - YouTube, acessado em maio 1, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=h087XQencME
52. História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura - Educ@, acessado em maio 1, 2025, http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100402
53. Autismo: conheça a história de superação de Sara - Fundação Abrinq, acessado em maio 1, 2025, https://www.fadc.org.br/noticias/autismo-conheca-a-historia-de-sara
54. APRIMORANDO A PARTICIPAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA APOIAR ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - SciELO Preprints, acessado em maio 1, 2025, https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/8972/16783/17382
55. 5 Estratégias de Ensino para Incluir Pessoas Autistas - Adapte Educação, acessado em maio 1, 2025, https://www.adapte.com.vc/blog/5_estrategias_de_ensino
56. Grupos Terapêuticos - Teamm/Unifesp, acessado em maio 1, 2025, https://teammunifesp.com/grupos-terapeuticos/
57. Grupo de Habilidades Sociais - Grupo Conduzir, acessado em maio 1, 2025, https://grupoconduzir.com.br/grupo-habilidades-sociais/
58. www.cnj.jus.br, acessado em maio 1, 2025, https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2023/04/manual-de-atendimento-a-pessoas-com-transtorno-do-espectro-autista-final-23-05-22.pdf
59. orientações para o uso adaptações curriculares na sala de aula: inclusão de estudantes com autismo - IFBA, acessado em maio 1, 2025, https://portal.ifba.edu.br/ilheus/ensino/copy2_of_CARTILHAAUTISMO.pdf
60. www.gov.br, acessado em maio 1, 2025, https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/setembro/cartilha-da-dicas-de-brincadeiras-para-familias-de-criancas-com-transtorno-do-espectro-autista/OrientaesdebrincadeirasparafamliascomcrianascomtranstornodoESPECTROautista.pdf
61. Autismo e a busca sensorial com objetos na boca [Mayra responde] - YouTube, acessado em maio 1, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=7ZySdwbMCHY&pp=0gcJCdgAo7VqN5tD
62. Dieta sensorial é recomendada para autistas? - YouTube, acessado em maio 1, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=MTexI0dKkYY
63. Dieta Sensorial - Habilistar, acessado em maio 1, 2025, https://habilistar.com.br/blog/dieta-sensorial/
64. Inclusão de Alunos com TEA: Melhores Estratégias Práticas! - YouTube, acessado em maio 1, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=3VIeqXSdjRw&pp=0gcJCdgAo7VqN5tD
65. Compreendendo e atuando nas crises de autistas na escola - Academia do Autismo, acessado em maio 1, 2025, https://br.academiadoautismo.com/compreendendo-e-atuando-nas-crises-de-autistas-na-escola/
66. repositorio.ufpb.br, acessado em maio 1, 2025, https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15474/1/THAA01122017.pdf
67. ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ENFOQUE NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL - Repositório Institucional da UFPB, acessado em maio 1, 2025, https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1814/1/APO21062016
68. ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS E ROTINA PARA TEA | Revista Diálogos Interdisciplinares, acessado em maio 1, 2025, https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/22469
69. Confecção de cartilha educativa para adaptações de atividades de uma criança com transtorno do espectro autista e surdez, acessado em maio 1, 2025, https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/7/confeccao-de-cartilha-educativa-para-adaptacoes-de-atividades-de-uma-crianca-com-transtorno-do-espectro-autista-e-surdez
70. Jogos para autistas com coisas que você tem em casa - YouTube, acessado em maio 1, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=28jICEZbp_Y
71. Brincar é para todos: 8 atividades inclusivas para as crianças, acessado em maio 1, 2025, https://lunetas.com.br/atividades-inclusivas-para-criancas/
72. Não sabe brincar com uma criança autista? Eu te ajudo! - YouTube, acessado em maio 1, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=M226IdxxnAo
73. OS BENEFÍCIOS DO BRINCAR FUNCIONAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) LIMA, - Fap, acessado em maio 1, 2025, https://www.fap.com.br/banco-tc/psicologia/2024/PSI2024008.pdf
74. a parceria entre escola e família de crianças ... - periodicos.ufes.br, acessado em maio 1, 2025, https://periodicos.ufes.br/educacao/article/download/14308/10062/38551
75. Parceria família e instituição de educação para inclusão de crianças autistas Family partnership and educational institut - Secretaria Municipal de Educação Anápolis-GO, acessado em maio 1, 2025, https://portaleducacao.anapolis.go.gov.br/revistaanapolis/wp-content/uploads/2023/vol11/2.pdf
76. Equipe multidisciplinar é essencial para diagnóstico e ..., acessado em maio 1, 2025, https://autismoerealidade.org.br/2024/02/27/equipe-multidisciplinar-e-essencial-para-diagnostico-e-acompanhamento-da-crianca-com-tea/
77. O PAPEL DO PROFESSOR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E DAS POSSIBILIDADES - periodicos.ufes.br, acessado em maio 1, 2025, https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/42907
78. TEA na educação infantil: inclusão e afetividade na prática docente, acessado em maio 1, 2025, https://diversa.org.br/artigos/tea-educacao-infantil/
79. Seminário sobre autismo mostra que inclusão acontece quando escola, terapia e família se unem, acessado em maio 1, 2025, https://www.ms.gov.br/noticias/seminario-sobre-autismo-mostra-que-inclusao-acontece-quando-escola-terapia-e-familia-se-unem
80. COMO A TERAPIA OCUPACIONAL PODE TRANSFORMAR A VIDA DE PESSOAS COM TEA - Crefito 7, acessado em maio 1, 2025, https://crefito7.gov.br/como-a-terapia-ocupacional-pode-transformar-a-vida-de-pessoas-com-tea/
81. Ações do MEC buscam a inclusão dos estudantes autistas - Portal Gov.br, acessado em maio 1, 2025, https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/abril/acoes-do-mec-buscam-a-inclusao-dos-estudantes-autistas
82. Acolhimento e humanização da aprendizagem auxiliam a inserção de autistas na rede estadual de ensino regular - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, acessado em maio 1, 2025, https://www.educacao.mg.gov.br/acolhimento-e-humanizacao-da-aprendizagem-auxiliam-a-insercao-de-autistas-na-rede-estadual-de-ensino-regular/
83. Dificuldades encontradas pelos professores no ensino de autistas ..., acessado em maio 1, 2025, https://tismoo.com.br/destaques/dificuldades-encontradas-pelos-professores-no-ensino-de-autistas/
84. ESCUTA E AFETOS: AS IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE E SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIANTE OS DESAFIOS DA DENEGAÇÃO PARENTAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) - ISSN 1678-0817 Qualis B2, acessado em maio 1, 2025, https://revistaft.com.br/escuta-e-afetos-as-implicacoes-da-formacao-docente-e-sua-praxis-pedagogica-em-sala-de-aula-da-educacao-basica-diante-os-desafios-da-denegacao-parental-de-criancas-com-transtorno-do-espectro-aut/
85. www.revista.ueg.br, acessado em maio 1, 2025, https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/6087/4495
86. MEC atua para inclusão dos estudantes autistas em todo o País - Agência Gov - EBC, acessado em maio 1, 2025, https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202404/mec-atua-para-inclusao-dos-estudantes-autistas-em-todo-o-pais
87. Estudo revela barreiras na escola para crianças com autismo - Portal Unicamp, acessado em maio 1, 2025, https://unicamp.br/unicamp/ju/621/estudo-revela-barreiras-na-escola-para-criancas-com-autismo
88. Barreiras: Centro de Estudo de Formação e Atendimento Educacional Especializado realiza Roda de Conversa com pais e responsáveis de alunos autistas da Rede Municipal de Ensino, acessado em maio 1, 2025, https://barreiras.ba.gov.br/barreiras-centro-de-estudo-de-formacao-e-atendimento-educacional-especializado-realiza-roda-de-conversa-com-pais-e-responsaveis-de-alunos-autistas-da-rede-municipal-de-ensino/
89. Secretaria de Saúde realiza acolhimento especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira (6) - Prefeitura de Barreiras - BA, acessado em maio 1, 2025, https://barreiras.ba.gov.br/secretaria-de-saude-realiza-acolhimento-especial-em-alusao-ao-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo-nesta-quarta-feira-6/
90. Práticas pedagógicas inclusivas com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil - UFPE, acessado em maio 1, 2025, https://www.ufpe.br/documents/39399/2405255/SILVA%3B%2BSILVA%3B%2BASFORA%2B-%2B2015.2.pdf/491d6719-5141-442b-8856-59aaabdae37c
91. Práticas Pedagógicas para a Inclusão de Crianças com Autismo na Educa-ção Regular | Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, acessado em maio 1, 2025, https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/335
92. bjihs.emnuvens.com.br, acessado em maio 1, 2025, https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/download/1194/1365/3205
93. A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: REVISÃO SISTEMÁTICA - SciELO Preprints, acessado em maio 1, 2025, https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/10997/19953/20609
94. INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL - SciELO Preprints, acessado em maio 1, 2025, https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/4471/8558
95. AUTISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS ..., acessado em maio 1, 2025, https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/17934
96. A importância da afetividade no desenvolvimento da criança com TEA na Educação Infantil, acessado em maio 1, 2025, https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/8/a-importancia-da-afetividade-no-desenvolvimento-da-crianca-com-tea-na-educacao-infantil
97. Conhecimento transforma o olhar sobre o TEA e promove práticas mais humanas no Judiciário - TJMT, acessado em maio 1, 2025, http://www.tjmt.jus.br/noticias/2025/4/conhecimento-transforma-o-olhar-sobre-o-tea-e-promove-praticas-mais-humanas-no-judiciario
98. Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Autismo | FGV EAESP, acessado em maio 1, 2025, https://eaesp.fgv.br/noticias/cultura-inclusao-organizacoes-contribui-para-acolhimento-profissionais-com-autismo
99. Intervenção Colaborativa nas Aulas de Matemática: O processo de ensino e aprendizagem de um aluno com autismo - SciELO México, acessado em maio 1, 2025, https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-80892023000200247
100. Narrativas de la inclusión de un niño autista: desafíos para la práctica docente - SciELO, acessado em maio 1, 2025, http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1019-94032017000100007
101. Narrativas sobre a inclusão de uma criança autista: desafios à prática docente - SciELO, acessado em maio 1, 2025, http://www.scielo.org.pe/pdf/educ/v26n50/a07v26n50.pdf
102. AUTISMO E INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - Realize Editora, acessado em maio 1, 2025, https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID3350_22092019214048.pdf
103. Para famílias e cuidadores - Melmark, acessado em maio 1, 2025, https://www.melmark.org/pt/what-we-do/for-families-and-caregivers/
104. O Impacto das TIC no Sucesso Educativo de Alunos com Autismo, acessado em maio 1, 2025, https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/6464/1/RaquelPires.pdf
105. Escolha da escola ideal para autistas: como preparar um ano letivo inclusivo, acessado em maio 1, 2025, https://grupoconduzir.com.br/escolha-escola-ideal-para-autistas-ano-letivo-inclusivo/
106. Inclusão escolar de crianças com TEA: investigar as práticas de inclusão escolar para crianças autista | Revista Encontros Científicos UniVS | ISSN: 2595-959X |, acessado em maio 1, 2025, https://rec.univs.edu.br/index.php/rec/article/view/377Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!