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Práticas Pedagógicas para o Acolhimento Efetivo de Alunos Autistas na Educação Infantil Brasileira: Um Guia Detalhado

Id tarefa
60583
Disciplina
Tipo
Criado
1 de maio 2025
Concluído
3 de maio 2025
Preço
R$ 200,00
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Diego Júnior
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Práticas Pedagógicas para o Acolhimento Efetivo de Alunos Autistas na Educação Infantil Brasileira: Um Guia Detalhado

Diego Júnior
Diego Júnior
Escritor
Páginas: 47
R$ 200,00
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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento. Sua definição se baseia na presença de um desenvolvimento atípico que se manifesta por meio de características comportamentais específicas. As áreas centrais afetadas são a comunicação social e a interação social, que apresentam déficits persistentes, e a presença de padrões de comportamentos, interesses ou atividades restritos e repetitivos.8 O diagnóstico é clínico e baseia-se nos critérios estabelecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR).
A educação infantil brasileira tem testemunhado uma presença crescente de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este cenário, impulsionado por uma maior conscientização social e por marcos legais que garantem o direito à educação inclusiva 1, coloca as instituições de educação infantil em uma posição central. Frequentemente, a creche ou a pré-escola representam o primeiro ambiente formal onde a criança e sua família se deparam com os desafios e as potencialidades inerentes ao diagnóstico e ao processo de inclusão.3 Neste contexto, o conceito de "acolhimento" transcende a simples recepção física da criança na escola. Ele se configura como um processo pedagógico e atitudinal complexo e indispensável, voltado à criação de um ambiente que seja simultaneamente seguro Mostrar todos
A relevância deste tema é inquestionável, pois se alinha diretamente à garantia do direito constitucional à educação de qualidade para todas as crianças, sem exceção. A legislação brasileira, notadamente a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) 1, e as diretrizes nacionais para a educação especial 2, reforçam a necessidade de as escolas se adaptarem para atender à diversidade de seus alunos, promovendo não apenas o acesso, mas a participação ativa e a aprendizagem significativa de crianças com TEA desde os primeiros anos de vida.
1. L13146 - Planalto, acessado em maio 1, 2025, https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
2. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na ..., acessado em maio 1, 2025, http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf
3. Autismo e inclusão na educação infantil: Crenças e ... - SciELO Brasil, acessado em maio 1, 2025, https://www.scielo.br/j/epsic/a/PP69msMBkjDSYw4svd3v3bM/
4. PRÁTICAS COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Bases ... - MEC, acessado em maio 1, 2025, http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf
5. Importância da inclusão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) são discutidas em live - SRE Sete Lagoas - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, acessado em maio 1, 2025, https://s Mostrar todos
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