UTILIZAÇÃO DA INTERNET NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

INTRODUÇÃO Para o desenvolvimento desta pesquisa sobre o uso da internet no ensino de língua espanhola foi necessário pesquisa, leitura, reflexão e análise sobre o tema. É de grande valia poder escrever sobre um assunto que está em voga na sociedade atual e ainda necessita de reflexões. A sociedade atual passou por significativas transformações ao longo da história e trouxe, como uma das principais consequências, o avanço das novas tecnologias que ganham cada vez mais espaço no meio social, tornando-se praticamente impossível ignorá-las. Especialmente, na última década, assistimos o surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação. A internet, por exemplo, que antes era considerada artigo de luxo, hoje se tornou uma necessidade. Brito e Purificação (2006, p.

destacam que é importante que “o professor reflita sobre sua ação escolar e efetivamente elabore e operacionalize projetos educacionais com a inserção das novas tecnologias da informação e da comunicação” Sendo assim, é de extrema importância que o professor conheça as novas tecnologias, bem como saiba usá-la em sua prática pedagógica, especialmente os professores de Língua Espanhola, pois o professor de Espanhol contemporâneo lida com um aprendiz que apresenta características as quais o diferenciam do aprendiz de um passado recente, seja no Brasil ou no mundo. A tendência atual de ensino de língua espanhola faz da internet uma ferramenta fundamental para introduzir novas perspectivas na processos educativos e repensar os modelos pedagógicos utilizados pelos docentes no ensino. Nascimento et all (2010) apontam que é interessante observar que grande parte dos alunos hoje já utiliza a Internet em sua vida diária - navega na Web em busca de informação, comunica-se por e-mail, participa de salas de chats, redes sociais, mesmo que essa poderosa ferramenta não tenha sido ainda incorporada à prática pedagógica.

Nesse contexto, o professor que utilizar essas tecnologias certamente tem a contribuir com o processo de aprendizagem dos seus alunos, visto que essa vem a ser uma opção capaz de permitir um maior uso da língua em situações reais e não apenas as simulações realizadas em sala de aula. A utilização da internet pelos professores deve ter um objetivo maior que é o de melhorar as aprendizagens dos alunos. As técnicas precisam ser escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam. Como o processo de aprendizagem abrange o desenvolvimento intelectual, afetivo, o desenvolvimento de competências e atitudes, pode-se deduzir que a tecnologia a ser usada deverá ser variada e adequada a esses objetivos (MASETTO, 2000, p. Sendo assim, é importante ressaltar que a mera introdução da internet e o seu uso na sala de aula, não vão garantir o sucesso do processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola, ou seja, estas por si só não resolverão os problemas enfrentados no ensino de uma segunda língua, mas servirão como instrumento significativo para favorecer a aprendizagem.

É importante não nos esquecermos de que a tecnologia possui um valor relativo: ela somente terá importância se for adequada para facilitar o alcance dos objetivos e se for eficiente para tanto. O e-mail também é uma mídia que oportuniza muitos contatos com pessoas de outros lugares. É o nosso correio online, para onde destinamos muitas coisas que transmitem a informação que queremos passar, como recados, cartas, sugestões de links, currículo etc. A linguagem dentro do e-mail, passeia por entre o formal e o informal, a depender do destinatário. cabe ressaltar porém, que muitos professores retrógrados ainda não enxergam a internet como uma ferramenta de auxílio, mas sim como um obstáculo no processo de ensino e de aprendizagem do aluno. Os métodos que não incluem o uso de tecnologias são resultantes, na maioria das vezes do tradicionalismo e anacronismo dos professores em relação ao uso de máquinas no processo de ensino, já que muitos deles acham que os equipamentos interferem no processo de aprendizagem que deve manter uma relação apenas entre o professor e o aluno.

da S. PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e tecnologias: um re pensar. Curitiba: IBPEX, 2006. Campinas: Papirus, 2000. NASCIMENTO, a. k. de O; et all Novas tecnologias no ensino de língua inglesa: considerações acerca das metodologias de ensino de línguas, 2010. Disponível emhttp://200. br/permalink/402fd8b5-14ce-11df-b95f-00188be4f822. pdf. Acesso em 05/04/2019.

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